Apresentado como carro conceito em novembro do ano passado, o novo SUV compacto da Honda para mercados emergentes parece cada vez mais próximo de chegar ao mercado. Conhecido por enquanto como RS SUV Concept, o modelo será revelado em versão de produção dentro de poucos meses e já começou a ser registrado pela marca em países da Ásia. O visual final seguirá as linhas vistas no protótipo, sem grandes mudanças.
O novo crossover será posicionado na base do portfólio de SUVs da Honda e, na prática, terá a missão de suceder o polêmico WR-V. O nome ZR-V vinha sendo bastante cogitado, sendo a letra Z referência direta à chamada "geração Z" (grupo de pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010). No entanto, já foi adotado pelo SUV derivado do Civic, que ficará posicionado acima do HR-V. O batismo escolhido, portanto, será inédito.
O comprimento deverá ficar entre 4,05 e 4,10 metros para conservar o porte do WR-V atual e, ao mesmo tempo, abrir distância do HR-V. Na motorização, todos os rumores apontam para adoção do propulsor 1.5 aspirado de quatro cilindros, o mesmo do City, com potência de 126 cv e torque de 15,5 kgfm.
O câmbio poderá ser manual ou câmbio automático do tipo CVT simulando 7 marchas. Uma opção híbrida de 109 cv, repetindo mecânica usada pelo City Hybrid vendido na Ásia, também é cogitada.
A priori, o foco do modelo será voltado para mercados do sudeste da Ásia, como Tailândia e Indonésia. No entanto, a chegada a outros países também é uma possiblidade, incluindo o Japão. No mercado brasileiro a estreia ainda não foi confirmada, mas certamente seria o carro ideal para ficar abaixo do New HR-V, que ficou mais refinado e estreará por aqui em agosto mais caro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda