Depois de anos, VW Gol é vice-líder de vendas em junho; Strada é favorita
Entre os 10 primeiros, metade são SUVs
Com 9.840 unidades – quase duas mil a menos do que no mês anterior -, a Fiat Strada chegou ao 6º mês consecutivo no topo do ranking, mas desta vez foi apertado: em seu melhor desempenho nos últimos anos, o VW Gol emplacou 9.435 unidades. Distante dos dois primeiros, o Hyundai HB20 (7.938) completou o pódio em baixa nas últimas semanas na espera da sua reestilização.
Na briga pela liderança entre os SUVs, vitória apertada do VW T-Cross sobre o Jeep Compass (6.309 x 6.104). Crescendo quase 65% em relação a maio, o Fiat Cronos (6.047) foi o 6º e liderou entre os sedãs graças ao seu melhor desempenho desde o lançamento, mesmo às vésperas da chegada da linha 2023 – em situação oposta, o Fiat Argo (3.097) ficou fora do top 20.
Outro destaque do mês foi o Kwid: com 5.043 unidades, o representante da Renault voltou a aparecer no top 10 após um bom período e, mais do que isso, a vencer a disputa direta contra o Mobi (4.725, 11º) entre os modelos de entrada – em maio, o Fiat havia sido o 3º colocado no geral. Com o Hyundai Creta (5.924) em 7º, o Chevrolet Tracker (5.312) em 8º e o Fiat Pulse (4.839) em 10º, tivemos metade do top 10 dominada por SUVs.
Com reforço da versão 1.0, o Peugeot 208 (4.349) avançou mais de 50% nas últimas semanas e se aproximou do pelotão de cima. Também da Stellantis, o Citroën C4 Cactus (3.664) cresceu mais de 130%. Menção também para o Nissan Kicks (4.315) à frente do Jeep Renegade (4.123) e para o BMW X1 (470) como único modelo premium entre os cinquenta primeiros.
Confira agora as relações dos modelos mais emplacados no mês passado:
POS. |
MODELO |
JUN.22 (A) |
% TOTAL |
MAI.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
9.840 |
5,95% |
11.532 |
6,59% |
-14,67% |
2º |
VW GOL |
9.435 |
5,70% |
6.980 |
3,99% |
35,17% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7.938 |
4,80% |
9.634 |
5,51% |
-17,60% |
4º |
VW T-CROSS |
6.309 |
3,81% |
6.406 |
3,66% |
-1,51% |
5º |
JEEP COMPASS |
6.104 |
3,69% |
5.924 |
3,39% |
3,04% |
6º |
FIAT CRONOS |
6.047 |
3,65% |
3.682 |
2,10% |
64,23% |
7º |
HYUNDAI CRETA |
5.924 |
3,58% |
6.411 |
3,66% |
-7,60% |
8º |
CHEVROLET TRACKER |
5.312 |
3,21% |
6.564 |
3,75% |
-19,07% |
9º |
RENAULT KWID |
5.043 |
3,05% |
2.757 |
1,58% |
82,92% |
10º |
FIAT PULSE |
4.839 |
2,92% |
4.950 |
2,83% |
-2,24% |
11º |
FIAT MOBI |
4.725 |
2,86% |
7.493 |
4,28% |
-36,94% |
12º |
FIAT TORO |
4.481 |
2,71% |
5.287 |
3,02% |
-15,24% |
13º |
PEUGEOT 208 |
4.349 |
2,63% |
2.812 |
1,61% |
54,66% |
14º |
NISSAN KICKS |
4.315 |
2,61% |
4.892 |
2,80% |
-11,79% |
15º |
JEEP RENEGADE |
4.123 |
2,49% |
5.489 |
3,14% |
-24,89% |
16º |
CHEVROLET ONIX |
3.949 |
2,39% |
6.982 |
3,99% |
-43,44% |
17º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.920 |
2,37% |
3.905 |
2,23% |
0,38% |
18º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.874 |
2,34% |
5.647 |
3,23% |
-31,40% |
19º |
TOYOTA HILUX |
3.845 |
2,32% |
4.145 |
2,37% |
-7,24% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
3.834 |
2,32% |
4.169 |
2,38% |
-8,04% |
21º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.664 |
2,21% |
1.590 |
0,91% |
130,44% |
22º |
VW VOYAGE |
3.603 |
2,18% |
3.511 |
2,01% |
2,62% |
23º |
FIAT ARGO |
3.097 |
1,87% |
3.415 |
1,95% |
-9,31% |
24º |
CHEVROLET S10 |
2.965 |
1,79% |
2.715 |
1,55% |
9,21% |
25º |
VW NIVUS |
2.930 |
1,77% |
4.087 |
2,34% |
-28,31% |
26º |
HYUNDAI HB20S |
2.499 |
1,51% |
3.003 |
1,72% |
-16,78% |
27º |
HONDA CITY |
2.431 |
1,47% |
2.383 |
1,36% |
2,01% |
28º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.239 |
1,35% |
2.281 |
1,30% |
-1,84% |
29º |
RENAULT DUSTER |
1.839 |
1,11% |
1.311 |
0,75% |
40,27% |
30º |
MITSUBISHI L200 |
1.654 |
1,00% |
1.819 |
1,04% |
-9,07% |
31º |
FIAT FIORINO |
1.572 |
0,95% |
2.165 |
1,24% |
-27,39% |
32º |
HONDA CITY HATCH |
1.564 |
0,95% |
1.800 |
1,03% |
-13,11% |
33º |
CHEVROLET SPIN |
1.539 |
0,93% |
1.926 |
1,10% |
-20,09% |
34º |
JEEP COMMANDER |
1.426 |
0,86% |
1.405 |
0,80% |
1,49% |
35º |
FORD RANGER |
1.335 |
0,81% |
1.215 |
0,69% |
9,88% |
36º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.276 |
0,77% |
1.353 |
0,77% |
-5,69% |
37º |
TOYOTA SW4 |
1.169 |
0,71% |
1.279 |
0,73% |
-8,60% |
38º |
RENAULT SANDERO |
1.062 |
0,64% |
1.089 |
0,62% |
-2,48% |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.028 |
0,62% |
918 |
0,52% |
11,98% |
40º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
946 |
0,57% |
1.085 |
0,62% |
-12,81% |
41º |
RENAULT DUSTER OROCH |
931 |
0,56% |
385 |
0,22% |
141,82% |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
910 |
0,55% |
632 |
0,36% |
43,99% |
43º |
RENAULT LOGAN |
895 |
0,54% |
329 |
0,19% |
172,04% |
44º |
VW TAOS |
837 |
0,51% |
765 |
0,44% |
9,41% |
45º |
NISSAN FRONTIER |
792 |
0,48% |
721 |
0,41% |
9,85% |
46º |
VW SAVEIRO |
755 |
0,46% |
1.456 |
0,83% |
-48,15% |
47º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
744 |
0,45% |
1.111 |
0,64% |
-33,03% |
48º |
RENAULT MASTER |
663 |
0,40% |
1.170 |
0,67% |
-43,33% |
49º |
BMW X1 |
470 |
0,28% |
474 |
0,27% |
-0,84% |
50º |
VW VIRTUS |
415 |
0,25% |
592 |
0,34% |
-29,90% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
165.470 |
94,58% |
174.952 |
100,00% |
-5,42% |
AUTOMÓVEIS
POS. |
MODELO |
JUN.22 (A) |
% TOTAL |
MAI.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. MAI. |
1º |
VW GOL |
9.435 |
7,06% |
6.980 |
5,00% |
35,17% |
4º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
7.938 |
5,94% |
9.634 |
6,91% |
-17,60% |
1º |
3º |
VW T-CROSS |
6.309 |
4,72% |
6.406 |
4,59% |
-1,51% |
7º |
4º |
JEEP COMPASS |
6.104 |
4,57% |
5.924 |
4,25% |
3,04% |
8º |
5º |
FIAT CRONOS |
6.047 |
4,53% |
3.682 |
2,64% |
64,23% |
16º |
6º |
HYUNDAI CRETA |
5.924 |
4,43% |
6.411 |
4,60% |
-7,60% |
6º |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
5.312 |
3,98% |
6.564 |
4,71% |
-19,07% |
5º |
8º |
RENAULT KWID |
5.043 |
3,78% |
2.757 |
1,98% |
82,92% |
21º |
9º |
FIAT PULSE |
4.839 |
3,62% |
4.950 |
3,55% |
-2,24% |
11º |
10º |
FIAT MOBI |
4.725 |
3,54% |
7.493 |
5,37% |
-36,94% |
2º |
11º |
PEUGEOT 208 |
4.349 |
3,26% |
2.812 |
2,02% |
54,66% |
20º |
12º |
NISSAN KICKS |
4.315 |
3,23% |
4.892 |
3,51% |
-11,79% |
12º |
13º |
JEEP RENEGADE |
4.123 |
3,09% |
5.489 |
3,94% |
-24,89% |
10º |
14º |
CHEVROLET ONIX |
3.949 |
2,96% |
6.982 |
5,01% |
-43,44% |
3º |
15º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.920 |
