Agora que recebeu sua reestilização, o Toyota SW4 caminha para receber uma nova geração. Há um tempos ouvimos que o lançamento acontecerá em 2023 e agora o site Headlight Mag publica mais informações, confirmando esta data de estreia e que o SUV da Hilux terá uma versão com o motor 2.8 turbodiesel com um sistema híbrido-leve de 48V. O lançamento aconteceria primeiro na Tailândia, como de costume.
Para a próxima geração, o Toyota SW4 (e a Hilux) trocarão de plataforma para usar a nova TNGA-F, uma variante da arquitetura modular feita especialmente para veículos com longarinas e carroceria sobre chassi. Esta base já fez sua estreia nos Estados Unidos, usada pela picape grande Tundra, que inclusive está em estudos para a região. Além da praticidade, a principal qualidade da plataforma é estar pronta para a eletrificação.
Não é de hoje que ouvimos notícias sobre Hilux e SW4 receberem versões híbridas. Daniel Herrero, ex-presidente da Toyota Argentina, confirmou este projeto em diversas ocasiões e que será feita no país vizinho. Porém, a única informação que circulava pela mídia é que teria um motor diesel eletrificado, mas não a forma como isto seria feito.
O Headlight Mag afirma que o SW4, conhecido por lá como Fortuner, seguirá o caminho mais fácil, usando o mesmo motor 2.8 turbodiesel que já equipa a dupla, porém com um sistema híbrido-leve de 48V. No lugar do alternador, terá um gerador de pequena capacidade, ajudando na aceleração inicial e em outros momentos breves e específicos, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
É uma solução muito mais barata do que uma motorização híbrida como no Corolla ou Corolla Cross, por não precisa de um conjunto de baterias, justamente o item mais caro dos carros eletrificados. Deve ser o suficiente para melhorar o rendimento do SUV e da picape média e atender as demandas de reduções de emissões em mercados emergentes. Por outro lado, não é tão eficiente quanto ter um sistema híbrido de verdade.
A estreia das novas gerações do Toyota SW4 e da Hilux não levará muito mais tempo. A picape já aparece em testes nos EUA como a Tacoma, picape que era específica para o mercado norte-americano, mas que supostamente será unificada com a Hilux. No Brasil, a apresentação pode acontecer entre 2023 e 2024, com a dupla sendo produzida na Argentina.
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Versão preparada de fábrica do hatchback, o Toyota GR Corolla será vendido em mercados da América do Norte e Europa, além do Brasil, conforme antecipado por Motor1.com desde o ano passado.
Como esperado, a Toyota promoveu importantes modificações e, fazendo jus à sigla GR, transformou o hatchback em um verdadeiro veículo de desempenho. Para começar, o grande destaque fica por conta do conjunto mecânico protagonizado pelo motor 1.6 turbo G16E-GTS. O propulsor entrega 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm, sendo sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas.
Fonte: Headlight Mag