BAIC BJ60 é SUV chinês que mistura design de Jeep com Land Cruiser
Na mecânica, tem conjunto híbrido que garante autonomia de 1.000 km e aceleração em 6 segundos
A chinesa BAIC dá continuidade à estratégia de expansão de seu portfólio de SUVs com o lançamento do novíssimo BJ60. O modelo tem carroceria construída sobre chassi e chega ao mercado com proposta de unir robustez com tecnologias de última geração. Terá vendas concentradas especialmente na China e concorrerá diretamente com o compatriota Tank 500, do grupo Great Wall.
No visual, o BJ60 chama atenção por mesclar elementos estéticos conhecidos de outras marcas. A dianteira, por exemplo, remete ao estilo da Jeep com grade integrada aos faróis e detalhes cromados em fundo preto. Na carroceria como um todo, as proporções lembram diretamente o Toyota Land Cruiser - especialmente desenho das portas, caixas-de-roda e vidros. Por fim, a traseira traz enorme estepe e lanternas inspiradas em alguns Ford, como o Explorer.
Galeria: BAIC BJ60
Ao todo, o BJ60 mede 5.020 mm de comprimento, 1.925 mm de largura e 1.955 mm de altura, além da distância entre-eixos de 2.820 mm. Os números o tornam ligeiramente mais longo do que o Toyota Land Cruiser, embora este último ainda prevaleça em termos de distância entre-eixos por uma pequena margem. Na própria linha de SUVs da BAIC, o BJ60 supera o BJ80, mas é menor do que o BJ90 (grandalhão baseado na geração passada do Mercedes-Benz GLS).
O interior dispensa inspiração em modelos da concorrência e chama atenção pelo nível de tecnologia embarcada. Destaque para quadro de instrumentos digital, sistema multimídia com tela de 12 polegadas, gráficos semelhantes a pixels no lado do passageiro, sistema de áudio premium, iluminação ambiente, bancos aquecidos revestidos em couro branco perfurado e teto panorâmico. Há versões com capacidade para levar 5 ou 7 passageiros.
A BAIC não revelou especificações técnicas, mas adiantou que o BJ60 tem trem de força híbrido com autonomia de 1.000 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 6 segundos. O modelo conta ainda com tração AWD, diferenciais blocantes e recursos para otimizar a capacidade off-road.
As vendas serão iniciadas em breve na China, onde a BAIC é considerada a 6ª maior montadora nacional. O grupo também é conhecido por manter joint-ventures com Mercedes-Benz e Hyundai, além de ser dono da marca Foton - focada no setor de caminhões e com atuação inclusive no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
CEO da Jeep se encanta pelo Avenger e diz ter interesse em lançá-lo nos EUA
Com BYD, importações de carros ao Brasil cresceram 148,4% em 2024
Bizarro: Este Toyota está tentando se passar por um Purosangue