Antecipado em primeira mão por Motor1.com, o lançamento do Toyota GR Corolla finalmente foi confirmado pela fabricante no Brasil. A marca publicou as primeiras fotos do carro em suas contas nas redes sociais, dizendo apenas que “Vem aí em 2023 o GR Corolla, um Corolla como você nunca viu antes.” O hatchback com motor 1.6 turbo de 304 cv virá importado para servir como carro de imagem da empresa.
O Toyota GR Corolla está nos planos da marca há um bom tempo. Motor1.com confirmou sua vinda no ano passado, ao conversar com Daniel Herrero, presidente da Toyota Gazoo Racing na América Latina e ex-chefe da divisão na Argentina. O plano original era lançar o hatchback esportivo no 2º semestre deste ano, porém a fabricante tem enfrentado dificuldades com a falta de semicondutores – a marca acaba de anunciar que fará paralisações em suas fábricas globais em maio e junho. Assim, o GR Corolla acabou adiado para 2023.
Até agora, a Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, apostou somente nos modelos GR Sport no Brasil (às vezes chamados de GR-S). Na maioria dos casos, trata-se apenas de um visual mais esportivo e um novo ajuste para a suspensão, a única exceção é a picape Hilux GR-Sport, que recebeu um motor 2.8 turbodiesel mais potente, com 224 cv (20 cv a mais).
O GR Corolla é diferente, pois está no segundo nível de preparação da Gazoo Racing, quando o carro já recebe um tratamento especial. Oferecido apenas na carroceria hatch, inédita no Brasil, o carro adota um motor 1.6 turbo de três cilindros, capaz de gerar 304 cv a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm. Terá uma transmissão manual de 6 marchas, embora existam planos para uma variante automática no futuro.
Só esta mecânica mostra que a Toyota não está de brincadeira. Ainda utiliza um sistema de tração integral GT-Four, que pode distribuir a força entre as rodas nas proporções 60/40, 50/50 e 30/70, dependendo da preferência e da necessidade. Infelizmente, a fabricante ainda não revela informações como aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima.
A estrutura foi reforçada com mais pontos de solda e adotou paineis de alumínio para as portas e capô. O design agressivo foi desenhado pensando na aerodinâmica, como a enorme entrada de ar, os vincos no capô e a asa traseira. A suspensão e os freios também foram reforçados, para compensar o motor mais potente. Até mesmo a transmissão é diferente, com uma alavanca de curso curto.
Até o momento, a Toyota não anunciou os preços do GR Corolla em nenhum mercado. Alguns rumores falam que, nos EUA, o hatch esportivo deve custar algo em torno de US$ 35 mil (R$ 169.025). Considerando os custos de transporte e lucro da fabricante e do concessionário, não espere ver o hatch por menos de R$ 200 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça