Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido aparece em comercial da marca sobre eletrificação
Site e material publicitário adianta que empresa eletrificará modelos nacionais, começando pelo SUV
Na última semana, o Motor1.com flagrou um Caoa Chery Tiggo 8 camuflado rodando em testes. Assim como tem acontecido com o restante da linha Tiggo, o maior SUV da marca deverá receber nos próximos meses uma versão Pro com algumas diferenças tanto no visual quanto na lista de equipamentos.
Enquanto isso não acontece, a marca já vem divulgando em seu site e suas redes sociais que passará a investir na eletrificação de todo seu catálogo de produtos no Brasil. Em tal site, a imagem acima mostra visivelmente um Tiggo 8. A página também recebeu algumas alterações, com o logo da Chery trocando de cor do vermelho para o azul. O SUV de 7 lugares deverá ser o primeiro da linha da Caoa Chery a receber algum tipo de eletrificação.
Na China, a Chery mostrou recentemente o Tiggo 8 Plus e+, modelo híbrido-plugável que combina um propulsor 1.5 turbo e mais 2 motores elétricos, além de poder ter as baterias recarregadas em tomadas. No entanto, para o Brasil neste primeiro momento, deve desembarcar uma configuração um pouco mais simples.
Em nosso mercado, o primeiro carro eletrificado da Caoa Chery deverá ser de fato o Tiggo 8 Plus em termos de equipamento e design, ficando abaixo do que seria uma versão Pro global, mostrada recentemente na China, que não tem eletrificação. Porém, será apenas um híbrido leve com sistema elétrico de 48V (mild-hybrid).
O nome, no entanto, pode ser Pro mesmo, como foi feito em outros mercados como Rússia. Nesta configuração eletrificada, troca-se o alternador convencional por um gerador que auxilia o motor a combustão em determinados momentos para ajudar no consumo. De acordo com dados chineses para esta configuração, o SUV eletrificado conseguiria fazer até 15,6 km/l.
No entanto, este valor deverá ser um pouco diferente por aqui, pois a Caoa Chery deverá investir na nacionalização do sistema de eletrificação para poder rodar também com etanol. Os únicos híbridos flex atualmente disponíveis no mercado nacional por enquanto são os Toyota Corolla e Corolla Cross. O 1.5 turbo atual do Tiggo 8 já é capaz de entregar 170 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
O plano é semelhante ao da Kia com Stonic e, em breve, com o novo Sportage prometido para julho. Toda a propaganda dirá que é um carro híbrido, embora utilize um sistema muito mais simples conhecido como mild-hybrid (ou híbrido-leve), usando um gerador no lugar do alterador, auxiliando o motor em momentos específicos como ao deixar o carro na “banguela”, sem acelerar para manter o movimento, ou no momento inicial da aceleração.
Porém, segundo as normas do Inmetro, os híbridos-leves estão na mesma categoria que os híbridos de verdade, então recebem os mesmos benefícios, como a alíquota menor de IPI. O Tiggo 8 Pro seguir a linha do Tiggo 7 Pro e se tornar a única opção oferecida pela Caoa Chery também.
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Mais um passo na 'ofensiva' de veículos elétricos da BYD no Brasil, o Han EV se destaca pelo porte: mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 mm de largura, 1.495 mm de altura e tem 2.920 mm de distância entre eixos. O segundo modelo da marca chinesa a desembarcar no país e já pode ser reservado pelo preço sugerido de R$ 539.990.
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