page ad skin

Oficial: Peugeot 208 com motor 1.0 "Fiat" será lançado este mês

Hatch receberá uma segunda opção de motorização e tudo indica que será o 1.0 turbo 130 cv do Fiat Pulse

Peugeot 208 Like 1.6 MT 2022

Agora parte da Stellantis, a Peugeot começa a se beneficiar do fato de fazer parte da mesma empresa que a Fiat. O Peugeot 208 receberá novas versões este ano com grande diferença: além do 1.6 de 118 cv que já equipa o carro, receberá o novo motor 1.0 desenvolvido pela Fiat. A fabricante confirmou o lançamento para o final da maio, quando será apresentado, mas ainda não diz se será o 1.0 Firefly aspirado do Argo ou o 1.0 turbo do Pulse.

A adoção de um dos motores da Fiat já era esperada para o hatch e os rumores já apontavam que o 1.0 turbo de três cilindros seria uma das escolhas. O convite enviado para a imprensa chama o evento de lançamento de “200 Day”, o que pode ser uma dica de que realmente será o propulsor que estreou no Fiat Pulse. A marca tem chamado os motores pelo seu torque em newton-metro e 200 nm dá 20,4 kgfm, exatamente o torque do 1.0 turbo – este motor é chamado T200 pela Fiat.

Neste caso, o motor seria usado na versão topo de linha Griffe e talvez na Allure, deixando o 1.6 aspirado de quatro cilindros e 118 cv para as configurações Life e Active. Pelo posicionamento do hatch, o mais provável é que venha somente com a transmissão automática do tipo CVT, sem oferecer uma variante manual.

Porém, existe a possibilidade de que seja o 1.0 Firefly aspirado do Fiat Argo, de 75 cv e 10,7 kgfm, tornando-se uma opção para as versões de entrada do 208. Isto ajudaria o hatchback a ficar mais barato por conta da diferença nos impostos, o que o deixaria mais competitivo e, consequentemente, aumentaria seu volume de vendas. Usaria o câmbio manual de 5 marchas da Fiat.

Existe uma terceira hipótese, com o Peugeot 208 recebendo as duas variantes do 1.0 e começando a dar fim ao 1.6 aspirado, que é um propulsor mais antigo. A Stellantis ganharia em volume de produção dos motores, barateando o custo de produção, pois é usado também no Argo e, ao que tudo indica, estará em uma versão de entrada do Cronos, para substituir o finado Grand Siena.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM


Testamos a versão Griffe do Peugeot 208, topo de linha que traz faróis full-LED, interior com bancos em Alcantara, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, leitor de placas, painel de instrumentos digital e 3D e outros itens que o destacam, como o teto-solar panorâmico.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com