Depois de praticamente 7 anos de mercado sem grandes atualizações, o Suzuki Vitara como conhecemos finalmente será aposentado. Em seu lugar, a marca lançará no próximo dia 20 geração inteiramente nova, resgatando o nome Grand Vitara usado até 2017. A novidade já começa a aparecer em teasers e terá a Índia como primeiro grande mercado.
Como sugerido nas imagens, o Grand Vitara trará evoluções consideráveis na comparação com o carro atual e adotará a mais recente linguagem estética da marca. Entre outras mudanças, ficará maior, mais tecnológico e visualmente mais atraente. Além disso, será eletrificado através da adoção de um sistema híbrido-leve e outro híbrido completo, variando conforme a versão.
Visualmente, a fórmula atual será amadurecida com a adoção de elementos compartilhados com outros modelos, especialmente Baleno, Brezza e XL6. O objetivo será imprimir mais esportividade e apelo emocional nas linhas, com destaque para grade ampla, vincos marcantes e logotipo pronunciado. A meta será enfrentar rivais como Hyundai Creta, Kia Seltos e Volkswagen T-Cross (que na Índia se chama Taigun e tem visual próprio).
Mecanicamente, a principal novidade ficará por conta da adoção do motor 1.5 K15C equipado com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Nesse esquema, um pequeno motor elétrico é instalado para auxiliar nas acelerações, ajudando a economizar combustível e reduzindo emissões. Além de aproveitar as desacelerações para recarregar as baterias, o dispositivo também mantém alguns sistemas do carro em funcionamento.
Outra opção será um conjunto híbrido completo, neste caso formado por motor 1.5 de 92 cv a gasolina combinado a um propulsor elétrico de 79 cv. Juntos, entregarão potência combinada de 116 cv, além de 14,38 kgm de torque. A transmissão será sempre automática do tipo CVT. Usando apenas o modo elétrico, a autonomia será de 25 km.
Em termos dimensionais, são esperados 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de largura e 2,60 m de entre-eixos - basicamente as mesmas medidas do Toyota Hyryder, derivado do mesmo projeto. A plataforma será a conhecida base C da Suzuki, porém bastante atualizada.
Por aqui, a Suzuki se prepara para realizar profundas atualizações na gama. Recentemente, tirou de linhas os modelos S-Cross e Vitara e confirmou para breve a chegada de novos veículos, com novas tecnologias. "A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”, disse. Entre as apostas, destaque para o renovado S-Cross, já apresentado na Europa. O Grand Vitara também é uma possibilidade, embora mais remota por ser um projeto com foco no mercado indiano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Suzuki Grand Vitara é lançado como rival de Creta e T-Cross
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha e marca terá híbridos no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Suzuki confirma retorno à Argentina com modelos Grand Vitara e Swift
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô