A quinta geração do Kia Sportage finalmente finalmente chega ao Brasil. O SUV médio, que já foi o carro importado mais vendido do país, agora apostará em um design bem incomum e uma motorização híbrida-leve para atrair novamente os clientes que foram para outros modelos do segmento. Serão duas versões, com preços entre R$ 224.990 e R$ 259.990 - um aumento de R$ 5 mil sobre o valor da pré-venda, por causa da variação do dólar.
Conforme adiantado pela própria Kia, o Sportage 2023 será do tipo híbrido-leve - a exemplo do Stonic - e terá 1.6 turbo a gasolina com potência de 180 cv e 27 kgfm de torque. Em associação, um pequeno propulsor elétrico instalado no lugar do motor de arranque e alternador terá a função de otimizar os níveis de emissões e consumo de combustível. A transmissão será automatizada de dupla embreagem de 7 marchas, com tração dianteira. Segundo o Inmetro, o SUV faz 11,5 km/litro na cidade e 12,1 km/litro na estrada, sempre com gasolina.
O Sportage vendido por aqui será igual ao europeu, ou seja, mais curto. Terá 4,515 metros de comprimento e 2,680 metros de distância entre-eixos, além de 1,865 m de largura e 1,650 m de altura. Para efeito de comparação, a versão global vendida na Coreia do Sul e América do Norte mede 4,660 metros de comprimento e possui 2,755 metros de entre-eixos.
Há diferenças também no design, sendo a versão mais curta de perfil ligeiramente mais esportivo. Nesse sentido, as portas traseiras são menores e o desenho da última coluna é exclusivo - não há vidro espia, por exemplo. Mudam também o desenho das rodas e o formato dos para-choques.
A gama de versões, será composta por duas opções. A EX, ao preço de R$ 224.990, terá central multimídia com tela de 8 polegadas, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, volante com aquecimento, partida remota, alertas de ponto cego, saída de faixa com correção do volante e de colisão frontal e tráfego cruzado.
Já a EX Prestige, por R$ 259.990, adiciona central multimídia de 12,3 polegadas, rodas de 19 polegadas, bancos de couro, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, trocas de marcha por borboletas no volante, câmbio com seletor giratório, controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos.
Fonte: Autoesporte
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Reino Unido em julho: Kia Sportage é o preferido pelo 3º mês seguido
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Kia Sportage 2025 tem visual reestilizado adiantado em projeção