A esta altura, todos já deveriam ter notado que com eventos espetaculares, novos modelos sensacionais e em conjunto com sua comunidade mundial, a BMW M GmbH está celebrando as primeiras cinco décadas de sua existência. Em 24 de maio de 1972, foram assinados os estatutos da BMW Motorsport GmbH.

Exatamente 50 anos depois, a empresa agora conhecida como BMW M GmbH está apresentando uma coleção exclusiva de modelos como uma comemoração de aniversário. A chamada "BMW M 50th Anniversary Edition" do M3 Sedan e do M4 Coupé é destinada aos fãs em todo o mundo. 

Os modelos da edição são alimentados por um motor de seis cilindros em linha desenvolvendo até 510 cv, cuja potência é transmitida às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma transmissão automática de 8 velocidades, dependendo da variante do modelo, ou distribuída às quatro rodas de forma totalmente variável via tração integral M xDrive.

BMW M3 50 Jahre BMW M Edition (USA)
BMW M3 50 Anos BMW M Edition (EUA)

O caráter exclusivo resulta de uma configuração específica com características de design únicas e um número estritamente limitado de unidades. Desta forma, são criadas raridades fascinantes para os mercados automotivos mais importantes em todo o mundo.

Para a pintura exterior, são reeditadas as cores da história da BMW M GmbH, que definem o estilo. Estes são complementados por rodas forjadas M em um esquema de cores igualmente exclusivo e com acentuações marcantes no interior.

Na Europa e em outras regiões de vendas selecionadas, a BMW M GmbH está oferecendo uma edição exclusiva do M4 Coupé para marcar seu aniversário. A edição de 50 anos do BMW M de duas portas atinge a estrada nas cores externas Preto Carbono, Azul Macau, Hatch Brands Grey, Imolarot e Azul San Marino. Sua aparência também é realçada pelas rodas forjadas M de 19 polegadas no eixo dianteiro e rodas de 20 polegadas no eixo traseiro em design de duplo raio, que são oferecidas pela primeira vez nas cores Orbit Grey Matt e Gold Bronze Matt.

BMW M4 50 Jahre BMW M Edition
BMW M4 50º aniversário BMW M Edition

Além disso, um número similarmente limitado do M4 Coupé será produzido para o mercado automotivo chinês, disponível nos acabamentos de pintura exterior Fire Orange e Stratus Grey. Esta seleção de cores se refere ao fato de que o aniversário da BMW M GmbH está sendo comemorado na China no Ano do Tigre.

As rodas forjadas M são acabadas em Orbit Grey mate em conjunto com a pintura da carroceria Fire Orange e em Bronze dourado mate em conjunto com a pintura externa Stratus Grey. No interior de todos, painéis de soleira das portas com as palavras "Edição 50 Anos BMW M", uma placa metálica no console central com as palavras "M4 Edição 50 Anos BMW M" e uma marcação correspondente nos encostos de cabeça dos assentos esportivos padrão M e os assentos de balde de carbono M opcionais para o motorista e passageiro dianteiro indicam o aniversário.

BMW M4 50 Jahre BMW M Edition
BMW M4 50 Jahre BMW M Edition

Foi projetado exclusivamente para os mercados automotivos dos EUA e Canadá com base no modelo BMW M3 Sedan. Há uma escolha de cinco acabamentos de pintura exterior para os 500 exemplos de carros esportivos de quatro portas de alto desempenho ali disponíveis, cada um deles lembrando um de seus cinco modelos anteriores: de Vermilion Red a Techno Violet, Interlagos Blue e Fire Orange a Limerock Grey.

BMW M3 50 Jahre BMW M Edition (USA)
BMW M3 50º Aniversário BMW M Edition (EUA)

Todas as cores da carroceria são combinadas com rodas forjadas M em Orbit Grey matt e peças selecionadas M Performance Parts. Os componentes inspirados nas corridas em termos de design e tecnologia, que também estão incluídos no escopo do equipamento da edição de aniversário, incluem o divisor dianteiro M Performance Carbon, o spoiler traseiro M Performance Carbon e o tubo de escape M Performance Carbon/Titanium.

As letras "Edição 50 Anos BMW M" nas soleiras das portas e as faixas M nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e traseiros externos caracterizam o interior. Além disso, um padrão exclusivo de costura adorna tanto os assentos esportivos padrão M quanto os assentos de balde de carbono M opcionalmente disponíveis dos veículos da edição. Uma placa metálica na tampa do porta-copos do console central traz a inscrição "M3 Edição 50 Jahre BMW M" e a marca "1/500".

Galeria: BMW M3/M4 50 Jahre BMW M Edition (2022)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com