Agora parte da Stellantis, a Peugeot começa a se beneficiar do fato de fazer parte da mesma empresa que a Fiat. O Peugeot 208 receberá novas versões este ano com grande diferença: além do 1.6 de 118 cv que já equipa o carro, receberá o novo motor 1.0 desenvolvido pela Fiat. A fabricante confirmou o lançamento para o final da maio, quando será apresentado, mas ainda não diz se será o 1.0 Firefly aspirado do Argo ou o 1.0 turbo do Pulse.
A adoção de um dos motores da Fiat já era esperada para o hatch e os rumores já apontavam que o 1.0 turbo de três cilindros seria uma das escolhas. O convite enviado para a imprensa chama o evento de lançamento de “200 Day”, o que pode ser uma dica de que realmente será o propulsor que estreou no Fiat Pulse. A marca tem chamado os motores pelo seu torque em newton-metro e 200 nm dá 20,4 kgfm, exatamente o torque do 1.0 turbo – este motor é chamado T200 pela Fiat.
Neste caso, o motor seria usado na versão topo de linha Griffe e talvez na Allure, deixando o 1.6 aspirado de quatro cilindros e 118 cv para as configurações Life e Active. Pelo posicionamento do hatch, o mais provável é que venha somente com a transmissão automática do tipo CVT, sem oferecer uma variante manual.
Porém, existe a possibilidade de que seja o 1.0 Firefly aspirado do Fiat Argo, de 75 cv e 10,7 kgfm, tornando-se uma opção para as versões de entrada do 208. Isto ajudaria o hatchback a ficar mais barato por conta da diferença nos impostos, o que o deixaria mais competitivo e, consequentemente, aumentaria seu volume de vendas. Usaria o câmbio manual de 5 marchas da Fiat.
Existe uma terceira hipótese, com o Peugeot 208 recebendo as duas variantes do 1.0 e começando a dar fim ao 1.6 aspirado, que é um propulsor mais antigo. A Stellantis ganharia em volume de produção dos motores, barateando o custo de produção, pois é usado também no Argo e, ao que tudo indica, estará em uma versão de entrada do Cronos, para substituir o finado Grand Siena.
Testamos a versão Griffe do Peugeot 208, topo de linha que traz faróis full-LED, interior com bancos em Alcantara, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de saída de faixas, leitor de placas, painel de instrumentos digital e 3D e outros itens que o destacam, como o teto-solar panorâmico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
STLA Frame: essa é base que irá gerar as picapes RAM elétricas e híbridas
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente