Apesar de ter anunciado recentemente o fechamento de sua fábrica em Jacareí (SP), a Caoa Chery terá boas novidades para o mercado brasileiro em breve. Com exemplo é o inédito Omoda 5, primeiro SUV com ares de cupê da marca sino-brasileira que foi flagrado rodando em testes pela primeira vez em terras tupiniquins, e isso pouco tempo depois de ser revelado mundialmente no ano passado.
As duas fotos de flagra do Omoda 5 que você vê aqui foram publicadas pelos colegas do perfil no Instagram Gessner Motors, que receberam as imagens registradas por Rafael Bessa. O modelo aparece parcialmente camuflado, com coberturas apenas nas laterais dianteira e traseira, bem como a tampa de trás. Visualmente, o novo SUV-cupê da Caoa Chery se destaca pelas linhas fluidas e pelo teto com caimento acentuado na traseira – algo característico de utilitários com estilo inspirado em cupês. O modelo foi visto rodando em São José dos Campos (SP).
Apesar da tentativa de disfarce, fica claro que o modelo se trata do SUV-cupê revelado no ano passado no Salão de Guangzhou, realizado em novembro de 2021 na China. Dá para notar ainda a lanterna que ocupa toda a região traseira, que fica destacada e remete até a um discreto spoiler. Chama a atenção a coluna “C” bastante deitada, as caixas de roda pronunciadas e as rodas de cinco raios num acabamento de gosto duvidoso: a face frontal é pintada de preto, enquanto a porção interna traz tom alaranjado. A diferença para o modelo apresentado na China é que o teto e o acabamento inferior das portas não têm cores contrastantes.
No mais, as imagens oficiais divulgadas até o momento revelam que o novo Omoda 5 terá grade dianteira curvada e faróis divididos, com luzes diurnas de LED posicionadas juntos ao capô e luzes principais logo abaixo – uma tendência que vem se repetindo bastante na indústria. Já as laterais têm linha de cintura alta e rodas que podem ser de até 18 polegadas, com o teto descendo até a traseira, onde a tampa do porta-malas fica pronunciada junto das lanternas interligadas. Em resumo, é um SUV com perfil de cupê.
Caso você tenha ficado em dúvida em relação ao porte, o Caoa Chery Omoda 5 tem no total 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,58 de altura, enquanto a distância entre-eixos fica em 2,63 metros. Comparando a ficha técnica, o Omoda 5 é maior que o Tiggo 5X e menor que o Tiggo 7 Pro, mas vindo com comprimento igual ao do Jeep Compass (4,40 m), mas sendo apenas 6 centímetros mais curto que o Toyota Corolla Cross e VW Taos (ambos com 4,46 m).
De acordo com o site chinês AutoHome, o novo Omoda 5 deverá vir com o mesmo motor 1.6 turbo do Tiggo 8 Plus comercializado na China, que rende seus 197 cv e 29,57 kgfm de torque. Nesse caso, o SUV-cupê trabalha sempre com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de 7 velocidades. Está previsto ainda no futuro os propulsores 1.5 turbo com câmbio CVT e versões híbridas. No Brasil, é mais provável que seja oferecido com o motor 1.6 turbo, usado por aqui pelos modelos Tiggo 7 Pro e Tiggo 8.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990