Aposta de peso da Toyota no segmento de veículos esportivos, o GR Corolla 2023 foi apresentado globalmente no final de março e logo de cara chamou atenção pelo nível da preparação. Tem projeto assinado pela divisão Gazoo Racing, suspensão e direção com ajustes específicos, além do motor turbo ajustado para entregar mais de 300 cv.

A receita é exclusiva da carroceria Hatchback, mas vem sendo imaginada também como opção para o modelo sedã. Prova disso são as projeções elaboradas pelo designer virtual Theo Throttle, que mostram como seria o esportivo na carroceria de três volumes. As chances de lançamento são remotas, mas desde já fica o registro e a sugestão caso a Toyota se interesse pela ideia.

Galeria: Toyota GR Corolla Sedan - Projeção

Como no Hatchback, o destaque fica por conta da agressividade adicionada às linhas. As projeções tomam como base a versão do sedã vendida na Europa e no Brasil (diferente da variante norte-americana) e revelam dianteira com para-choque completamente redesenhado, ampla entrada de ar e capô com vincos bem mais marcantes.

As laterais ganham rodas de 18 polegadas com desenho de 15 raios e acabamento em preto brilhante, calçadas por pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40R18. Atrás, há novo para-choque, novas saídas de escape e um chamativo aerofólio.

Sob o capô, o motor não mudaria e seria o elogiado 1.6 turbo G16E-GTS. Como no Hatchback, entregaria 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm, sendo sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas. Além disso, faria parte do conjunto o sofisticado sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, que inclui distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos.

Toyota GR Corolla 2023

VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


Versão preparada de fábrica do hatchback, o modelo tem desenvolvimento assinado pela divisão de performance Gazoo Racing e estreia com atributos pra lá de chamativos. Será vendido em mercados da América do Norte e Europa, além do Brasil, conforme antecipado por Motor1.com desde o ano passado.

Como esperado, a Toyota promoveu importantes modificações e, fazendo jus à sigla GR, transformou o hatchback em um verdadeiro veículo de desempenho. Para começar, o grande destaque fica por conta do conjunto mecânico protagonizado pelo motor 1.6 turbo G16E-GTS. O propulsor entrega 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm, sendo sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com