O mercado de veículos usados no Brasil continua sem apresentar qualquer reação. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, em abril foram comercializados 573.940 automóveis e 101.388 comerciais leves – totalizando 675.328 unidades -, 17,76% a menos do que no mesmo período de 2021. Este foi o 8º mês consecutivo com resultados negativos. Em relação a março (782.410), a queda foi de 13,7%.
Segundo a entidade, quase 11% deste total foram de modelos com até três anos de fabricação. No 1º quadrimestre, as 2.678.836 unidades vendidas já representam uma retração de 23% frente ao ano passado. Entre as montadoras, a Volkswagen manteve a liderança com 20,23% de participação, com Chevrolet (19,50%) e Fiat (19,18%) em disputa apertada pelo 2º lugar. Ford (9,43%) e Renault (5,24%) vieram em seguida, com a Toyota (5,13%) novamente na cola da francesa.
Entre os automóveis, o Volkswagen Gol (50.770) se manteve bem à frente dos rivais, mas viu diminuir em aproximadamente 5 mil unidades a sua vantagem de 2021 em relação ao Fiat Palio (30.278), este último mais uma vez sob forte ameaça do Fiat Uno (29.233). Separados por menos de 500 unidades, Celta (18.262) e Onix (17.772) mantiveram a Chevrolet no top 5. Único sedã no top 10, o Toyota Corolla (15.193) ficou menos de 400 unidades atrás do VW Fox (15.553).
Repetindo as mesmas posições de março, Ford Ka (14.843), Chevrolet Corsa (14.138) e Ford Fiesta (13.517) completaram o top 10. Único entre os 20 primeiros a recuar menos de 10% no período, o Hyundai HB20 (13.128) por muito pouco não figurou no pelotão de cima. 17º, o EcoSport (9.117) seguiu confortavelmente no topo entre os SUVs.
Novamente como o adversário mais próximo do Ford, o Jeep Renegade (5.682) foi um dos dois modelos do top 50 a crescer em relação a 2021 – o outro, curiosamente, também foi um Jeep: o Compass (4.936), que avançou quase 24%. 29º, o Honda HR-V (4.392) teve a menor queda na lista (-4,7%). Nenhum modelo, no entanto, chegou a superar os 30% de retração.
POS. |
MODELO |
ABR.22 |
ABR.21 |
% 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
50.770 |
63.408 |
-19,93% |
2º |
FIAT PALIO |
30.278 |
38.273 |
-20,89% |
3º |
FIAT UNO |
29.233 |
36.339 |
-19,55% |
4º |
CHEVROLET CELTA |
18.262 |
22.652 |
-19,38% |
5º |
CHEVROLET ONIX |
17.772 |
20.186 |
-11,96% |
6º |
VW FOX |
15.553 |
19.493 |
-20,21% |
7º |
TOYOTA COROLLA |
15.193 |
19.028 |
-20,15% |
8º |
FORD KA |
14.843 |
18.154 |
-18,24% |
9º |
CHEVROLET CORSA |
14.138 |
17.037 |
-17,02% |
10º |
FORD FIESTA |
13.517 |
17.401 |
-22,32% |
11º |
HYUNDAI HB20 |
13.128 |
14.547 |
-9,75% |
12º |
FIAT SIENA |
12.584 |
16.627 |
-24,32% |
13º |
HONDA CIVIC |
11.156 |
14.223 |
-21,56% |
14º |
CHEVROLET CLASSIC |
11.126 |
13.926 |
-20,11% |
15º |
RENAULT SANDERO |
10.720 |
13.194 |
-18,75% |
16º |
CHEVROLET PRISMA |
9.496 |
11.908 |
-20,26% |
17º |
FORD ECOSPORT |
9.117 |
11.692 |
-22,02% |
18º |
VW VOYAGE |
8.889 |
11.593 |
-23,32% |
19º |
HONDA FIT |
7.878 |
9.426 |
-16,42% |
20º |
VW POLO |
5.848 |
6.309 |
-7,31% |
21º |
JEEP RENEGADE |
5.682 |
5.222 |
8,81% |
22º |
CITROËN C3 |
5.058 |
6.552 |
-22,80% |
23º |
JEEP COMPASS |
4.936 |
3.985 |
23,86% |
24º |
VW GOLF |
4.711 |
6.367 |
-26,01% |
25º |
HYUNDAI HB20S |
4.644 |
5.197 |
-10,64% |
26º |
RENAULT DUSTER |
4.497 |
5.482 |
-17,97% |
27º |
RENAULT LOGAN |
4.497 |
5.518 |
-18,50% |
28º |
VW FUSCA |
4.398 |
5.026 |
-12,50% |
29º |
HONDA HR-V |
4.392 |
4.610 |
-4,73% |
30º |
FIAT WEEKEND |
4.092 |
5.216 |
-21,55% |
31º |
RENAULT CLIO |
4.052 |
4.993 |
