Para uma montadora gigante, o Grupo Volkswagen certamente está carente no departamento de caminhonetes. Por esta razão, não é muita surpresa que o lado comercial da empresa esteja fazendo uma grande divulgação da segunda geração de Amarok. Com estreia marcada para dia 7 de julho, a picape média está sendo submetida a uma longa campanha de teasers que não mostra sinais de desaceleração.
Agora nesta última prévia, a Amarok 2023 revela um pouco mais detalhes de sua carroceria com molduras das caixas de rodas volumosas, faróis matriz de LEDs e rodas com acabamento em dois tons e equipadas com seis porcas no lugar das cinco que eram usadas na picape antiga. Os adesivos parecem estar de volta à moda, com gráficos pretos percorrendo a parte inferior das portas. A picape azul parece de uma versão com proposta mais robusta (e aventureira), possivelmente a Panamericana, enquanto a configuração com carroceria para parece ser uma versão mais refinada, provavelmente chamada de Aventura.
Os teasers anteriores revelaram que a novo Amarok terá uma central multimídia com tela sensível ao toque na vertical de 12 polegadas e sistema operacional SYNC4 da Ford. Haverá ainda um punhado de botões físicos logo abaixo da tela gigante, mas a maioria das funções será integrada à tela central. Alguns controles mais tradicionais serão colocados ao redor da alavanca de marchas para acesso rápido sem que o motorista precisa tirar os olhos da estrada.
Uma imagem teaser recente mostrou a tampa da caçamba da picape média por completo, trazendo letras em relevo com a inscrição "AMAROK", bem como emblemas V6 e 4Motion bastante grandes em cada canto inferior da tampa traseira. As versões inferiores vão se contentar com os motores de quatro cilindros e as mais baratas terão somente tração traseira.
Maior que a primeira geração, a nova Amarok com cabine dupla terá seus 5.350 metros de comprimento, enquanto a distância entre-eixos será de 3.220 mm. Já as rodas vão varias bastante de tamanho, partindo de um jogo aro 17 para o modelo mais básico e chegando até 21 polegadas para a versão topo de linha. A nova Ranger já recebeu o tratamento "esportivo fora de estrada" Raptor, mas resta saber se a Volkswagen fará uma Amarok R equivalente.
Após sua estreia na próxima semana, a nova Amarok 2023 entrará em produção na fábrica da Ford na África do Sul. Vale lembrar que a Amarok antiga continuará entre nós para atender mercados de parte da América do Sul, o que inclui o Brasil, com isso a VW continuará sua produção na fábrica de Pacheco, na Argentina. Para ganhar uma sobrevida, a picape receberá uma reestilização e novos equipamentos e já foi até flagrada em testes na Argentina.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média