Flagra: Fiat Uno pode voltar como um SUV compacto
Modelo terá plataforma do Peugeot 2008 e pode contar com versão elétrica
O mundo da fotografia de segredos automotivos não é uma ciência exata, mas normalmente temos uma idéia geral dos veículos que pegamos na câmera. Pequenos detalhes na carroceria e informações dos bastidores se combinam para nos dar uma direção sobre o que está sob a camuflagem, mas às vezes, as coisas não são tão claras. Este é um desses momentos, mas nossos fotógrafos dizem que é o novo Fiat Uno, virando um SUV para a Europa.
Obviamente, basta olhar para o carro para ver que é pequeno SUV, mas para qual fabricante de automóveis? Nossos fotógrafos puderam ver de perto, e através das fotos, podemos ver o mesmo - faróis e lanternas do Opel Mokka. O perfil do veículo também se parece com o Mokka (abaixo à esquerda).
Porém, não é o Mokka, já que foi lançado ano passado. E também não pode ser uma reestilização para seus companheiros de plataforma, como Peugeot 2008, Citroën C4 ou DS 3 Crossback. Então, trata-se de um modelo inédito. A Stellantis tem três SUVs compactos no forno, para Alfa Romeo (que seria batizado como Brennero), Fiat e Jeep (com o modelo sub-Renegade que está em estudos há anos).
Galeria: Fiat Uno SUV - Flagra
Neste caso, nossos fotógrafos apontam que é o modelo da Fiat e que ele voltaria a usar o nome Uno para a Europa, onde também fez história nas décadas de 1980 e 1990. Seria o substituto do Panda 4x4 atual e será feito com a plataforma modular CMP do Peugeot 2008 - pelos planos da Stellantis, esta arquitetura será usada por todos os carros compactos de todas as marcas do grupo.
Não há qualquer detalhe ainda sobre motorizações que poderiam ser utilizadas, mas espera-se que compartilhe motores com os outros modelos da Stellantis, como o 1.2 aspirado ou o 1.0 turbo. A plataforma permite eletrificação, então é bem provável que tenha uma variante totalmente elétrica no futuro.
Será que assim poderemos ver a volta do Fiat Uno ao Brasil? A versão a combustão não teria espaço, já que a marca italiana tem apostado em modelos feitos para o país como Pulse e o futuro Fastback. Porém, a versão elétrica seria interessante para seguir em frente com a estratégia de eletrificação iniciada com o 500 EV. Saberemos mais detalhes no dia 1º de março, quando a Stellantis anunciará seus planos para os próximos anos envolvendo todas as marcas do grupo.
Fonte: CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto