A crise dos semicondutores e demais componentes para a indústria automotiva segue mesmo após uma recuperação da produção de veículos no Brasil em maio. Prova disso é que a própria General Motors está retirando equipamentos que antes eram itens de série dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker 2023. Em comunicado interno, a Chevrolet avisou seus concessionários que os modelos que mencionamos vão ter perda de equipamentos a partir de julho.
De acordo com nossos colegas da revista Quatro Rodas, que tiveram acesso ao documento, o sistema multimídia MyLink com tela de 8 polegadas do Onix, Onix Plus e Tracker da linha 2023 perderão a função Android Auto, que espelha smartphones com o sistema operacional Android no multimídia do carro, seja com sem fio (via sinal wireless) ou com o uso de cabos. A projeção sem fio da tela do smartphone e o sinal Wi-Fi via 4G também serão perdidos. O mais curioso é que o espelhamento com o Apple CarPlay vai continuar, embora apenas com o uso de cabos (a função sem fio é perdida).
Apesar dos três modelos ainda contarem com o sistema multimídia, outra função básica mas um tanto importante será perdida a partir do mês que vem: a conexão Bluetooth. Isso significa que não será possível sequer fazer uma ligação pelo smartphone usando o sistema MyLink no Onix, Onix Plus e Tracker. Com isso, a central multimídia, que um dia sinônimo de conectividade, sendo até destacada pela Chevrolet na venda dos modelos, servirá basicamente como um rádio ou reprodutor de mídia – a não ser que você tenha um smartphone da marca da maçã.
Vale lembrar que não há informações sobre mudanças no sistema OnStar, que não foi mencionado no documento. Ao acessar o site, a montadora destaca que os recursos de conectividade estão disponívels apenas para o Apple CarPlay.
Em comunicado enviado à Quatro Rodas, a General Motors informou que futuramente o cliente poderá adquirir um módulo que será capaz de habilitar as funcionalidades de conectividade perdidas, embora não tenha dado um prazo para que esse componente comece a ser vendido. Vale lembrar que não é a primeira vez que a montadora “capa” equipamentos em sua linha. Em abril, a linha 2023 do Onix e Onix Plus perderam o ar-condicionado digital de série, além de reduzir a oferta de versões. E o motivo é o mesmo de agora: a escassez de componentes na indústria. Veja abaixo o comunicado da GM.
"A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes.
Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia. A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente’’.
A GM não é a única fabricante a penar pela falta de componentes, pois no ano passado a Toyota colocou uma central multimídia de um novo fornecedor no Corolla, que perdeu as funções Android Auto e Apple CarPlay, bem como o gráfico do sistema híbrido nas versões com motor 1.8 Hybrid. A Volkswagen também foi afetada e chegou a vender o Polo e Nivus sem central multimídia.
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