-18,85% |
32º |
CHEVROLET VECTRA |
4.043 |
5.238 |
-22,81% |
33º |
CHEVROLET ASTRA |
4.015 |
4.881 |
-17,74% |
34º |
RENAULT KWID |
3.816 |
- |
- |
35º |
HONDA CITY |
3.681 |
4.351 |
-15,40% |
36º |
CHEVROLET COBALT |
3.641 |
4.708 |
-22,66% |
37º |
FORD FIESTA SEDAN |
3.633 |
4.575 |
-20,59% |
38º |
VW PARATI |
3.633 |
4.319 |
-15,88% |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
3.493 |
4.369 |
-20,05% |
40º |
FIAT PUNTO |
3.493 |
4.866 |
-28,22% |
41º |
VW UP |
3.470 |
4.610 |
-24,73% |
42º |
FIAT ARGO |
3.425 |
- |
- |
43º |
FIAT MOBI |
3.399 |
- |
- |
44º |
FORD FOCUS |
3.224 |
4.203 |
-23,29% |
45º |
HYUNDAI TUCSON |
3.169 |
3.566 |
-11,13% |
46º |
CHEVROLET SPIN |
3.111 |
3.611 |
-13,85% |
47º |
HYUNDAI CRETA |
2.960 |
- |
- |
48º |
FIAT IDEA |
2.922 |
3.608 |
-19,01% |
49º |
CHEVROLET TRACKER |
2.823 |
- |
- |
50º |
CHEVROLET AGILE |
2.775 |
3.598 |
-22,87% |
... |
... |
|||
TOTAL AUTOS - 2022 |
573.940 |
|||
TOTAL AUTOS - 2021 |
694.851 |
|||
VARIAÇÃO % |
-17,40% |
Já entre os comerciais, a vantagem da Fiat Strada em relação à Volkswagen Saveiro caiu um pouco em relação a março (20.207 x 13.968). A Chevrolet S10 completou o pódio com quase 2 mil unidades à frente da rival Toyota Hilux (10.200 x 8.316). Além da Fiat Toro (5.987), 5ª, apenas a Fiat Ducato (1.240) e a Renault Master (1.169) tiveram resultados melhores do que há um ano no top 20.
POS. |
MODELO |
ABR.22 |
ABR.21 |
% 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
20.207 |
24.947 |
-19,00% |
2º |
VW SAVEIRO |
13.968 |
18.538 |
-24,65% |
3º |
CHEVROLET S10 |
10.200 |
13.343 |
-23,56% |
4º |
TOYOTA HILUX |
8.316 |
10.558 |
-21,24% |
5º |
FIAT TORO |
5.987 |
5.882 |
1,79% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
5.741 |
7.509 |
-23,55% |
7º |
FORD RANGER |
4.705 |
6.184 |
-23,92% |
8º |
FIAT FIORINO |
4.087 |
4.853 |
-15,78% |
9º |
VW KOMBI |
3.623 |
4.116 |
-11,98% |
10º |
MITSUBISHI L200 |
3.336 |
4.472 |
-25,40% |
11º |
VW AMAROK |
2.910 |
3.694 |
-21,22% |
12º |
NISSAN FRONTIER |
1.980 |
2.750 |
-28,00% |
13º |
FIAT DUCATO |
1.240 |
1.208 |
2,65% |
14º |
RENAULT MASTER |
1.169 |
1.120 |
4,38% |
15º |
FORD F1000 |
1.167 |
1.538 |
-24,12% |
16º |
HYUNDAI HR |
1.088 |
1.293 |
-15,85% |
17º |
FORD PAMPA |
1.071 |
1.372 |
-21,94% |
18º |
CHEVROLET D20 |
1.054 |
1.393 |
-24,34% |
19º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.017 |
1.026 |
-0,88% |
20º |
FORD COURIER |
902 |
1.118 |
-19,32% |
... |
... |
... |
||
TOTAL COMERCIAIS - 2022 |
101.388 |
|||
TOTAL COMERCIAIS - 2021 |
126.307 |
|||
VARIAÇÃO % |
-19,73% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 |
675.328 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2021 |
821.158 |
VARIAÇÃO % |
-17,76% |
Observação: Números do Renault Kwid, Fiat Argo, Fiat Mobi, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker indisponíveis para abril de 2021.
Fonte: Fenabrave
A Renault prometeu e cumpriu. A marca francesa apresentou o Kwid E-Tech como o carro 100% elétrico mais barato do Brasil, por R$ 142.990. Com a proposta de ser um citycar para jovens e pessoas interessadas em entrar no mundo elétrico, vai se aproveitar da tradição da Renault no segmento. Em pré-venda com entregas a partir de agosto, tivemos um rápido contato com o Renault Kwid E-Tech dentro de um kartódromo em São Paulo (SP). Rápido, mas que já deu para conhecer o subcompacto elétrico e dar uma volta para entender como ele se comporta e se justifica sua missão e seu preço.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking