Os números oficiais de emplacamentos de veículos 0 Km registraram queda no 1º semestre de 2022. Segundo a Fenabrave, foram registradas 851.444 unidades entre janeiro e junho – dos quais 683.173 automóveis e 168.271 comerciais leves -, resultado 15,41% inferior ao do mesmo período do ano passado.
Entre os dez primeiros colocados no ranking geral, apenas o VW T-Cross (32.871), 4º e líder entre os SUVs, cresceu (+12,7%). A Fiat Strada (51.046) segue no topo, mas com vantagem menor em relação ao Hyundai HB20 (42.834), novamente o automóvel preferido. Único veículo de entrada na parte de cima, o Fiat Mobi (31.453) completou o top 5 seriamente ameaçado pelo Jeep Compass (31.029).
Praticamente estável nos últimos doze meses, o Chevrolet Tracker (26.966) se aproximou do Hyundai Creta (29.255). Líder entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus (26.941) foi o 9º. Além da Strada, a Fiat ainda emplacou a Toro (25.863) no top 10. Fechando a 1ª metade de seu 1º ano completo, o Fiat Pulse (24.035) está a menos de 900 unidades do Renegade (24.880) – com problemas de produção, o menor dos Jeep recuou quase 40% e terá grandes dificuldades para defender a liderança do segmento conquistada em 2021.
Mesmo com quase 10 mil unidades registradas apenas em junho, o VW Gol (23.607) foi apenas o 13º, pouco à frente do Renault Kwid (23.049). Atrás do Toyota Corolla Cross (22.267), modelo mais vendido da marca japonesa no período, o Argo (22.128) – que havia sido o 3º no geral há um ano – perdeu quase metade de seus compradores.
Na contramão do hatch, o Fiat Cronos (16.140) ficou a pouco mais de 500 unidades de entrar no top 20. Outro destaque da Stellantis, o Peugeot 208 (15.081), com reforço das vendas diretas, cresceu quase 150%. Impulsionado pela nova geração, o Honda City (12.358) mais do que triplicou os números de 2021 – a versão Hatch, preferida por 8.340 consumidores, ficou em 31º lugar.
Para os SUVs da Renault, más notícias: enquanto o Duster (9.537) perdeu mais de ¼ de seus consumidores, o Captur (2.446), mesmo com reestilização e nova motorização, não conseguiu entrar no top 50. Favorecido pela aposentadoria do Honda Civic nacional e por promoções regulares realizadas pelas concessionárias, o Chevrolet Cruze (4.835) cresceu acima dos 150%.
Confira as relações dos modelos mais emplacados entre janeiro e junho de 2022:
POS. |
MODELO |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2021 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
51.046 |
6,00% |
61.064 |
6,07% |
-16,41% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
42.834 |
5,03% |
45.408 |
4,51% |
-5,67% |
3º |
CHEVROLET ONIX |
33.850 |
3,98% |
41.510 |
4,12% |
-18,45% |
4º |
VW T-CROSS |
32.871 |
3,86% |
29.179 |
2,90% |
12,65% |
5º |
FIAT MOBI |
31.453 |
3,69% |
39.356 |
3,91% |
-20,08% |
6º |
JEEP COMPASS |
31.029 |
3,64% |
32.554 |
3,23% |
-4,68% |
7º |
HYUNDAI CRETA |
29.255 |
3,44% |
33.493 |
3,33% |
-12,65% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
26.966 |
3,17% |
27.125 |
2,69% |
-0,59% |
9º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
26.941 |
3,16% |
28.866 |
2,87% |
-6,67% |
10º |
FIAT TORO |
25.863 |
3,04% |
34.089 |
3,39% |
-24,13% |
11º |
JEEP RENEGADE |
24.880 |
2,92% |
40.607 |
4,03% |
-38,73% |
12º |
FIAT PULSE |
24.035 |
2,82% |
0 |
0,00% |
- |
13º |
VW GOL |
23.607 |
2,77% |
36.969 |
3,67% |
-36,14% |
14º |
RENAULT KWID |
23.049 |
2,71% |
29.186 |
2,90% |
-21,03% |
15º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
22.267 |
2,62% |
10.313 |
1,02% |
115,91% |
16º |
FIAT ARGO |
22.128 |
2,60% |
41.926 |
4,17% |
-47,22% |
17º |
TOYOTA HILUX |
21.546 |
2,53% |
19.236 |
1,91% |
12,01% |
18º |
TOYOTA COROLLA |
20.836 |
2,45% |
19.899 |
1,98% |
4,71% |
19º |
NISSAN KICKS |
17.087 |
2,01% |
19.169 |
1,90% |
-10,86% |
20º |
VW NIVUS |
16.674 |
1,96% |
19.935 |
1,98% |
-16,36% |
21º |
FIAT CRONOS |
16.140 |
1,90% |
10.249 |
1,02% |
57,48% |
22º |
HYUNDAI HB20S |
15.456 |
1,82% |
12.092 |
1,20% |
27,82% |
23º |
PEUGEOT 208 |
15.081 |
1,77% |
6.052 |
0,60% |
149,19% |
24º |
CHEVROLET S10 |
13.976 |
1,64% |
12.782 |
1,27% |
9,34% |
25º |
HONDA CITY |
12.358 |
1,45% |
3.577 |
0,36% |
245,49% |
26º |
TOYOTA YARIS HATCH |
11.992 |
1,41% |
12.251 |
1,22% |
-2,11% |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
10.618 |
1,25% |
7.302 |
0,73% |
45,41% |
28º |
JEEP COMMANDER |
9.657 |
1,13% |
0 |
0,00% |
- |
29º |
FIAT FIORINO |
9.592 |
1,13% |
10.428 |
1,04% |
-8,02% |
30º |
RENAULT DUSTER |
9.537 |
1,12% |
12.950 |
1,29% |
-26,36% |
31º |
HONDA CITY HATCH |
8.340 |
0,98% |
0 |
0,00% |
- |
32º |
VW VOYAGE |
8.204 |
0,96% |
14.832 |
1,47% |
-44,69% |
33º |
MITSUBISHI L200 |
7.242 |
0,85% |
5.789 |
0,58% |
25,10% |
34º |
CHEVROLET SPIN |
6.901 |
0,81% |
8.033 |
0,80% |
-14,09% |
35º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6.824 |
0,80% |
7.588 |
0,75% |
-10,07% |
36º |
TOYOTA SW4 |
6.700 |
0,79% |
6.034 |
0,60% |
11,04% |
37º |
FORD RANGER |
6.671 |
0,78% |
9.803 |
0,97% |
-31,95% |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5.151 |
0,60% |
5.516 |
0,55% |
-6,62% |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
4.835 |
0,57% |
1.906 |
0,19% |
153,67% |
40º |
RENAULT SANDERO |
4.704 |
0,55% |
7.866 |
0,78% |
-40,20% |
41º |
RENAULT LOGAN |
4.655 |
0,55% |
6.234 |
0,62% |
-25,33% |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
4.524 |
0,53% |
3.763 |
0,37% |
20,22% |
43º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
4.480 |
0,53% |
1.516 |
0,15% |
195,51% |
44º |
RENAULT MASTER |
4.435 |
0,52% |
3.943 |
0,39% |
12,48% |
45º |
NISSAN VERSA |
4.171 |
0,49% |
5.607 |
0,56% |
-25,61% |
46º |
FIAT SIENA |
4.020 |
0,47% |
6.797 |
0,68% |
-40,86% |
47º |
NISSAN FRONTIER |
3.999 |
0,47% |
4.756 |
0,47% |
-15,92% |
48º |
PEUGEOT 2008 |
3.929 |
0,46% |
3.417 |
0,34% |
14,98% |
49º |
VW TAOS |
3.900 |
0,46% |
464 |
0,05% |
740,52% |
50º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.834 |
0,45% |
5.948 |
0,59% |
-35,54% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
851.444 |
100,00% |
1.006.610 |
100,00% |
-15,41% |
POS. |
MODELO |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2021 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. 2022 |
POS. 2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
42.834 |
6,27% |
45.408 |
5,65% |
-5,67% |
1º |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX |
33.850 |
4,95% |
41.510 |
5,16% |
-18,45% |
2º |
3º |
3º |
VW T-CROSS |
32.871 |
4,81% |
29.179 |
3,63% |
12,65% |
3º |
10º |
4º |
FIAT MOBI |
31.453 |
4,60% |
39.356 |
4,89% |
-20,08% |
4º |
5º |
5º |
JEEP COMPASS |
31.029 |
4,54% |
32.554 |
4,05% |
-4,68% |
5º |
8º |
6º |
HYUNDAI CRETA |
29.255 |
4,28% |
33.493 |
4,17% |
-12,65% |
6º |
7º |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
26.966 |
3,95% |
27.125 |
3,37% |
-0,59% |
7º |
12º |
8º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
26.941 |
3,94% |
28.866 |
3,59% |
-6,67% |
8º |
11º |
9º |
JEEP RENEGADE |
24.880 |
3,64% |
40.607 |
5,05% |
-38,73% |
9º |
4º |
10º |
FIAT PULSE |
24.035 |
3,52% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
- |
11º |
VW GOL |
23.607 |
3,46% |
36.969 |
4,60% |
-36,14% |
11º |
6º |
12º |
RENAULT KWID |
23.049 |
3,37% |
29.186 |
3,63% |
-21,03% |
12º |
9º |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
22.267 |
3,26% |
10.313 |
1,28% |
115,91% |
13º |
25º |
14º |
FIAT ARGO |
22.128 |
3,24% |
41.926 |
5,21% |
-47,22% |
14º |
2º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
20.836 |
3,05% |
19.899 |
2,47% |
4,71% |
15º |
14º |
16º |
NISSAN KICKS |
17.087 |
2,50% |
19.169 |
2,38% |
-10,86% |
16º |
15º |
17º |
VW NIVUS |
16.674 |
2,44% |
19.935 |
2,48% |
-16,36% |
17º |
13º |
18º |
FIAT CRONOS |
16.140 |
2,36% |
10.249 |
1,27% |
57,48% |
18º |
26º |
19º |
HYUNDAI HB20S |
15.456 |
2,26% |
12.092 |
1,50% |
27,82% |
19º |
23º |
20º |
PEUGEOT 208 |
15.081 |
2,21% |
6.052 |
0,75% |
149,19% |
20º |
35º |
21º |
HONDA CITY |
12.358 |
1,81% |
3.577 |
0,44% |
245,49% |
21º |
42º |
22º |
TOYOTA YARIS HATCH |
11.992 |
1,76% |
12.251 |
1,52% |
-2,11% |
22º |
22º |
23º |
CITROËN C4 CACTUS |
10.618 |
1,55% |
7.302 |
0,91% |
45,41% |
23º |
32º |
24º |
JEEP COMMANDER |
9.657 |
1,41% |
0 |
0,00% |
- |
24º |
- |
25º |
RENAULT DUSTER |
9.537 |
1,40% |
12.950 |
1,61% |
-26,36% |
25º |
21º |
26º |
HONDA CITY HATCH |
8.340 |
1,22% |
0 |
0,00% |
- |
26º |
- |
27º |
VW VOYAGE |
8.204 |
1,20% |
14.832 |
1,84% |
-44,69% |
27º |
18º |
28º |
CHEVROLET SPIN |
6.901 |
1,01% |
8.033 |
1,00% |
-14,09% |
28º |
29º |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6.824 |
1,00% |
7.588 |
0,94% |
-10,07% |
29º |
31º |
30º |
TOYOTA SW4 |
6.700 |
0,98% |
6.034 |
0,75% |
11,04% |
30º |
36º |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
5.151 |
0,75% |
5.516 |
0,69% |
-6,62% |
31º |
38º |
32º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
4.835 |
0,71% |
1.906 |
0,24% |
153,67% |
32º |
- |
33º |
RENAULT SANDERO |
4.704 |
0,69% |
7.866 |
0,98% |
-40,20% |
33º |
30º |
34º |
RENAULT LOGAN |
4.655 |
0,68% |
6.234 |
0,78% |
-25,33% |
34º |
34º |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
4.524 |
0,66% |
3.763 |
0,47% |
20,22% |
35º |
41º |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
4.480 |
0,66% |
1.516 |
0,19% |
195,51% |
36º |
- |
37º |
NISSAN VERSA |
4.171 |
0,61% |
5.607 |
0,70% |
-25,61% |
37º |
37º |
38º |
FIAT SIENA |
4.020 |
0,59% |
6.797 |
0,85% |
-40,86% |
38º |
33º |
39º |
PEUGEOT 2008 |
3.929 |
0,58% |
3.417 |
0,42% |
14,98% |
39º |
44º |
40º |
VW TAOS |
3.900 |
0,57% |
464 |
0,06% |
740,52% |
40º |
- |
41º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3.412 |
0,50% |
189 |
0,02% |
1705,29% |
41º |
- |
42º |
HONDA HR-V |
3.248 |
0,48% |
18.746 |
2,33% |
-82,67% |
42º |
16º |
43º |
VW VIRTUS |
2.787 |
0,41% |
13.023 |
1,62% |
-78,60% |
43º |
20º |
44º |
RENAULT CAPTUR |
2.446 |
0,36% |
3.490 |
0,43% |
-29,91% |
44º |
43º |
45º |
BMW 320i |
2.271 |
0,33% |
2.829 |
0,35% |
-19,72% |
45º |
48º |
46º |
HYUNDAI TUCSON |
2.079 |
0,30% |
1.229 |
0,15% |
69,16% |
46º |
- |
47º |
VW POLO |
2.018 |
0,30% |
14.250 |
1,77% |
-85,84% |
47º |
19º |
48º |
BMW X1 |
1.978 |
0,29% |
1.459 |
0,18% |
35,57% |
48º |
- |
49º |
HONDA CIVIC |
1.978 |
0,29% |
8.753 |
1,09% |
-77,40% |
49º |
27º |
50º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1.562 |
0,23% |
1.041 |
0,13% |
50,05% |
50º |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
683.173 |
100,00% |
804.141 |
100,00% |
-15,04% |
... |
... |
POS. |
MODELO |
TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
% TOTAL |
TOTAL 1º SEM. 2021 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. 2022 |
POS. 2021 |
1º |
FIAT STRADA |
51.046 |
30,34% |
61.064 |
30,16% |
-16,41% |
1º |
1º |
2º |
FIAT TORO |
25.863 |
15,37% |
34.089 |
16,84% |
-24,13% |
2º |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
21.546 |
12,80% |
19.236 |
9,50% |
12,01% |
3º |
3º |
4º |
CHEVROLET S10 |
13.976 |
8,31% |
12.782 |
6,31% |
9,34% |
4º |
5º |
5º |
FIAT FIORINO |
9.592 |
5,70% |
10.428 |
5,15% |
-8,02% |
5º |
6º |
6º |
MITSUBISHI L200 |
7.242 |
4,30% |
5.789 |
2,86% |
25,10% |
6º |
9º |
7º |
FORD RANGER |
6.671 |
3,96% |
9.803 |
4,84% |
-31,95% |
7º |
7º |
8º |
RENAULT MASTER |
4.435 |
2,64% |
3.943 |
1,95% |
12,48% |
8º |
11º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
3.999 |
2,38% |
4.756 |
2,35% |
-15,92% |
9º |
10º |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
3.834 |
2,28% |
5.948 |
2,94% |
-35,54% |
10º |
8º |
11º |
VW SAVEIRO |
3.781 |
2,25% |
15.570 |
7,69% |
-75,72% |
11º |
4º |
12º |
PEUGEOT EXPERT |
2.008 |
1,19% |
1.753 |
0,87% |
14,55% |
12º |
14º |
13º |
VW AMAROK |
1.943 |
1,15% |
3.296 |
1,63% |
-41,05% |
13º |
12º |
14º |
FIAT DUCATO |
1.691 |
1,00% |
1.188 |
0,59% |
42,34% |
14º |
18º |
15º |
CITROËN JUMPY |
1.582 |
0,94% |
1.438 |
0,71% |
10,01% |
15º |
17º |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
1.228 |
0,73% |
1.147 |
0,57% |
7,06% |
16º |
19º |
17º |
VW / MAN EXPRESS |
1.177 |
0,70% |
1.602 |
0,79% |
-26,53% |
17º |
16º |
18º |
KIA K2500 |
1.165 |
0,69% |
894 |
0,44% |
30,31% |
18º |
21º |
19º |
FORD MAVERICK |
754 |
0,45% |
0 |
0,00% |
- |
19º |
- |
20º |
RAM 2500 |
590 |
0,35% |
1.086 |
0,54% |
-45,67% |
20º |
20º |
21º |
HYUNDAI HR |
560 |
0,33% |
1.642 |
0,81% |
-65,90% |
21º |
15º |
22º |
FORD TRANSIT |
452 |
0,27% |
0 |
0,00% |
- |
22º |
- |
23º |
RENAULT KANGOO |
393 |
0,23% |
15 |
0,01% |
2520,00% |
23º |
41º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
350 |
0,21% |
355 |
0,18% |
-1,41% |
24º |
23º |
25º |
IVECO DAILY 30-130 |
346 |
0,21% |
277 |
0,14% |
24,91% |
25º |
26º |
26º |
EFFA V21 |
293 |
0,17% |
210 |
0,10% |
39,52% |
26º |
28º |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
279 |
0,17% |
265 |
0,13% |
5,28% |
27º |
27º |
28º |
RAM 3500 |
249 |
0,15% |
1 |
0,00% |
24800,00% |
28º |
- |
29º |
RAM 1500 |
223 |
0,13% |
313 |
0,15% |
-28,75% |
29º |
25º |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
205 |
0,12% |
397 |
0,20% |
-48,36% |
30º |
22º |
31º |
IVECO DAILY |
171 |
0,10% |
29 |
0,01% |
489,66% |
31º |
38º |
32º |
EFFA V22 |
116 |
0,07% |
76 |
0,04% |
52,63% |
32º |
34º |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
82 |
0,05% |
116 |
0,06% |
-29,31% |
33º |
30º |
34º |
PEUGEOT BOXER |
64 |
0,04% |
129 |
0,06% |
-50,39% |
34º |
29º |
35º |
CITROËN JUMPER |
41 |
0,02% |
76 |
0,04% |
-46,05% |
35º |
33º |
36º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
40 |
0,02% |
37 |
0,02% |
8,11% |
36º |
37º |
37º |
JAC V260 |
36 |
0,02% |
66 |
0,03% |
-45,45% |
37º |
35º |
38º |
FOTON AUMARK 1039 |
35 |
0,02% |
94 |
0,05% |
-62,77% |
38º |
32º |
39º |
BYD T3 |
23 |
0,01% |
102 |
0,05% |
-77,45% |
39º |
31º |
40º |
EFFA V25 |
22 |
0,01% |
21 |
0,01% |
4,76% |
40º |
40º |
41º |
KIA UK2500 |
20 |
0,01% |
2 |
0,00% |
900,00% |
41º |
- |
42º |
FIAT DOBLÒ |
18 |
0,01% |
350 |
0,17% |
-94,86% |
42º |
24º |
43º |
CHEVROLET MONTANA |
13 |
0,01% |
1.979 |
0,98% |
-99,34% |
43º |
13º |
44º |
FIAT SCUDO |
12 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
44º |
- |
45º |
CHEVROLET SILVERADO |
11 |
0,01% |
1 |
0,00% |
1000,00% |
45º |
- |
46º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
11 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
46º |
- |
47º |
EFFA K01 |
8 |
0,00% |
1 |
0,00% |
700,00% |
47º |
- |
48º |
FORD F150 |
8 |
0,00% |
1 |
0,00% |
700,00% |
48º |
- |
49º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
7 |
0,00% |
10 |
0,00% |
-30,00% |
49º |
42º |
50º |
WILLYS OVERLAND |
5 |
0,00% |
1 |
0,00% |
400,00% |
50º |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
168.271 |
100,00% |
202.469 |
100,00% |
-16,89% |
... |
... |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal