A Toyota tentou guardar segredo até o último momento, mas o novo SUV compacto da marca para mercados emergentes acabou vazando antes da hora. Prova disso são estas imagens, captadas durante ensaio fotográfico e responsáveis por adiantar detalhes do conjunto frontal do modelo. O design, como visto, será bastante agressivo e pensado estrategicamente para agradar o público mais jovem.
Entre as soluções adotadas, destaque para o conjunto óptico divido em duas partes. Na parte superior, luzes diurnas de LED serão formadas por traços duplos e integradas ao filete cromado da grade. Logo abaixo, ficam posicionados os faróis principais e a enorme abertura do para-choque. O suporte para placa também aparece e entrega o nome do modelo: Urban Cruiser Hyryder.
Com o novo modelo, a Toyota espera se posicionar de forma competitiva no segmento e rivalizar diretamente com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e cia. Países emergentes serão o foco do novo SUV, já que em outros mercados a empresa possui modelos mais refinados. Na América do Norte e na Europa, por exemplo, já existe o C-HR, modelo que até foi cogitado para o Brasil, mas logo descartado em razão do espaço interno reduzido. A Europa é atendida ainda com o Yaris Cross, enquanto o Sudeste Asiático tem o Raize.
São grandes as possibilidades de que este seja o futuro SUV compacto que a Toyota desenvolve para o Brasil. Etios e Yaris também são frutos de projetos asiáticos na mesma linha emergente. De acordo com fontes ligadas à Toyota, Motor1.com sempre cravou que um segundo SUV (além do Corolla Cross) de porte menor seria produzido no Brasil, mas que não seria o Yaris Yaris Cross por ser pequeno demais, e sim outra alternativa.
A Índia será o primeiro mercado do Urban Cruiser Hyryder - tanto é que sediou todo o desenvolvimento do projeto. Os trabalhos foram tocados em parceria com a Suzuki (montadora líder de vendas no mercado indiano e parceira local da Toyota), que terá sua própria versão do modelo.
A plataforma adotada será a base DNGA, considerada uma versão mais simples da arquitetura TNGA. A adaptação foi projetada pela Daihatsu, marca pertence ao grupo Toyota e que nos últimos anos assumiu o desenvolvimento de produtos da marca para mercados emergentes.
A DNGA também será usada pela próxima geração do Yaris e promete ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso. Além disso, abrirá caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos. Tanto é que o novo SUV terá versões híbridas desde o lançamento, sendo uma do tipo híbrido-leve e outra com conjunto completo.
A estreia oficial acontecerá no próximo dia 1º de julho. No Brasil, a Toyota também trabalha no desenvolvimento de novo SUV compacto para ficar abaixo do Corolla Cross, como Motor1.com revelou na época em que o utilitário médio foi apresentado. O projeto ainda não havia recebido o sinal por questões econômicas. Com o novo Urban Cruiser Hyryder, a Toyota pode, enfim, entrar em um dos segmentos mais aquecidos por aqui.
Fonte: Team BHP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida