A Ford anda um pouco quieta com Territory aqui no Brasil. Lançado em agosto de 2020, o SUV importado da China emplacou 478 unidades emplacadas desde janeiro até maio. Dentro de sua linha por aqui, só vende mais do que o Mustang e Transit, ficando atrás do Bronco Sport, mais caro e que tem 558 veículos vendidos este ano. A resposta para tudo isso pode ser este primeiro flagra da “nova geração” do SUV médio rodando em terras brasileiras.
O leitor Marcos Costa flagrou o novo Ford Territory em testes, rodando em Campos do Jordão (SP), ainda bem camuflado. O que denuncia sua identidade são as lanternas, com uma borda em LED e dois pontos menores no meio; o formato dos vidros laterais; os vincos no para-lama dianteiro e na lateral; e o para-choque traseiro, que mostra um pouco da sua forma por conta da maneira como os disfarces estão próximos demais da carroceria.
No entanto, este novo Territory não é exatamente uma nova geração, mas sim um novo modelo desenvolvido pela nova joint-venture da JMC-Ford. Isso significa que desta vez não será um modelo da marca chinesa com os logos da Ford, como é o Territory atual. Tanto é que está sendo vendido na China com o nome de Equator Sport, enquanto outros países começaram a receber o carro como o novo Territory, como Filipinas e Camboja.
Ou seja, a verdade é que é um outro carro com o nome Territory. É maior, medindo 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, enquanto o modelo anterior tinha 4,58 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos. O seu design é totalmente diferente, mais próximo da identidade usada pelo Evos e o novo Fusion. A grade é muito maior e usa um esquema de faróis duplos, com as luzes diurnas em LED bem finas na parte superior e o conjunto principal mais abaixo.
O interior é a parte mais interessante do carro, sem a enorme quantidade de botões do modelo atual. A cabine é muito mais limpa, concentrando as informações nas telas de 12,3 polegadas do painel de instrumentos digital e da central multimídia, posicionadas lado a lado com o mesmo estilo que a MBUX da Mercedes-Benz. Na China, o SUV tem equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa.
A motorização é outra, abandonando o motor 1.5 turbo de 150 cv e 22,9 kgfm que era uma versão melhorada de um propulsor antigo da Mitsubishi e que trabalhava com um câmbio CVT. Agora virá com um novo motor 1.5 turbo, mas de 170 cv e 26,5 kgfm, combinado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Como esta é a primeira vez que o novo Ford Territory aparece no Brasil, o desenvolvimento ainda deve estar em um estágio inicial. Já vimos outros carros da fabricante rodando sem camuflagem e que ainda não foram lançados, como o Mustang Mach-E. É possível que o SUV seja lançado por aqui apenas no final do ano ou início de 2023.
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