Faz cerca de sete anos que ouvimos a Jeep falar sobre lançar um novo modelo abaixo do Renegade e a fabricante até confirmou os planos algumas vezes. Este compacto finalmente começou a sair do papel e aparece em desenvolvimento, com novas fotos do pequeno SUV rodando pelas ruas todo camuflado. Será totalmente elétrico e, inicialmente, vendido apenas na Europa.

Supostamente, este novo Jeep será construído com a plataforma CMP do Grupo PSA, aproveitando que agora faz parte da Stellantis. A arquitetura é usada por Peugeot 2008, Opel Mokka e DS 3 Crossback, pronta para eletrificação, tanto que estes carros já tem uma versão totalmente elétrica. Porém, a produção não seria na mesma linha de montagem na França, mas sim na Polônia, junto com o futuro Alfa Romeo Brennero e o novo Fiat 500X.

Galeria: SUV subcompacto da Jeep em testes

As fotos mostram o protótipo ainda bem camuflado, cobrindo quase tudo o que é possível. Ainda assim, podemos notar que o design será bem próximo das projeções oficiais divulgadas pela Jeep há alguns meses, como o formato dos faróis, da grade e do para-choque. Outro ponto chamativo é o comprimento total, com balanços bem curtos, algo comum em carros elétricos.

A base CMP permitirá que este novo Jeep seja totalmente elétrico, entrando na estratégia da Stellantis de eletrificar toda sua linha na Europa nos próximos anos. Anteriormente, a empresa disse que seria só elétrico, mas ainda seria possível ter uma variante a combustão, usando um sistema híbrido. A variante totalmente elétrica supostamente terá um único motor de 136 cv e um conjunto de baterias de 50 kWh.

A produção deve ser iniciada no 2º semestre, visto que a fabricante prometeu o carro para o começo de 2023 na Europa. Antes, a Jeep até falava sobre lançar este modelo em outros mercados como Índia, mas nada está confirmado neste momento. Por aqui, a empresa desconversa quando questionada sobre o SUV compacto e algumas pessoas ligadas à marca dizem que não está nos planos, ao menos por enquanto.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com