Se você estiver lendo isto, é provável que você goste de andar de motocicleta. No entanto, o grupo belga de pesquisa Vias não estava tão preocupado com o porquê dos motociclistas se locomoverem sobre duas rodas. Ao invés disso, os pesquisadores perguntaram a 2.963 motociclistas (maiores de 16 anos) como eles gostam de usar suas motocicletas.
Depois de analisar os dados, Vias determinou que os motociclistas se enquadram em 8 classificações diferentes. Em primeiro lugar, há o Time-Optimizer (otimizador de tempo). Este usuário costuma recorrer à motocicleta ou à scooter para reduzir o tempo de viagem, mas só utiliza quando as condições de tempo permitirem. Os Time-Optimizers são um grupo grande, representando 11,6% dos entrevistados. O usuário Multimodal também prefere andar de moto com clima bom, mas usa uma motocicleta junto com outras formas de transporte. Este grupo compreende 11% dos motociclistas entrevistados.
No extremo oposto do espectro, temos o Piloto Incondicional. Como o nome sugere, estes motociclistas vão utilizar a moto independentemente da hora do dia e das condições. Apenas 9,5% dos pesquisados se enquadram nesta classe. Por outro lado, o Tático mantém todas as suas opções de mobilidade em aberto, optando pelo uso de motocicleta quando o veículo é a melhor opção. Dos incluídos na pesquisa, 18,2% usam as motocicletas desta forma.
Depois há o Good-Vibe Seeker (pilotam por diversão). Este motociclista prioriza o prazer em detrimento do utilitarismo. Como resultado, os Good-Vibe Seekers raramente saem quando o tempo fica úmido e são 14,2% dos entrevistados na pesquisa. Há ainda o motociclista Time-For-Me (tempo para mim), que também usa a moto para atividades de lazer, mas a motocicleta ou a scooter pode ajudá-los a escapar da pressão do trabalho e da vida familiar também. Este grupo constitui a maior parcela dos sujeitos do estudo com 18,8%.
Já o Usuário Diário recorre à moto regularmente. Semelhante ao Piloto Incondicional, o Usuário Diário não deixa que o tempo o impeça de de usar a moto. Somente 7,5% dos motociclistas se enquadram nesta classificação. Finalmente, temos o Lifer. Este motociclista anda em duas rodas desde muito jovem, representando apenas 9,2% dos condutores na pesquisa. É claro que a maioria dos Lifers também usa um veículo de quatro rodas em sua rotina, mas eles ainda representam uma população dedicada da comunidade motociclística.
Se a pesquisa Vias ensina alguma coisa condutores de motos é que as pessoas abraçam a vida em duas rodas de forma diferente e semelhante ao mesmo tempo. No final, a maneira como você se aproveita das motocicletas é o mais importante. Em que categoria você se enquadra?
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou