Contando com um dia útil a menos do que em maio, o mercado brasileiro encerrou o mês de junho com 165.470 veículos 0km emplacados, 5,42% abaixo do registrado no mês anterior – esta foi a 12ª queda consecutiva numa base anual. De acordo com a Fenabrave, este resultado é ainda 2,41% inferior ao do mesmo período de 2021 (169.557).
Para José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade, “a recuperação do Setor vem acontecendo de forma gradual e consistente, nos últimos meses. Se notarmos a média diária mensal das vendas, perceberemos essa evolução. No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, o volume saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho”.
Na disputa entre as montadoras, a Fiat (34.856) completou 18 meses seguidos no topo da tabela. Ausente do 2º lugar desde outubro, a VW (24.806) superou a Chevrolet por quase 5,7 mil unidades – a norte-americana, no entanto, registrou uma evolução maior frente a 2021 (+64,3%), quando teve enormes problemas de produção por falta de peças.
Separadas por menos de 200 unidades, Hyundai (16.652) e Toyota (16.461) completaram o top 5. Com 4.016 unidades, a Honda por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para a Citroën (3.971), que cresceu quase 55% nos últimos doze meses. A Peugeot, com 5.016 unidades, marcou presença no pelotão de cima pelo 2º mês seguido.
POS. | MARCA | JUN 22 (A) | % JUN 22 | MAI 22 (B) | % MAI 22 | JUN 21 (C) | % VARIAÇÃO (A / B) | % VARIAÇÃO (A / C) |
1º | FIAT | 34.856 | 21,06% | 38.943 | 22,26% | 44.447 | -10,49% | -21,58% |
2º | VW | 24.806 | 14,99% | 24.293 | 13,89% | 22.699 | 2,11% | 9,28% |
3º | CHEVROLET | 19.113 | 11,55% | 25.360 | 14,50% | 11.635 | -24,63% | 64,27% |
4º | HYUNDAI | 16.652 | 10,06% | 19.274 | 11,02% | 16.738 | -13,60% | -0,51% |
5º | TOYOTA | 16.461 | 9,95% | 17.365 | 9,93% | 16.459 | -5,21% | 0,01% |
6º | JEEP | 11.655 | 7,04% | 12.825 | 7,33% | 13.591 | -9,12% | -14,24% |
7º | RENAULT | 11.164 | 6,75% | 7.282 | 4,16% | 13.096 | 53,31% | -14,75% |
8º | NISSAN | 5.509 | 3,33% | 6.182 | 3,53% | 5.122 | -10,89% | 7,56% |
9º | PEUGEOT | 5.016 | 3,03% | 4.452 | 2,54% | 3.054 | 12,67% | 64,24% |
10º | HONDA | 4.016 | 2,43% | 4.244 | 2,43% | 6.461 | -5,37% | -37,84% |
11º | CITROËN | 3.971 | 2,40% | 1.986 | 1,14% | 2.566 | 99,95% | 54,75% |
12º | CAOA CHERY | 2.914 | 1,76% | 3.046 | 1,74% | 3.186 | -4,33% | -8,54% |
13º | MITSUBISHI | 2.240 | 1,35% | 2.712 | 1,55% | 1.842 | -17,40% | 21,61% |
14º | FORD | 2.048 | 1,24% | 1.650 | 0,94% | 1.974 | 24,12% | 3,75% |
15º | BMW | 1.568 | 0,95% | 1.293 | 0,74% | 1.419 | 21,27% | 10,50% |
16º | MERCEDES-BENZ | 610 | 0,37% | 518 | 0,30% | 885 | 17,76% | -31,07% |
17º | KIA | 380 | 0,23% | 414 | 0,24% | 407 | -8,21% | -6,63% |
18º | RAM | 353 | 0,21% | 227 | 0,13% | 446 | 55,51% | -20,85% |
19º | IVECO | 314 | 0,19% | 329 | 0,19% | 255 | -4,56% | 23,14% |
20º | VOLVO | 314 | 0,19% | 582 | 0,33% | 816 | -46,05% | -61,52% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 165.470 | 100,00% | 174.952 | 100,00% | 169.557 | -5,42% | -2,41% |
NO 1º SEMESTRE
O mercado brasileiro encerrou o 1º semestre com 851.444 veículos novos emplacados – sendo 683.173 automóveis e 168.271 comerciais leves – resultado 15,41% inferior ao do mesmo período de 2021. Segundo o presidente da Fenabrave, o resultado pode melhorar até o final do ano “havendo retomada na produção, e a possível recomposição das frotas de empresas, por meio das vendas diretas”.
Entre as montadoras, a Fiat (187.230) manteve a liderança de 2021 com mais de 70 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet (115.885), terceira há um ano, e segue favorita para fechar 2022 no topo novamente. Com a maior retração da lista pelos problemas de produção no período (-41,8%), a VW foi a terceira, menos de 6 mil unidades à frente da Toyota (90.617) e da Hyundai (90.379) – a japonesa foi a única do top 5 a crescer (+15,4%).
O grande destaque da 1ª metade de 2022 foi a Peugeot: com 21.686 unidades, a francesa entrou no top 10 graças a uma evolução superior a 80%. Mesmo contando com apenas um modelo de passeio (C4 Cactus), a Citroën (12.266) subiu de 14º para 12º. Com portfólio reduzido com o fim da produção nacional, a Ford (9.434) perdeu quase 2/3 de seus consumidores.
POS. | MARCA | TOTAL 1º SEM.2022 (A) | % TOTAL 2021 | TOTAL 1º SEM.2021 (B) | % TOTAL 2021 | % VARIAÇÃO (A / B) | POS. 2021 |
1º | FIAT | 187.230 | 21,99% | 223.755 | 22,23% | -16,32% | 1º |
2º | CHEVROLET | 115.885 | 13,61% | 124.605 | 12,38% | -7,00% | 3º |
3º | VW | 96.218 | 11,30% | 165.291 | 16,42% | -41,79% | 2º |
4º | TOYOTA | 90.617 | 10,64% | 78.549 | 7,80% | 15,36% | 5º |
5º | HYUNDAI | 90.379 | 10,61% | 95.403 | 9,48% | -5,27% | 4º |
6º | JEEP | 65.603 | 7,70% | 73.238 | 7,28% | 10,42% | 6º |
7º | RENAULT | 53.248 | 6,25% | 69.666 | 6,92% | -23,57% | 7º |
8º | HONDA | 25.946 | 3,05% | 40.157 | 3,99% | -35,39% | 8º |
9º | NISSAN | 25.468 | 2,99% | 32.857 | 3,26% | -22,49% | 9º |
10º | PEUGEOT | 21.686 | 2,55% | 11.966 | 1,19% | 81,23% | 12º |
11º | CAOA CHERY | 18.822 | 2,21% | 15.324 | 1,52% | 22,83% | 11º |
12º | CITROËN | 12.266 | 1,44% | 9.154 | 0,91% | 34,00% | 14º |
13º | MITSUBISHI | 11.018 | 1,29% | 9.617 | 0,96% | 14,57% | 13º |
14º | FORD | 9.434 | 1,11% | 24.746 | 2,46% | -61,88% | 10º |
15º | BMW | 6.734 | 0,79% | 6.574 | 0,65% | 2,43% | 15º |
16º | MERCEDES-BENZ | 3.092 | 0,36% | 3.853 | 0,38% | -19,75% | 17º |
17º | VOLVO | 2.523 | 0,30% | 3.873 | 0,38% | -34,86% | 16º |
18º | KIA | 2.284 | 0,27% | 2.159 | 0,21% | 5,79% | 20º |
19º | AUDI | 1.944 | 0,23% | 2.902 | 0,29% | -33,01% | 18º |
20º | LAND ROVER | 1.840 | 0,22% | 2.712 | 0,27% | -32,15% | 19º |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 851.444 | 100,00% | 1.006.610 | 100,00% | -15,41% | ... |
Fonte: Fenabrave