Este é o novo Hyundai HB20 2023. Durante a noite desta terça-feira (28), o mistério sobre o visual renovado do hatch coreano começou a circular fortemente nas redes sociais. A fabricante mexeu bastante no visual, rompendo bem o estilo atual que foi motivo de polêmica desde seu lançamento em 2019.
Para a mudança, a Hyundai buscou inspiração em outro best-seller, o novo Tucson, que ainda não chegou por aqui. Na dianteira, o novo HB20 2023 ganha faróis mais afilados e formato mais convencional e integrado a nova grade dianteira, agora mais estreita e separada da tomada de ar inferior. Aparentemente, as fotos se referem à versão mais básica por conta dos faróis com luzes halógenas e grade de plástico com acabamento simples. Por falar no conjunto óptico, à primeira vista a peça tem certa semelhança a modelos da Volkswagen.
Como uma peça separada, a entrada de ar no para-choque tem desenho mais recortado e reto, com as luzes de seta ficando posicionadas nas pontas, o que deu uma aparência mais larga para o hatch. Já o capô parece mais reto e traz dois vincos na parte central. Em resumo, a dianteira ficou bem próxima comparada à nossas projeções.
Nas laterais praticamente nada muda no novo HB20, com o hatch mantendo o vinco que começa nos faróis, segue abaixo das janelas e desce nas portas traseiras. Outro ponto revelado nas imagens foi o fato da Hyundai manter as calotas com o mesmo desenho da versão Sense atual.
Já a traseira é a parte que sofreu a maior mudança, trocando as peças que pareciam bumerangues invertidos, aqui outro ponto que criticado no lançamento em 2019, mas que podem ser outro ponto de polêmica. Agora as lanternas, aparentemente de LEDs e mais estreitas, são interligadas por toda a tampa do porta-malas. Resta saber se essa parte central será iluminada ou se apenas será um recurso estético. Este é mais um ponto que foi totalmente inspirado no Tucson vendido nos Estados Unidos e Europa, que faz sentido no SUV, mas que precisamos ver ao vivo para entender a harmona.
No mais, a luz de ré continua no para-choque, mas parece que vai além da companhia dos refletores e traz agora luzes de seta. A parte inferior do para-choque traseiro é em plástico preto em toda sua extensão, outro recurso de design para dar uma aparência mais larga ao HB20.
Até o momento não houve registros do interior do novo HB20 2023, mas espere por importantes atualizações com itens compartilhados com o novo Creta, principalmente o novo volante com base achatada e dois arcos dentro do aro, bem como sistema multimídia com tela de 8 polegadas e quem sabe até painel de instrumentos 100% digital nas versões mais caras. Novos acabamentos e revestimentos internos também são esperados, assim como a chegada de conexão sem o uso de cabos para Apple CarPlay e Android Auto.
Debaixo do capô, tudo deverá ser mantido como hoje: 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm nas versões mais baratas, disponível apenas com câmbio manual de 5 marchas ou, com alguma chance, a adoção do 6 marchas. As versões mais caras virão com o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto o câmbio pode ser um manual ou automático, ambos de 6 velocidades. É possível ainda que ambos os propulsores recebam alguma novidade para otimizar o consumo de combustível.
Agora é esperar o lançamento do novo Hyundai HB20, que tem previsão de acontecer agora em julho. Fica a curiosidade de como ficará o novo HB20S, a versão sedã do compacto da marca sul-coreana.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança