Com a mesma “cara” desde 2019, quando teve sua última mudança de geração (apesar da semelhança com o modelo anterior), o Hyundai HB20 vai ganhar uma atualização visual de meia-vida para neutralizar o visual polêmico. E o novo modelo foi flagrado mais uma vez camuflado rodando em testes no país, revelando um pouco das lanternas que ganharão um visual com inspirações na última geração do Tucson vendido no mercado europeu.
Recebemos o flagra do hatch em testes na rodovia Castello Branco, em São Paulo, que foi registrado pela leitora Rebeca Salmazio. A imagem em específico revela apenas a traseira do HB20, sendo que apenas parte das lanternas aparecem um pouco descobertas. Isso é o suficiente para ver que o novo conjunto terá formato mais tradicional, como tinha sido antecipado pela projeção do designer Renato Aspromonte do OverboostBR, com a lanterna trazendo desenho mais retilíneo e posição mais convencional, abandonando o formato de bumerangue invertido criticado desde o lançamento.
Com base nos flagras anteriores, o que inclui a unidade fotografada pelo parceiro Renato Maia do Falando de Carro e o modelo fotografado na Europa em testes na neve, a dianteira do hatch terá inspirações no i20 europeu, modelo de entrada da marca sul-coreana no velho continente. Ele terá faróis redesenhados e novos para-choques, enquanto a antiga grade de dimensões maiores que ia do capô até a base do para-choque será repartida em duas partes. A seção inferior ficará mais larga e a seta direcional poderá descer, enquanto entradas de ar nas extremidades deverão acompanhar os faróis de neblina redondos.
O que não foi registrado até o momento foi o interior do hatch reestilizado. A aposta fica para novidades compartilhadas com o novo Creta, principalmente o novo volante com base achatada e dois arcos dentro do aro, bem como sistema multimídia com tela de 8 polegadas e quem sabe até painel de instrumentos 100% digital nas versões mais caras. Novos acabamentos e revestimentos internos também são esperados, assim como a chegada de conexão sem o uso de cabos para Apple CarPlay e Android Auto.
A motorização deverá ser a mesma, com o hatch mantendo o 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm nas versões mais baratas, disponível apenas com câmbio manual de 5 marchas ou, com alguma chance, a adoção do 6 marchas. As versões mais caras virão com o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm, enquanto o câmbio pode ser um manual ou automático, ambos de 6 velocidades.
A julgar pelo o que se ventila pelo mercado e considerando o quanto os carros camuflados já rodam praticamente prontos, o novo Hyundai HB20 tem lançamento esperado para o final de julho ou no mais em agosto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança