Você já se perguntou onde e quando nasceu o conceito de supercarro? Certamente podem haver várias respostas apropriadas, mas entre as mais verdadeiras, inquestionáveis e itálicas, estamos bastante certos de que existe aquela que narra o nascimento de uma raça particular de Touro Emiliano, um tipo de supercarro que hoje o mundo inteiro ainda chama de Countach.

É talvez o carro de pôster por excelência, aquele que provavelmente ainda está pendurado em alguns dos quartos, em seu estúdio ou garagem, é claro. Graças ao Condessaque, tocamos o limite de 300 km/h, com o "Made in Italy" e o "Land of motors" que com este touro adquiriu significado internacional.

É por isso que, ainda que brevemente, poder fazer um test-drive do último 25º Anniversario Countach produzido e no mesmo dia, o LPI 800-4, é um evento mais único que raro, especialmente em 2022, o ano escolhido para celebrar (e saudar?) o Lamborghini V12 como sempre o conhecemos... e o adoramos.

Lamborghini Countach LPI 800-4

Extrema, desde o nascimento

Durante toda a sua carreira, ou seja, de 1971 a 1990, o Countach foi um carro "extremo" e, se o Miura simboliza uma beleza inequívoca, o Countach expressa uma mistura quase perfeita de carisma e opulência, características que, com o tempo, se tornaram cada vez mais descaradas, especialmente esteticamente, especialmente com este 25º Anniversario, o último Countach produzido em 4 de julho de 1990, uma versão criada para celebrar o quarto de século da marca, feito em em 1988.

Lamborghini Countach 25° Anniversario

No início, a mão de Marcello Gandini tornou o estilo Countach único, enquanto o gênio de Stanzani, ávido por vingança depois do Jarama, fez o resto. Dezessete anos após seu lançamento, porém, o mercado e a concorrência exigiram mudanças no Countach e, com o 25º Anniversario, veio a contribuição do "Argentino", ou Horacio Pagani, que atualizou o design e a aerodinâmica deste modelo, pondo fim à dinastia Countach, para sempre.

Ou pelo menos, assim se acreditava, até 2021, quando no 50º aniversário do primeiro Countach, este nome retornou pontualmente aos holofotes com a LPI 800-4, mostrado em Pebble Beach.

LPI 800-4: apenas 112 exemplares

Meio século após a estréia do primeiro Countach, em 2021 a equipe liderada por Mitja Borkert quis homenagear o Countach, deixando-se inspirar pelo passado, não tentando dar à luz um herdeiro do modelo original. O projeto visa a pureza do projeto inicial, mas é inevitavelmente contaminado pela modernidade do Aventador, também em termos de dimensões gerais.

São evidentes a largura total da faixa frontal, o capô descendente, a entrada de ar Naca (de forma semelhante ao passado mas maior), e novamente o hexágono, que retorna nas rodas e no perfil dos para-lamas, sem mencionar a tridimensionalidade hexagonal também expressa pelos conjuntos de lanternas, uma área onde as dimensões maiores dos Lamborghinis modernos são muito mais evidentes, especialmente com as rodas alcançando 21 polegadas na parte traseira!

Lamborghini Countach LPI 800-4

Há apenas 112 exemplares do LPI 800-4 no total, o número que representa a designação inicial do projeto do Countach, mas se analisarmos todos os outros "números" na folha de dados... bem, a música definitivamente mudou.

O V12 ainda está lá, mas a partir do 455 cv que chegou ao 25º Anniversario do Countach ao longo dos anos, com o LPI-800-4 chega a 814 cv. Graças aos super-capacitores que estrearam no Sian, o motor de 6,5 litros de 12 cilindros oferece 780 cv, aos quais se acrescentam cerca de 34 cv do sistema eletrificado de 48V. Este touro é, portanto, tão poderoso como sempre e também tão leve: seu peso pára pouco menos de 1.600 kg, uma massa que, graças ao impulso do V12 combinado com a cooperação dos elétricos, parece infinitamente menor.

Lamborghini Countach LPI 800-4
Lamborghini Countach LPI 800-4

O LPI 800-4 é a mais moderna interpretação de potência e eficiência de acordo com a Lamborghini, uma fonte inesgotável de impulso e velocidade em qualquer latitude do conta-giros. Não se pode sentir os elétricos, mas pode-se ouvi-los, especialmente quando se quer dar um "passeio". Quando, por outro lado, você quer ligar o V12, a combinação de estilo e elegância patrocinada há pouco tempo se torna menos óbvia, e então é o uivo dos 12 cilindros que reina supremo, quer você esteja na primeira ou sexta velocidade completa com a Alma que corre.

25º Anniversario: uma questão de física

Domar este puro-sangue prateado de 1990 é como estar no "Over the top", o famoso filme com Sylvester Stallone, onde o poder do braço é crucial. Lutar com a direção realmente pesada e o equilíbrio muito peculiar deste Lamborghini é o primeiro desafio, enquanto o próximo passo é a aderência.

A contribuição dos pneus com ombro alto e montados em rodas de apenas 15 polegadas é modesta, sem mencionar o pouco espaço deixado ao sistema de frenagem, que é bastante subdimensionado. Portanto, é melhor calibrar cuidadosamente o entusiasmo antes de entrar na curva inclinada do nariz em uma curva demasiadamente oceânica, este 25° tem que ser conduzido com força e delicadeza ao mesmo tempo.

Lamborghini Countach 25° Anniversario
Lamborghini Countach 25° Anniversario
Lamborghini Countach 25° Anniversario

Mas, e aqui o "mas" é realmente uma obrigação, quando você abandonar esses pensamentos extremamente racionais, o V12 60° lhe lembrará que você não precisa pensar muito para encontrar a essência desse V12, porque tudo o que você estava procurando sempre esteve lá nas suas costas, então: cale-se, feche os olhos e, só por um segundo, aproveite o momento... e o som do nosso vídeo!

Galeria: Lamborghini Countach 25° Anniversario e LPI 800-4

Envie seu flagra! flagra@motor1.com