Já tem tempo que aguardamos a Honda apresentar um controle de cruzeiro adaptativo por radar para a Gold Wing. Em junho de 2022, pedidos de patente publicados na Alemanha deram detalhes de como o sistema deve funcionar. Aparentemente, a marca quer acrescentar outros itens de auxílio à condução nas motos.
Para ser claro, os desenhos de patente nestas aplicações usam uma Gold Wing apenas como exemplo. No entanto, a legenda abaixo em cada pedido diz claramente que, embora a moto da imagem (a Gold Wing) tenha uma carenagem capaz de esconder a unidade de controle, o sistema adaptativo por radar também poderia ser usado em scooters, motos elétricas ou outros veículos de duas rodas.
Conforme as aplicações são especificadas, o avançado sistema de assistência ao condutor (ARAS) da Honda integra uma série de tecnologias (sensores de motocicletas próximas, câmeras, radar e LIDAR) para executar uma série de funções de assistência. Há o muito falado sistema de controle de cruzeiro adaptativo por radar, mas também monitoramento de ponto cego.
Um sistema automático de condução e/ou direção, que é mais ou menos o que já é indicado pelo controle de cruzeiro adaptativo por radar, envolverá ainda um sistema de manutenção de faixa, bem como algo chamado "torque de assistência à supressão de tombos".
Supostamente, este elemento usaria os dados do sensor inercial de 6 eixos da moto (IMU) para determinar se o movimento de inclinação da moto é intencional ou não. Se determinar que o veículo está realmente caindo, o sistema agirá para estabilizar a moto e mantê-la em pé. Agora, obviamente, não podemos deixar de nos perguntar se alguma das pesquisas que a Honda tem feito com veículos que se equilibram sozinhos serão vistos na vida real como resultado dos registros de tais patentes. A clara progressão da tecnologia torna essa teoria possível.
Essa é apenas uma peça do quebra-cabeça, no entanto. A Honda também cita um sistema de frenagem autônoma para mitigação de colisão, um aviso de saída de pista involuntária em três estágios e o sistema de monitoramento de ponto cego como partes do conjunto ARAS em geral. O aviso de saída da pista usaria vibrações para avisar o condutor. Já o de informação de ponto cego usaria luzes nos retrovisores como alerta, da mesma forma que em alguns carros.
A vontade da Honda de patentear diversos sistemas de segurança - antes vistos apenas em carros - não é sem motivo. A marca tem uma meta de zerar as mortes relacionadas ao uso de seus veículos até 2050, e isso inclui as motos da empresa. Juntamente com outras tecnologias, este é o caminho que a Honda está escolhendo trilhar para o futuro.
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