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Nissan prepara mais um modelo nacional para conviver com o Kicks

Veículo será lançado até 2025 e aposta mais provável é um novo SUV médio

Fabrica Nissan - Resende (RJ)

Desde que March e Versa (que por um tempo virou o V-Drive) saíram de linha, o Nissan Kicks virou o único carro a ser feito pela fabricante em Resende (RJ). Isto mudará nos próximos anos, pois a empresa japonesa finalmente fala um pouco mais sobre o investimento de R$ 1,3 bilhões, revelando que terá um novo modelo nacional, a ser lançado até 2025. E este carro não será nem a nova geração do Kicks e nem uma versão brasileira do Versa.

Airton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul, conversou com algumas jornalistas durante uma visita à fábrica de Resende e falou sobre os planos da marca. Segundo o Automotive Business, o executivo revela que o complexo será modernizado e, quando os trabalhos forem concluídos, um novo carro passará a ser feito ao lado do Kicks. Cousseau já adianta que não será o Versa, atualmente importado do México, visto que é um automóvel que está nas lojas e está dentro do volume esperado.

Galeria: Fábrica Nissan - Resende (RJ)

Pela fala do presidente da Nissan na região, tudo indica que será um modelo inédito, ao invés de nacionalizar um carro que já existe em outro país. A Aliança Renault-Nissan está adotando a plataforma modular CMF em todos os seus mercados e a Renault também utilizará esta arquitetura em São José dos Pinhais (PR). Aqui na região, espera-se que os modelos nacionais utilizem somente a CMF-B para carros compactos e alguns médios.

Antecessor de Cousseau no comando da Nissan, Marco Silva havia dado indicações à Motor1.com, em uma entrevista exclusiva, de que o SUV compacto Magnite seria feito no país, posicionado abaixo do Kicks como um substituto do March. Porém, os tempos mudaram e a maioria das fabricantes estão se afastando do segmento de entrada, descartando a chegada do pequeno.

Renault-Nissan - Planos para o Brasil

Uma boa indicação é a estratégia que a Aliança Renault-Nissan apresentou em 2020, determinando que a Renault desenvolveria os modelos pequenos e a Nissan teria uma variante própria. Isto será invertido nos modelos médios, com a Nissan cuidando da criação e a Renault adotando uma versão com seu logo. A marca francesa tem planos de criar um SUV compacto, que inclusive deve reviver o nome Clio por aqui, ao invés de criar um novo Stepway; e para um utilitário médio derivado do conceito Bigster, também confirmado para o país.

Como o Magnite teria sido descartado, é mais provável que este novo modelo seria um SUV médio baseado no Bigster, posicionando a Nissan em um segmento com o qual ela flerta há tempos. A empresa sempre comentou sobre como estudava a importação do X-Trail ao país, esperando a troca de geração do carro, que já fez sua estreia global e até agora segue longe do Brasil. Para ajudar, Cousseau disse que “com o início da produção de um novo modelo, nosso market share, que está em 3%, vai crescer, mas eu não preciso de uma participação enorme de mercado. Prefiro uma fatia menor, mas sustentável, no azul”.

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