2,93% |
3.905 |
2,80% |
0,38% |
15º |
16º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.874 |
2,90% |
5.647 |
4,05% |
-31,40% |
9º |
17º |
TOYOTA COROLLA |
3.834 |
2,87% |
4.169 |
2,99% |
-8,04% |
13º |
18º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.664 |
2,74% |
1.590 |
1,14% |
130,44% |
26º |
19º |
VW VOYAGE |
3.603 |
2,70% |
3.511 |
2,52% |
2,62% |
17º |
20º |
FIAT ARGO |
3.097 |
2,32% |
3.415 |
2,45% |
-9,31% |
18º |
21º |
VW NIVUS |
2.930 |
2,19% |
4.087 |
2,93% |
-28,31% |
14º |
22º |
HYUNDAI HB20S |
2.499 |
1,87% |
3.003 |
2,15% |
-16,78% |
19º |
23º |
HONDA CITY |
2.431 |
1,82% |
2.383 |
1,71% |
2,01% |
22º |
24º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.239 |
1,68% |
2.281 |
1,64% |
-1,84% |
23º |
25º |
RENAULT DUSTER |
1.839 |
1,38% |
1.311 |
0,94% |
40,27% |
29º |
26º |
HONDA CITY HATCH |
1.564 |
1,17% |
1.800 |
1,29% |
-13,11% |
25º |
27º |
CHEVROLET SPIN |
1.539 |
1,15% |
1.926 |
1,38% |
-20,09% |
24º |
28º |
JEEP COMMANDER |
1.426 |
1,07% |
1.405 |
1,01% |
1,49% |
27º |
29º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.276 |
0,96% |
1.353 |
0,97% |
-5,69% |
28º |
30º |
TOYOTA SW4 |
1.169 |
0,88% |
1.279 |
0,92% |
-8,60% |
30º |
31º |
RENAULT SANDERO |
1.062 |
0,79% |
1.089 |
0,78% |
-2,48% |
32º |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.028 |
0,77% |
918 |
0,66% |
11,98% |
35º |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
946 |
0,71% |
1.085 |
0,78% |
-12,81% |
33º |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
910 |
0,68% |
632 |
0,45% |
43,99% |
37º |
35º |
RENAULT LOGAN |
895 |
0,67% |
329 |
0,24% |
172,04% |
44º |
36º |
VW TAOS |
837 |
0,63% |
765 |
0,55% |
9,41% |
36º |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
744 |
0,56% |
1.111 |
0,80% |
-33,03% |
31º |
38º |
BMW X1 |
470 |
0,35% |
474 |
0,34% |
-0,84% |
41º |
39º |
VW VIRTUS |
415 |
0,31% |
592 |
0,42% |
-29,90% |
38º |
40º |
NISSAN VERSA |
364 |
0,27% |
532 |
0,38% |
-31,58% |
40º |
41º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
358 |
0,27% |
566 |
0,41% |
-36,75% |
39º |
42º |
BMW 320i |
317 |
0,24% |
370 |
0,27% |
-14,32% |
43º |
43º |
VW POLO |
248 |
0,19% |
391 |
0,28% |
-36,57% |
42º |
44º |
BMW X3 |
246 |
0,18% |
96 |
0,07% |
156,25% |
- |
45º |
HYUNDAI TUCSON |
240 |
0,18% |
156 |
0,11% |
53,85% |
57º |
46º |
FORD BRONCO |
229 |
0,17% |
120 |
0,09% |
90,83% |
- |
47º |
CHEVROLET EQUINOX |
227 |
0,17% |
41 |
0,03% |
453,66% |
- |
48º |
RENAULT CAPTUR |
209 |
0,16% |
240 |
0,17% |
-12,92% |
47º |
49º |
VW JETTA |
178 |
0,13% |
41 |
0,03% |
334,15% |
- |
50º |
TOYOTA RAV4 |
169 |
0,13% |
226 |
0,16% |
-25,22% |
48º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
133.587 |
100,00% |
139.465 |
100,00% |
-4,21% |
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
JUN.22 (A) |
% TOTAL |
MAI.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. MAI. |
1º |
FIAT STRADA |
9.840 |
30,86% |
11.532 |
32,50% |
-14,67% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
4.481 |
14,05% |
5.287 |
14,90% |
-15,24% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
3.845 |
12,06% |
4.145 |
11,68% |
-7,24% |
3º |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.965 |
9,30% |
2.715 |
