Patente mostra que Honda Gold Wing ficará ainda mais parecida com um carro
Registro mostra que marca deve oferecer itens de segurança vistos nos carros da empresa
Já tem tempo que aguardamos a Honda apresentar um controle de cruzeiro adaptativo por radar para a Gold Wing. Em junho de 2022, pedidos de patente publicados na Alemanha deram detalhes de como o sistema deve funcionar. Aparentemente, a marca quer acrescentar outros itens de auxílio à condução nas motos.
Para ser claro, os desenhos de patente nestas aplicações usam uma Gold Wing apenas como exemplo. No entanto, a legenda abaixo em cada pedido diz claramente que, embora a moto da imagem (a Gold Wing) tenha uma carenagem capaz de esconder a unidade de controle, o sistema adaptativo por radar também poderia ser usado em scooters, motos elétricas ou outros veículos de duas rodas.
Conforme as aplicações são especificadas, o avançado sistema de assistência ao condutor (ARAS) da Honda integra uma série de tecnologias (sensores de motocicletas próximas, câmeras, radar e LIDAR) para executar uma série de funções de assistência. Há o muito falado sistema de controle de cruzeiro adaptativo por radar, mas também monitoramento de ponto cego.
Um sistema automático de condução e/ou direção, que é mais ou menos o que já é indicado pelo controle de cruzeiro adaptativo por radar, envolverá ainda um sistema de manutenção de faixa, bem como algo chamado "torque de assistência à supressão de tombos".
Supostamente, este elemento usaria os dados do sensor inercial de 6 eixos da moto (IMU) para determinar se o movimento de inclinação da moto é intencional ou não. Se determinar que o veículo está realmente caindo, o sistema agirá para estabilizar a moto e mantê-la em pé. Agora, obviamente, não podemos deixar de nos perguntar se alguma das pesquisas que a Honda tem feito com veículos que se equilibram sozinhos serão vistos na vida real como resultado dos registros de tais patentes. A clara progressão da tecnologia torna essa teoria possível.
Essa é apenas uma peça do quebra-cabeça, no entanto. A Honda também cita um sistema de frenagem autônoma para mitigação de colisão, um aviso de saída de pista involuntária em três estágios e o sistema de monitoramento de ponto cego como partes do conjunto ARAS em geral. O aviso de saída da pista usaria vibrações para avisar o condutor. Já o de informação de ponto cego usaria luzes nos retrovisores como alerta, da mesma forma que em alguns carros.
A vontade da Honda de patentear diversos sistemas de segurança - antes vistos apenas em carros - não é sem motivo. A marca tem uma meta de zerar as mortes relacionadas ao uso de seus veículos até 2050, e isso inclui as motos da empresa. Juntamente com outras tecnologias, este é o caminho que a Honda está escolhendo trilhar para o futuro.
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