Designer da Stellantis quer acabar com todas as telas dos carros
Chefe de design da DS diz que ter tantos displays dentro do carro é "um pouco estúpido"
Qual é o limite das telas dentro dos carros? Já temos uma para a central multimídia, outra para o painel de instrumentos e, dependendo da marca, uma terceira para algumas funções como ar-condicionado. Além disso, estão cada vez maiores. Thierry Métroz, chefe de design da DS, uma das marcas do grupo Stellatins, acredita que ter tantos displays não é bom e parece "um pouco estúpido."
"Ter telas é uma tendência forte neste momento, mas eu acho que é um pouco estúpido, porque não ter mais um painel, apenas um display grande, não é a filosofia dentro da DS", disse Métroz à Autocar.
Galeria: DS 7 (2022)
O designer ainda vai além em suas críticas, sugerindo até acabar completamente com o uso dessas telas no interior dos próximos DS. "Nossa meta é tirar todos os displays de nossos interiores no futuro", ele explica. "O problema com uma tela é que, quando desligamos o sistema, você fica com uma superfície retangular preta cheia de marcas de dedos. Não é muito sexy, nem muito luxuoso."
Só que é o tipo de coisa que é mais fácil criticar do que resolver. Métroz admite que é um grande desafio, pois precisa de uma maneira de entregar informações para o motorista. Assim, a DS está buscando uma nova tecnologia que é menos intrusiva e que adicione "mais serenidade."
A marca de luxo que já foi parte da Citroën recentemente mostrou o DS 7 reestilizado, abandonando o sobrenome Crossback. Apesar das reclamações de Métroz, o carro renovado ainda vem com uma tela grande no interior, mostrando que estas mudanças propostas pelo designer levarão um tempo para ter efeito - e isso se for aprovada pelo resto da fabricante.
Enquanto isso, algumas rivais seguem no sentido contrário. Um exemplo é a Mercedes-Benz com o novo EQS, que vem com uma versão do MBUX que coloca um display em todo o painel dianteiro. A BMW é outra a usar a mesma estratégia, como vimos no Série 7, com uma enorme tela de 31 polegadas para os passageiros traseiros.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
DS quer ser Louis Vuitton das montadoras e diz que 'chega de SUVs'
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Primo de luxo do Peugeot 2008, novo DS 3 2023 estreia com design renovado
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo DS 7 2022 ganha visual renovado e motor híbrido de 360 cv
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Alfa Romeo, DS, e Lancia desenvolverão novos modelos juntas para 2024