7,65% |
9,21% |
4º |
5º |
MITSUBISHI L200 |
1.654 |
5,19% |
1.819 |
5,13% |
-9,07% |
6º |
6º |
FIAT FIORINO |
1.572 |
4,93% |
2.165 |
6,10% |
-27,39% |
5º |
7º |
FORD RANGER |
1.335 |
4,19% |
1.215 |
3,42% |
9,88% |
8º |
8º |
RENAULT OROCH |
931 |
2,92% |
385 |
1,08% |
141,82% |
13º |
9º |
NISSAN FRONTIER |
792 |
2,48% |
721 |
2,03% |
9,85% |
10º |
10º |
VW SAVEIRO |
755 |
2,37% |
1.456 |
4,10% |
-48,15% |
7º |
11º |
RENAULT MASTER |
663 |
2,08% |
1.170 |
3,30% |
-43,33% |
9º |
12º |
RENAULT KANGOO |
393 |
1,23% |
0 |
0,00% |
- |
- |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
339 |
1,06% |
429 |
1,21% |
-20,98% |
11º |
14º |
CITROËN JUMPY |
278 |
0,87% |
387 |
1,09% |
-28,17% |
12º |
15º |
FORD MAVERICK |
243 |
0,76% |
176 |
0,50% |
38,07% |
18º |
16º |
KIA K2500 |
230 |
0,72% |
245 |
0,69% |
-6,12% |
15º |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
164 |
0,51% |
226 |
0,64% |
-27,43% |
16º |
18º |
VW / MAN EXPRESS |
154 |
0,48% |
189 |
0,53% |
-18,52% |
17º |
19º |
RAM 3500 |
151 |
0,47% |
94 |
0,26% |
60,64% |
20º |
20º |
RAM 1500 |
150 |
0,47% |
35 |
0,10% |
328,57% |
29º |
21º |
FIAT DUCATO |
131 |
0,41% |
247 |
0,70% |
-46,96% |
14º |
22º |
FORD TRANSIT |
108 |
0,34% |
5 |
0,01% |
2060,00% |
39º |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
91 |
0,29% |
91 |
0,26% |
0,00% |
21º |
24º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
85 |
0,27% |
79 |
0,22% |
7,59% |
22º |
25º |
VW AMAROK |
83 |
0,26% |
47 |
0,13% |
76,60% |
25º |
26º |
IVECO DAILY 30-130 |
78 |
0,24% |
57 |
0,16% |
36,84% |
24º |
27º |
IVECO DAILY |
70 |
0,22% |
43 |
0,12% |
62,79% |
26º |
28º |
EFFA V21 |
70 |
0,22% |
71 |
0,20% |
-1,41% |
23º |
29º |
RAM 2500 |
52 |
0,16% |
98 |
0,28% |
-46,94% |
19º |
30º |
HYUNDAI HR |
35 |
0,11% |
41 |
0,12% |
-14,63% |
27º |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
0,06% |
10 |
0,03% |
80,00% |
35º |
32º |
PEUGEOT BOXER |
16 |
0,05% |
7 |
0,02% |
128,57% |
38º |
33º |
EFFA V22 |
14 |
0,04% |
39 |
0,11% |
-64,10% |
28º |
34º |
CITROËN JUMPER |
12 |
0,04% |
7 |
0,02% |
71,43% |
37º |
35º |
FIAT SCUDO |
12 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
11 |
0,03% |
17 |
0,05% |
-35,29% |
31º |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
8 |
0,03% |
3 |
0,01% |
- |
42º |
38º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
8 |
0,03% |
24 |
0,07% |
-66,67% |
30º |
39º |
FOTON AUMARK 1039 |
7 |
0,02% |
12 |
0,03% |
-41,67% |
32º |
40º |
JAC V260 |
7 |
0,02% |
12 |
0,03% |
-41,67% |
33º |
41º |
KIA UK2500 |
5 |
0,02% |
11 |
0,03% |
-54,55% |
34º |
42º |
CHEVROLET MONTANA |
4 |
0,01% |
1 |
0,00% |
300,00% |
47º |
43º |
EFFA V25 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
41º |
44º |
JAC IEV750 |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
53º |
46º |
FORD F1000 |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
57º |
47º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
44º |
48º |
JAC IEV330P |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
63º |
49º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
- |
40º |
50º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
31.883 |
100,00% |
35.487 |
100,00% |
-10,16% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?