Em um esforço para virar "a marca de luxo mais valiosa do mundo", a Mercedes-Benz está mexendo em seu portfólio de produtos, separando os modelos em três categorias: luxo de entrada, luxo central e luxo topo de linha. Haverá um foco consideravelmente menor em carros compactos, pois o plano aponta que mais de 75% dos investimentos serão feitos em modelos maiores e mais caros, que todos sabemos que têm uma margem de lucro maior.
Para isso, a fabricante alemã irá cortar a quantidade de variantes no segmento de entrada, dos atuais sete para apenas quatro. A Mercedes-Benz não diz exatamente quais serão os carros a sair de linha. No momento, a marca vende os modelos Classe A (hatchback), Classe A Sedan, Classe B (minivan), CLA, CLA Shooting Brake (perua), e os SUVs GLA e GLB. Já ouvimos antes que o Classe A Sedan e a Classe B não terão uma nova geração, então falta apenas descobrir o último a ser cortado. Os candidatos mais prováveis são o Classe A, por ser o mais barato; e a perua CLA Shooting Brake.
A Mercedes-Benz aproveitou o momento para anunciar que terá o seu primeiro carro elétrico de entrada em 2024, com a plataforma dedicada MMA. A fabricante não deu muitos detalhes, dizendo apenas trará o novo sistema operacional da marca, como parte dos esforços na parte de tecnologia. "Estas mudanças irão reposicionar a Mercedes-Benz no segmento, mirando com mais precisão nos desejos dos clientes", disse a fabricante.
No segmento acima, chamado "luxo central", estarão o Classe C e Classe E, junto com seus derivados. A marca alemã confirma que o Classe E mudará de geração em 2023, usando a plataforma EVA2 do elétrico EQE. No entanto, informações de bastidores dizem que o sedã não fará a transição completa para elétricos, ainda oferecendo versões com motores a combustão.
Para a categoria "luxo topo de linha", a marca irá colocar todos os produtos da Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, junto com Classe S, Classe G e GLS. O elétrico EQS estrá aqui também, nas variantes sedã e SUV, além de "modelos de edição limitada e colaborações exclusivas." A meta é aumentar as vendas nesta área em cerca de 60% até 2026 em comparação com 2019. Enquanto isso, a empresa quer alcançar uma margem operacional de aproximadamente 14% até a metade da década.
Enquanto isso, a Mercedes-AMG mostrou o conceito AMG Vision, o primeiro carro esportivo totalmente elétrico da empresa, adiantando uma plataforma dedicada chamada AMG.EA e que fará sua estreia em 2025. Do lado da Maybach, o EQS SUV terá uma versão de luxo em 2023 e a divisão confirma que trabalha em um Maybach SL. Já para o Classe G, o elétrico EQG será lançado em 2024, sendo o primeiro modelo da empresa a usar um conjunto de baterias de alta densidade com anôno de silício.
Para fechar as novidades, a Mercedes-Benz criou uma divisão chamada "Mythos Series", para séries especiais que serão vendidas apenas "para os colecionadores e entusiastas mais dedicados da Mercedes-Benz." A empresa afirma até que cada modelo terá o seu lugar no "panteão histórico" dos carros.
Já dirigimos o futurista BMW iX no Brasil. O SUV 100% elétrico, que custa até R$ 800 mil por aqui, é o modelo movido a bateria com a maior autonomia do país. Além do visual, a modernidade também está no seu interior nas tecnologias que usa. Confira o vídeo completo:
Fonte: Mercedes-Benz
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