page ad skin

Suzuki S-Cross e Vitara saem de linha e marca terá híbridos no Brasil

Dois SUVs da marca japonesa deixam de ser vendidos, mas empresa estuda trazer a nova geração do S-Cross e talvez o Grand Vitara indiano

Suzuki S-Cross 2019

Com estratégia em vender diversos SUVs no mercado brasileiro, a Suzuki hoje vende somente o famoso Jimny, tanto em sua nova geração Sierra quanto o modelo anterior. E basta uma olhada rápida no site oficial da marca, para reparar que dois modelos importantes não aparecem mais no catálogo: os utilitários urbanos S-Cross e Vitara.

Isso significa que a dupla saiu de linha no Brasil, algo até bastante compreensível já que os modelos acumulavam alguns anos de mercado sem grandes mudanças. A última grande mudança no S-Cross foi na chegada da linha 2019, quando passou a ser equipado com um eficiente motor 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm de torque, que trabalha junto de uma transmissão automática – conjunto que, aliás, era usado pelo Vitara, que ainda era mais ágil pelo menor porte.

Suzuki Vitara 2019
Suzuki Vitara 2019

Com a saída do S-Cross e Vitara, a Suzuki, representada no Brasil pela HPE Automotores por aqui, vai vender por enquanto somente o Jimny. Mas esse movimento será provisório, pois a marca japonesa vai finalmente renovar sua gama de veículos no Brasil. Questionada pelo Motor1.com sobre a saída dos dois SUVs do portfólio da marca, a HPE Automotores disse que a medida faz parte de um reposicionamento dos modelos de sua gama. Veja a nota da HPE.

“A Suzuki Veículos confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias. A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”.

Como o Jimny traz um perfil mais para trilhas no fora-de-estrada, apesar de ser bastante usável na cidade por conta de suas dimensões compactas, a Suzuki ainda precisa de um SUV mais urbano em sua gama. E quem cumpria muito bem esta função era o S-Cross, que no final do ano passado ganhou uma nova geração no mercado europeu e na Ásia. E com base na nota oficial da marca aqui no país, podemos interpretar que uma dessas “novas tecnologias” deverá será o sistema híbrido-leve, presente na nova geração do S-Cross.

Novo Suzuki S-Cross 2022
O novo Suzuki S-Cross
Novo Suzuki S-Cross 2022
Novo Suzuki S-Cross 2022

O novo S-Cross conta agora com a opção do motor 1.4 turbo a gasolina com tecnologia híbrida-leve, que rende 127 cv de potência e 23,96 kgfm de torque. O propulsor é o mesmo do Swift Sport vendido no mercado global, que segundo a Suzuki faz o S-Cross ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos ou 10,2s caso o modelo seja da versão Allgrip, equipada com tração nas quatro rodas. É um desempenho bom para um SUV deste segmento. A transmissão pode ser manual ou automática de 6 marchas, mas por aqui devemos ter somente a segunda opção.

Embora seja considerada uma nova geração, o novo S-Cross parece mesmo ter recebido uma reestilização mais pesada, pois as proporções são iguais ao do modelo que saiu de linha no Brasil. O novo tem 4.300 metros de comprimento, 1.785 m de largura e 1.585 m de altura, com uma distância entre eixos de 2.600 mm. No mais, o novo SUV deverá chegar em terras tupiniquins com novos equipamentos como piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, reconhecimento de placas de trânsito, sistema multimídia com tela de 9 polegadas e mais.

Suzuki Grand Vitara 2023 (India)
Teaser do novo Suzuki Grand Vitara 2023
Toyota Urban Cruiser Hyryder
Visual será quase igual ao do Toyota Urban Cruiser Hyryder

Não podemos descartar ainda o novo Grand Vitara, que ganhou um inédito teaser nesta terça-feira. O modelo de porte compacto será o mais equipado da Suzuki no mercado indiano, que basicamente é a versão da Suzuki para o Toyota Hyryder, já que esse modelo é feito numa parceria entre as duas fabricantes nipônicas. No teaser divulgado, ele traz as mesmas proporções do modelo da Toyota, com destaque para o para-brisa inclinado, linha de cintura altura e bem demarcada para reforçar um ar de robustez e lanternas na mesma altura. No geral, o SUV de perfil é quase idêntico ao Hyryder.

Apesar das semelhantes, a expectativa é que o novo Suzuki Grand Vitara tenha detalhes próprios, como formato de faróis, grades e lanternas, bem como novas rodas de liga-leve de 17 polegadas. Apesar das medidas oficiais ainda não serem divulgadas, deverão ser praticamente as mesmas do SUV da Toyota: 4.365 metros de comprimento, 1.795 m de largura, 1.635 m de largura e 2.600 m de entre-eixos.

Galeria: Toyota Urban Cruiser Hyryder

Feito com base na plataforma C da Suzuki, o novo Grand Vitara deverá compartilhar dos mesmos motores de seu “gêmeo” da Toyota. Na Índia está disponível o motor 1.5 de 92 cv combinado a outro propulsor elétrico de 79 cv que, juntos, entregam até 116 cv e 14,38 kgm de torque, sempre com câmbio automático CVT.

A outra opção é também 1.5, mas com sistema híbrido-leve equipado com um gerador de partida integrado que entrega 101 cv e 13,77 kgfm. Neste caso, há opção de câmbio manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades, fora que é possível ainda ter opção de tração nas quatro rodas (neste caso sempre com caixa manual). Caso esse modelo venha, devemos ter apenas tração nas quatro rodas afim de justificar a fama mais off-road da marca por aqui.

Resta saber se a Suzuki trará para o Brasil o novo Grand Vitara, que basicamente é um modelo feito para atender o mercado indiano. Mas caso a novidade esteja dentro dos planos da HPE Automotores para o nosso mercado, é provável que o SUV venha com o mesmo motor 1.4 turbo híbrido-leve do novo S-Cross, isso afim de atender o público do mercado nacional, que exige motores de maior força, bem como para reduzir custos ao compartilhar uma mesma motorização para dois modelos.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com