Nova Toyota Tacoma intensifica testes e dá o caminho da próxima Hilux
Plataforma TNGA-F será a mesma nas duas picapes e promete avanços importantes em segurança e eletrificação
Depois de colocar no mercado a renovada Tundra, a equipe de engenharia da Toyota concentra atenções no desenvolvimento da próxima geração de outra importante picape: a Tacoma. Flagras revelam testes intensos e mostram a caminhonete ainda bastante camuflada. Apesar disso, é possível notar as proporções gerais e a similaridade com a Tundra, que será usada como principal fonte e inspiração para o design.
Representante da marca no segmento de médias na América do Norte, a Tacoma será completamente reformulada e passará a ser construída sobre a plataforma modular TNGA-F - a mesma já usada pela Tundra e pelos SUVs Sequoia e Land Cruiser. Para o Brasil, o que interessa é que esta mesma arquitetura será adotada pela próxima geração da Hilux, aguardada para 2023 ou 2024.
Galeria: Picape elétrica da Toyota
A adoção de uma base única para toda a linha global de utilitários proporcionará redução de custos, tempo de desenvolvimento e consideráveis ganhos em economia de escala para a Toyota. A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da empresa, de tal modo que já nasce capaz de abrigar motores elétricos e compartilhar o maior número possível de componentes.
Na prática, abre caminho para o lançamento de versões híbridas e híbridas plug-in sem necessidade de adaptações ou maiores investimentos. Além disso, permitirá o compartilhamento da arquitetura eletrônica - ou seja, sistemas de entretenimento, dispositvos de segurança e equipamentos de assistência à condução.
Uma variante totalmente elétrica também está nos planos, como adiantado pela própria marca com a picape conceitual acima (galeria).
Esteticamente as novas Tacoma e Hilux não serão idênticas, mas devem se aproximar bastante como já aconteceu no passado. Na década de 1990, por exemplo, ambas seguiam basicamente a mesma linha de design. Em 2005 a estratégia mudou e cada uma adotou caminho próprio: a primeira alcançando mercados globais e a segunda focando na América do Norte. O mesmo aconteceu com SW4 e 4Runner, que chegaram a ser praticamente o mesmo carro até 2002.
Quando chegarem ao mercado, as novas Tacoma e Hilux terão várias rivais em comum, especialmente Chevrolet Colorado/S10 e Ford Ranger.
Fonte: TFLnow / YouTube
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