O fim do 1º semestre de 2022 foi mais animado do que o esperado, com dois dos principais lançamentos aparecendo antes da hora. Conhecemos a nova geração do Honda HR-V, que iniciará as vendas em agosto, em uma apresentação antecipada para a imprensa. Já a outra novidade não foi como a Hyundai gostaria, pois vazaram fotos do novo HB20, reestilizado para tentar reverter as críticas sobre o design.
Enquanto isso, a Volkswagen segue testando o Polo reestilizado, mas deixou vazar que terá o motor 1.0 turbo em uma versão menos potente, revelando que terá 116 cv de potência. A Renault ainda não tem outro lançamento depois da Oroch, porém anunciou um investimento para a fábrica em São José dos Pinhais (PR), para produzir carros com a plataforma CMF-B, começando com um novo SUV, além de um novo motor 1.0 turbo. E ainda vimos o retorno da produção do Audi Q3 no Brasil.
Confira as notícias mais importantes da última semana de junho:
A reação inicial à segunda geração do HB20 não foi das melhores. As críticas por conta do design, aliado às vendas fracas no começo, fez com que a Hyundai iniciasse um plano para reestilizar o carro mais cedo. Quando o hatch começou a vender melhor, já era tarde para interromper os trabalhos. O lançamento está parece acontecer agora em julho e o novo visual apareceu antes da hora em fotos vazadas, pouco depois sendo apresentado oficialmente pela marca. A pergunta é: ficou melhor assim ou piorou?
A terceira geração do HR-V (segunda para nós, já que o primeiro nunca veio ao país) está praticamente pronto para desembarcar nas concessionárias. A Honda já nos levou para conhecer o SUV compacto de perto e dirigir o carro, na versão 1.5 aspirada, justamente a que chega às lojas em agosto - as variantes com o 1.5 turbo ficarão para outubro.
Há um tempo comentamos como a Volkswagen aproveitará a reestilização de Polo e Virtus para mexer na oferta de motores. O 1.6 saiu de linha, e o 1.0 aspirado ficará restrito ao Polo Track, que chega somente no ano que vem. Assim, falta uma opção mais acessível, que será o 1.0 turbo em uma variante mais fraca do que os 128 cv do resto da linha. A ficha técnica do carro vazou, adiantando que terá 116 cv, mais do que o finado Up!, e que o Virtus ainda terá uma opção automática.
Depois de dois anos, a Audi volta a produzir carros no Brasil, montando a nova geração do Q3 em São José dos Pinhais (PR). Será feito em SKD (Semi Knocked-Down), praticamente pronto da Hungria, para terminar os trabalhos aqui. Não tem nenhuma peça nacional, nem mesmo os pneus são brasileiros. Mas é o suficiente para ajudar a pagar menos impostos.
Agora que a Oroch renovada está nas lojas, a Renault começa a olhar para seu próximo ciclo de investimentos no Brasil. Serão R$ 2 bilhões para renovar a fábrica em São José dos Pinhais, preparando o complexo para que monte carros com a plataforma CMF-B. E o primeiro carro será um SUV compacto, já avistado em testes e que ficará abaixo do Duster. Terá um motor 1.0 turbo, outra novidade que virá do aporte anunciado pela fabricante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores