No início deste ano, nossos fotógrafos avistaram um modelo bem curioso da Fiat. Trata-se de um novo crossover compacto da marca e existem rumores de que poderá ser batizado como Uno Cross, retomando o uso do nome na Europa. Aproveitamos os flagras para criar uma projeção exclusiva de como pode ficar o pequeno SUV.
Para criar estas imagens do possível Fiat Uno Cross, nos baseamos em outro SUV compacto, o Opel Mokka. A Opel é uma das marcas do grupo Stellantis e a Fiat utilizará a plataforma CMP desenvolvida por Peugeot e Citroën, que já serve de base para o Mokka e está pronta para a eletrificação, além de ter o tamanho certo para o modelo italiano.
O Fiat Uno original, nascido em 1983 como um substituto do Fiat 127, foi um fenômeno de vendas na Europa e, como sabemos muito bem, na América do Sul. Sua carreira no Velho Continente acabou em 1995, mas seguiu no Brasil até o ano passado, quando o compacto encerrou suas vendas com uma edição especial de despedida.
Na Europa, a versão mais lembrada é o Uno Turbo, vendido entre 1985 e 1995, com um motor 1.3 a gasolina, injeção multiponto e um turbocompressor IHI, com 105 cv de potência e uma transmissão manual de 5 marchas. Até hoje tem seus fãs na região.
Segundo o que vimos nos flagras, a volta do Fiat Uno pode buscar elementos de carros da Stellantis com alguns modelos que a Fiat vende por aqui. Por exemplo, a grade tem uma ideia semelhante à do Argo, porém bem mais fina para que tenha o mesmo formato que no Opel Mokka (assim, compartilhando a peça).
A sinergia com as outras marcas da Stellantis será bem importante, para reduzir os custos de produção. A própria plataforma CMP será usada por todos os carros compactos da empresa na Europa, por modelos da Citroën, Peugeot, Opel, DS, Fiat e até Jeep. Obviamente, cada carro terá suas características para que não exista uma canibalização.
O mais lógico é que usem as mesmas motorizações, como os propulsores da família PureTech de três cilindros, com potências de 110 a 130 cv. Com os planos de oferecer apenas carros elétricos a partir de 2035, obviamente terá uma opção elétrica, que deve repetir o sistema usado por carros como e-208 e Mokka-e, com 136 cv.
Como ainda está rodando em testes, o desenvolvimento deste Fiat Uno Cross levará mais um tempo para ser concluído e sua apresentação só deve acontecer em 2023 na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat