A Volkswagen anda meio quieta este ano, mas por um bom motivo. Até o momento, a marca só lançou o Jetta GLI renovado e algumas mudanças pontuais para T-Cross e Nivus. Isto mudará no 2º semestre, quando a reestilização de Volkswagen Polo e Virtus serão lançadas no Brasil e, além da mudança visual, trará uma novidade: o motor 1.0 170 TSI de 105 cv do Up!, para a versão de entrada e com a promessa de ser o carro mais econômico do país.
Motor1.com falou com algumas fontes ligadas à marca, que confirmaram os planos de lançar o Volkswagen Polo 2023 com esta nova configuração básica, usando o 1.0 turbo de três cilindros em uma calibração menos potente do que o 200 TSI. Além das versões com 128 cv e 20,4 kgfm, o hatchback terá uma opção com 105 cv e 16,8 kgfm como era no finado Up! TSI, inclusive com transmissão manual de 5 marchas.
Este conjunto ainda é produzido, mesmo que tenha desaparecido do país após o fim do subcompacto, pois equipa Nivus e T-Cross para o mercado argentino. A transmissão será a de 5 marchas por ser mais barata e já ter uma relação de marchas bem longa – quem andou no Up! TSI lembra que a 5ª marcha é usada somente na estrada. Além disso, colocar um câmbio de 6 marchas levaria a mais um tempo de desenvolvimento e homologação.
O Polo 170TSI foi avistado em testes novamente, desta vez por nossos parceiros Renato Maia, do canal Falando de Carro; e João Brigato, do Auto+. O protótipo utilizava rodas com calotas mais fechadas, para melhorar a aerodinâmica e até uma grade dianteira menos aberta do que o 200 TSI. Nossas fontes afirmam que as rodas foram usadas por ser as que tinham para colocar no momento, dizendo que isto não significa que estarão no carro final. É possível que estejam sendo usadas por calçarem pneus mais finos, uma forma de reduzir o consumo de combustível.
A Volkswagen está trabalhando no Polo 170TSI com um objetivo bem claro: ser o carro mais econômico do Brasil, como foi com o Up!. Isto significa que terá que superar os 17,7 km/litro que o Chevrolet Onix Plus faz, segundo a etiquetagem do Inmetro. Lembrando que o Up! TSI fazia 16 km/litro pela mesma medição, mas passava facilmente este valor na vida real.
O lançamento do Volkswagen Polo 2023 acontecerá no 2º semestre, junto com o Virtus. A versão 1.0 MPI sairá de linha, deixando o motor para o futuro Polo Track, que será o carro de entrada da empresa no lugar do Gol, mas que chegará somente no ano que vem.
Já mostramos em detalhes os novos Volkswagen ID.3 e ID.4 por aqui, mas de forma estática. Agora chegou o momento de rodar com os dois modelos 100% elétricos pelas ruas brasileiras. Em um breve contato, experimentos o hatch e o SUV elétrico da marca alemã que, por enquanto, estão por aqui só para testar o mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop