Após tantos rumores, a Jaguar Land Rover finalmente confirma os planos de lançamento para uma versão maior do Defender. O Land Rover Defender 130 será revelado dia 31 de maio, começando as vendas no Reino Unido no mesmo dia, tornando-se a opção para quem tem uma família grande, pois terá 8 assentos.

O Defender 130 manterá o design geral das versões 90 e 110, exceto pelo comprimento, que será maior. De acordo com alguns rumores, esta variante terá os mesmos 3,02 metros de entre-eixos que o Defender 110, mas o comprimento será esticado em 34,2 centímetros, para que alcance o total de 5,10 metros.

Galeria: Land Rover Defender 130 - Flagra em Nürburgring

O tamanho maior permitirá que o Defender 130 tenha assentos na configuração 2-3-3 entre todas as suas três fileiras. Em comparação, o 110 também tem uma terceira fileira, mas os últimos bancos têm espaço para duas pessoas (e com muito aperto). Supostamente, se você não precisar usar todos os bancos, o 130 oferecerá mais espaço ao rebater a terceira fileira.

Não esperamos que o Defender 130 tenha motorizações diferentes das outras variantes. A versão de entrada deve utilizar o 2.0 turbo de quatro cilindros, entregando 300 cv e 40,8 kgfm. Os clientes podem optar pelo 3.0 turbo de seis cilindros e equipado com um sistema híbrido-leve, com 401 cv e 56,2 kgfm. No topo da linha está o 5.0 V8 supercharger de 525 cv e 63,7 kgfm. Em todos os casos, a transmissão é uma automática de 8 marchas e com tração integral permanente.

A Land Rover ainda não dá detalhes sobre os preços, visto que a apresentação será apenas no final do mês. O Defender 90 é vendido por R$ 708.950, enquanto o Defender 110 parte de R$ 725.950, mas pode chegar a R$ 800.950 na configuração D300 X. Assim, se a variante 130 vier ao Brasil, deve ter um preço inicial acima de R$ 800 mil.

E esta não será a última novidade para o Defender. Flagras recentes mostram que a Land Rover está testando uma variante mais potente do SUV, que deve usar o nome SVR. Nos bastidores, dizem que terá um motor V8 biturbo da BMW, entregando mais de 600 cv, para competir com o Mercedes-AMG G 63. O protótipo avistado usava a carroceria da versão 110, mas não está claro se seria oferecido somente nesta variante ou se também estará disponível nas configurações 90 e 130.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com