Há meses o Motor1.com vem flagrando o novo Volkswagen Polo em testes, mas o hatch repaginado ainda não tem data oficial para chegar. Enquanto a marca não divulgou ainda quando ocorrerá a apresentação, acreditamos o novo Polo 2023 deverá estrear no mercado brasileiro ainda em 2022 em algum momento do 2º semestre.
A Volkswagen deverá empreender a primeira reestilização no hatch, que está com o mesmo visual e poucas alterações desde seu lançamento em 2017. Enquanto o novo Polo não chega, separamos aqui todos os detalhes do carro que já apuramos, compilando para vocês o que pode-se esperar da novidade.
Enquanto o Volkswagen Polo já foi renovado para os mercados da Europa há algum tempo, o carro brasileiro deverá seguir apenas em parte o que foi mostrado lá fora. Por aqui, o hatch deve receber faróis dotados de nova assinatura em LED para as luzes diurnas. O para-choque dianteiro trará a região dos faróis de neblina redesenhada e novas entradas de ar inferiores na porção central da peça, seguido o Polo europeu. A iluminação frontal deverá ser totalmente de LED.
A questão é a traseira. O hatch que a Volkswagen vende na Europa passou por uma mudança significativa. As lanternas deixaram o formato quadrado e ficaram mais horizontalizadas, incluindo uma porção da peça invadindo o tampão do porta-malas. Todos os flagras que realizamos até agora já deixaram claro que a traseira do Polo brasileiro manterá o formato atual e receberá um redesenho exclusivo para nosso mercado, também com lâmpadas de LED.
Também há uma dúvida em relação à cabine. Sabemos que o novo Volkswagen Polo 2023 terá atualizações, como a disponibilidade do painel de instrumentos digital de 7 polegadas nas versões de entrada e de 10 polegadas nas mais caras. A central multimídia continuará a ser a VW Play, com as atualizações vistas no Nivus 2022, como Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Volante, logos e os comandos do ar-condicionado também serão novos.
O que não sabemos com certeza é se a Volkswagen irá retrabalhar o acabamento interno do carro, alvo de críticas pela simplicidade desde o lançamento do Polo. Outra possibilidade para o futuro é a troca dos nomes das versões pelo padrão usado na Europa. Lá, o hatch é oferecido nas configurações Life e Style.
Hoje, o Polo até oferece um motor 1.0 aspirado no catálogo, com as demais versões usando a configuração turbinada do propulsor tricilíndrico e entregando até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque (200TSI). Na linha 2023, o novo Polo deverá trazer de volta um propulsor que não era mais oferecido no Brasil.
Trata-se do mesmo 1.0 turbo, mas na configuração que entrega até 105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Ele era utilizado no Up!, mas continuou sendo fabricado para abastecer o mercado argentino, onde é usado por Nivus e T-Cross. No Brasil, voltará a usar a designação do Up!: 170TSI. o câmbio será o manual de 5 marchas, onde a última relação é mais alongada.
A Volkswagen está trabalhando no Polo 170TSI com um objetivo bem claro: ser o carro mais econômico do Brasil, como foi com o Up!. Isto significa que terá que superar os 17,7 km/litro que o Chevrolet Onix Plus faz, segundo a etiquetagem do Inmetro. Lembrando que o Up! TSI fazia 16 km/litro pela mesma medição, mas passava facilmente este valor na vida real. Para chegar nestes números, a versão também lançará mão de elementos como grade dianteira mais fechada e aerodinâmica e pneus de menor resistência à rolagem.
Já os motores 200TSI permanecerão sem alterações, pois já podem receber outros sistemas que ajudam na economia de combustível, como start/stop. Outro flagra recente do Polo confirmou que a versão GTS do Polo deverá continuar em linha. Assim, o 1.4 turbo de quatro cilindros com até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque seguirá como opção. Tanto o 1.0 turbo de 128 cv quanto o 1.4 turbo continuarão sendo combinados à atual transmissão automática de 6 velocidades atual.
Também existiram rumores de que a reestilização do Polo poderia receber o sistema híbrido-leve de 48V, batizado de eTSI. Nele, um gerador é utilizado no lugar do alternador para manter o carro em movimento em velocidade de cruzeiro enquanto o motor a combustão fica desligado. Uma unidade do VW Golf de oitava geração foi flagrada com este sistema em testes no Brasil.
No entanto, fontes ligadas à marca confirmaram que o carro está sendo usado de base para o desenvolvimento do eTSI para que este sistema passe a aceitar também etanol. A fabricante tem falado muito sobre o uso do biocombustível e até criou um centro de desenvolvimento para motores a etanol. Só que não é para agora, ao contrário dos rumores recentes. Todo o projeto ainda está em estágio inicial e precisará de um bom tempo para ficar pronto, justamente por ser flex. Além disso, a tecnologia fará sua estreia em um modelo mais caro primeiro.
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