Em seu 10º mês consecutivo com queda nas vendas de veículos novos, o mercado europeu fechou o mês de maio com 830.447 unidades comercializadas, o 2º pior desempenho para o mês desde 1991 – atrás apenas de abril de 2020, auge da pandemia. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, o resultado foi 20,2% inferior ao de 2021.
Assim como em março, os cinco maiores mercados do continente (Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha) tiveram quedas na casa dos dois dígitos. O acumulado do 1º quadrimestre, de 3.583.587 unidades, já é 13% pior do que o do ano passado. Entre as montadoras, a líder Volkswagen (81.362) perdeu quase 1/3 dos compradores de 2021.
Com 57.150 unidades, a Toyota completou quatro meses seguidos na vice-liderança. Fechando o pódio, a BMW (51.949) assumiu a posição de honra entre as premium, com pouco mais de 3,5 mil unidades de vantagem sobre a Mercedes (48.273), 3ª colocada nos dois meses anteriores. Kia (47.725), Hyundai (41.227) e Dacia (30.836) foram as únicas entre as vinte primeiras a crescerem no período.
POS. |
MARCA |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
81.362 |
9,8% |
121.382 |
11,7% |
-33,0% |
2º |
TOYOTA |
57.150 |
6,9% |
60.840 |
5,8% |
-6,1% |
3º |
BMW |
51.949 |
6,3% |
60.871 |
5,9% |
-14,7% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
48.273 |
5,8% |
61.809 |
5,9% |
-21,9% |
5º |
KIA |
47.725 |
5,7% |
42.408 |
4,1% |
12,5% |
6º |
AUDI |
47.093 |
5,7% |
57.277 |
5,5% |
-17,8% |
7º |
PEUGEOT |
45.746 |
5,5% |
70.219 |
6,8% |
-34,9% |
8º |
HYUNDAI |
41.227 |
5,0% |
36.178 |
3,5% |
14,0% |
9º |
FORD |
40.674 |
4,9% |
50.051 |
4,8% |
-18,7% |
10º |
RENAULT |
39.053 |
4,7% |
54.999 |
5,3% |
-29,0% |
11º |
SKODA |
37.971 |
4,6% |
56.274 |
5,4% |
-32,5% |
12º |
FIAT |
31.996 |
3,9% |
45.328 |
4,4% |
-29,4% |
13º |
DACIA |
30.836 |
3,7% |
28.583 |
2,7% |
7,9% |
14º |
OPEL/VAUXHALL |
30.612 |
3,7% |
45.067 |
4,3% |
-32,1% |
15º |
CITROËN |
30.010 |
3,6% |
42.755 |
4,1% |
-29,8% |
16º |
SEAT |
27.572 |
3,3% |
36.265 |
3,5% |
-24,0% |
17º |
NISSAN |
19.143 |
2,3% |
19.642 |
1,9% |
-2,5% |
18º |
VOLVO |
18.993 |
2,3% |
24.677 |
2,4% |
-23,0% |
19º |
MINI |
11.544 |
1,4% |
16.150 |
1,6% |
-28,5% |
20º |
LAND ROVER |
10.679 |
1,3% |
13.629 |
1,3% |
-21,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
830.447 |
... |
1.040.027 |
... |
-20,2% |
|
ACUMULADO |
3.583.587 |
... |
4.120.715 |
... |
-13,0% |
Observações: Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
No ranking de modelos, o 208 (15.615) assumiu uma liderança que não ocupava desde fevereiro do ano passado – em 2022, o representante da Peugeot segue no topo. Com 13.998 unidades, o VW T-Roc, líder entre os SUVs / crossovers, jamais havia conquistado uma posição similar se acordo com o Best Selling Cars Blog. Completando o pódio com 12.913 unidades, o Dacia Sandero segue em 2º no ano.
Atrás do Fiat 500 (12.835), líder entre os modelos 100% elétricos – deste total, 5.524 unidades foram da versão sem motor a combustão -, o Ford Puma (12.601) alcançou um inédito 5º lugar. Único no pelotão de cima com resultado positivo (+53%), o Kia Sportage (11.635) – que começa a ser vendido em sua nova geração no Brasil em julho – conquistou seu 1º top 10.
Nº 1 em fevereiro, o VW Golf (10.056) perdeu quase metade de seus compradores e despencou para o 14º lugar. Top 5 nos dois primeiros meses do ano, o Peugeot 2008 (7.038) perdeu fôlego – quase 61% a menos do que em 2021 – e foi apenas o 32º colocado. Versão europeia do Nivus, o VW Taigo estreou no top 50 em 40º lugar, com 6.068 unidades.
POS. |
MODELO |
ABR.22 |
% MERCADO 2022 |
ABR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PEUGEOT 208 |
15.615 |
1,9% |
18.406 |
1,8% |
-15,2% |
2º |
VW T-ROC |
13.998 |
1,7% |
16.882 |
1,6% |
-17,1% |
3º |
DACIA SANDERO |
12.913 |
1,6% |
13.435 |
1,3% |
-3,9% |
4º |
FIAT 500 |
12.835 |
1,5% |
16.091 |
1,5% |
-20,2% |
5º |
FORD PUMA |
12.601 |
1,5% |
13.325 |
1,3% |
-5,4% |
6º |
TOYOTA YARIS |
12.448 |
1,5% |
17.585 |
1,7% |
-29,2% |
7º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
11.834 |
1,4% |
17.712 |
1,7% |
-33,2% |
8º |
TOYOTA COROLLA |
11.678 |
1,4% |
12.996 |
1,2% |
-10,1% |
9º |
KIA SPORTAGE |
11.635 |
1,4% |
7.600 |
0,7% |
53,1% |
10º |
FIAT PANDA |
11.544 |
1,4% |
12.039 |
1,2% |
-4,1% |
11º |
CITROËN C3 |
11.537 |
1,4% |
14.392 |
1,4% |
-19,8% |
12º |
HYUNDAI TUCSON |
10.788 |
1,3% |
10.949 |
1,1% |
-1,5% |
13º |
VW POLO |
10.242 |
1,2% |
13.977 |
1,3% |
-26,7% |
14º |
VW GOLF |
10.056 |
1,2% |
18.984 |
1,8% |
-47,0% |
15º |
NISSAN QASHQAI |
9.969 |
1,2% |
8.920 |
0,9% |
11,8% |
16º |
VW T-CROSS |
9.680 |
1,2% |
12.474 |
1,2% |
-22,4% |
17º |
TOYOTA YARIS CROSS |
9.562 |
1,2% |
- |
- |
- |
18º |
RENAULT CAPTUR |
9.482 |
1,1% |
14.488 |
1,4% |
-34,6% |
19º |
DACIA DUSTER |
9.347 |
1,1% |
12.472 |
1,2% |
-25,1% |
20º |
PEUGEOT 3008 |
9.337 |
1,1% |
14.875 |
1,4% |
-37,2% |
21º |
TOYOTA C-HR |
9.335 |
1,1% |
9.653 |
0,9% |
-3,3% |
22º |
AUDI A3 |
8.500 |
1,0% |
11.072 |
1,1% |
-23,2% |
23º |
HYUNDAI KONA |
8.279 |
1,0% |
8.507 |
0,8% |
-2,7% |
24º |
FORD KUGA |
8.165 |
1,0% |
10.594 |
1,0% |
-22,9% |
25º |
VOLVO XC40 |
7.936 |
1,0% |
11.207 |
1,1% |
-29,2% |
26º |
MINI |
7.889 |
0,9% |
10.606 |
1,0% |
-25,6% |
27º |
SKODA FABIA |
7.668 |
0,9% |
8.264 |
0,8% |
-7,2% |
28º |
BMW X1 |
7.634 |
0,9% |
8.227 |
0,8% |
-7,2% |
29º |
PEUGEOT 308 |
7.556 |
0,9% |
- |
- |
- |
30º |
CUPRA FORMENTOR |
7.517 |
0,9% |
- |
- |
- |
31º |
RENAULT CLIO |
7.202 |
0,9% |
17.736 |
1,7% |
-59,4% |
32º |
PEUGEOT 2008 |
7.038 |
0,8% |
18.144 |
1,7% |
-61,2% |
33º |
VW PASSAT |
6.861 |
0,8% |
7.965 |
0,8% |
-13,9% |
34º |
MERCEDES CLASSE A |
6.463 |
0,8% |
12.471 |
1,2% |
-48,2% |
35º |
KIA NIRO |
6.446 |
0,8% |
6.937 |
0,7% |
-7,1% |
36º |
RENAULT ARKANA |
6.407 |
0,8% |
- |
- |
- |
37º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
6.333 |
0,8% |
6.899 |
0,7% |
-8,2% |
38º |
BMW X3 |
6.328 |
0,8% |
- |
- |
- |
39º |
KIA CEED |
6.160 |
0,7% |
- |
- |
- |
40º |
VW TAIGO |
6.068 |
0,7% |
- |
- |
- |
41º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND |
6.039 |
0,7% |
8.511 |
0,8% |
-29,0% |
42º |
BMW SÉRIE 1 |
6.016 |
0,7% |
8.913 |
0,9% |
-32,5% |
43º |
SEAT ARONA |
5.987 |
0,7% |
8.976 |
0,9% |
-33,3% |
44º |
AUDI Q2 |
5.801 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
MERCEDES CLASSE C |
5.701 |
0,7% |
- |
- |
- |
46º |
SKODA KODIAQ |
5.641 |
0,7% |
- |
- |
- |
47º |
TOYOTA RAV4 |
5.507 |
0,7% |
8.901 |
0,9% |
-38,1% |
48º |
OPEL MOKKA |
5.393 |
0,6% |
- |
- |
- |
49º |
HYUNDAI I30 |
5.376 |
0,6% |
- |
- |
- |
50º |
FORD FOCUS |
5.073 |
0,6% |
10.697 |
1,0% |
-52,6% |
Observação: Números de abril/21 indisponíveis para os modelos Toyota Yaris Cross, Peugeot 308, Cupra Formentor, Renault Arkana, BMW X3, Kia Ceed, VW Taigo, Audi Q2, Mercedes Classe C, Skoda Kodiaq, Opel Mokka e Hyundai i30.
Há meses que vemos uma Peugeot ganhando mercado. Com a experiência da Fiat dentro do grupo Stellantis, a empresa francesa se recupera de anos apagados, mesmo que isso seja com as vendas diretas. A linha 2023 do Peugeot 208 quer mudar isso e aposta no motor 1.0 Firefly, do Fiat Argo, e equipamentos para atrair pessoas para as concessionárias.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)