O mercado europeu completou em março seu 9º mês consecutivo de retração nas vendas de veículos novos, mas pelo menos interrompeu nove meses seguidos sem superar a casa de um milhão de unidades. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas no mês passado 1.127.077 unidades, quase 19% a menos do que há um ano.
Todos os cinco maiores mercados registraram quedas na casa dos dois dígitos. O acumulado, de 2.753.256 unidades, já é 10,6% menor do que o do 1º trimestre de 2021. Segundo a consultoria JATO, no mês passado as vendas de modelos híbridos e elétricos ultrapassaram os números de modelos movidos a diesel. Na disputa entre montadoras, a líder VW perdeu mais de 30% de seus compradores, mas foi a única a superar a casa das 100 mil unidades (103.180).
Entre as dez primeiras, aliás, apenas a Kia (58.936), 7º, registrou evolução (+21,6%). Com 69.827 unidades, a Toyota chegou ao 3º mês seguido na vice-liderança. A Mercedes completou o pódio com pouco mais de 200 unidades à frente da conterrânea Audi (65.247). Além da Kia, apenas a Tesla (41.981) e a Dacia (40.285) cresceram no top 20. Destaque negativo, a Volvo (26.904) perdeu mais de 1/3 de seus clientes.
POS. |
MARCA |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
103.180 |
9,2% |
147.610 |
10,6% |
-30,1% |
2º |
TOYOTA |
69.827 |
6,2% |
77.690 |
5,6% |
-10,1% |
3º |
MERCEDES-BENZ |
65.486 |
5,8% |
80.038 |
5,8% |
-18,2% |
4º |
AUDI |
65.247 |
5,8% |
72.478 |
5,2% |
-10,0% |
5º |
BMW |
64.158 |
5,7% |
80.842 |
5,8% |
-20,6% |
6º |
PEUGEOT |
60.662 |
5,4% |
88.261 |
6,4% |
-31,3% |
7º |
KIA |
58.936 |
5,2% |
48.468 |
3,5% |
21,6% |
8º |
FORD |
56.495 |
5,0% |
68.437 |
4,9% |
-17,4% |
9º |
RENAULT |
54.122 |
4,8% |
73.999 |
5,3% |
-26,9% |
10º |
HYUNDAI |
49.461 |
4,4% |
50.242 |
3,6% |
-1,6% |
11º |
OPEL/VAUXHALL |
44.801 |
4,0% |
62.820 |
4,5% |
-28,7% |
12º |
SKODA |
44.563 |
4,0% |
67.266 |
4,8% |
-33,8% |
13º |
TESLA* |
41.981 |
3,7% |
24.200 |
1,7% |
73,5% |
14º |
DACIA |
40.285 |
3,6% |
34.164 |
2,5% |
17,9% |
15º |
CITROËN |
39.229 |
3,5% |
56.456 |
4,1% |
-30,5% |
16º |
FIAT |
37.961 |
3,4% |
56.485 |
4,1% |
-32,8% |
17º |
SEAT |
33.439 |
3,0% |
45.787 |
3,3% |
-27,0% |
18º |
NISSAN |
27.362 |
2,4% |
39.894 |
2,9% |
-31,4% |
19º |
VOLVO |
26.904 |
2,4% |
40.898 |
2,9% |
-34,2% |
20º |
MAZDA |
16.735 |
1,5% |
16.793 |
1,2% |
-0,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.127.077 |
... |
1.387.985 |
... |
-18,8% |
|
ACUMULADO |
2.753.256 |
... |
3.080.688 |
... |
-10,6% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido; e
- Resultado da Tesla considerando apenas números do Model 3 e do Model Y.
O ranking de modelos trouxe um fato histórico: pela 1ª vez tivemos dois elétricos no pódio, ambos da Tesla. Com 23.013 unidades, o Model 3 repetiu uma posição de honra que já ocupara em setembro e dezembro do ano passado. Preferido entre os SUVs / crossovers, o Model Y emplacou 18.968 unidades e assegurou a 3ª posição.
Mais vendido no 1º trimestre, o Peugeot 208 (21.026) foi o vice. Separados por apenas 6 unidades, VW Golf (16.784) e Sandero (16.778) completaram o top 5, com o Dacia mantendo a 2ª posição no acumulado de 2022 sendo o único a crescer nesse pelotão (+14%). Campeão de vendas da Ford, o Puma (15.937) foi o 8º, apenas 27 unidades à frente do Toyota Yaris (15.910), único de marca oriental entre os primeiros.
Pertinho do top 10, o Hyundai Tucson (15.806) foi um dos poucos a crescerem (+5,4%). Bem menos, no entanto, do que os quase 43% registrados pelo Kia Sportage (13.388, 17º), cuja nova geração chegará ao mercado brasileiro em julho. Destaque negativo, o Ford Fiesta (8.506) perdeu quase a metade de seus compradores no período e figurou numa modesta 39ª posição.
POS. |
MODELO |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL 3 |
23.013 |
2,0% |
23.507 |
1,7% |
-2,1% |
2º |
PEUGEOT 208 |
21.026 |
1,9% |
25.010 |
1,8% |
-15,9% |
3º |
TESLA MODEL Y |
18.968 |
1,7% |
- |
- |
- |
4º |
VW GOLF |
16.784 |
1,5% |
26.491 |
1,9% |
-36,6% |
5º |
DACIA SANDERO |
16.778 |
1,5% |
14.716 |
1,1% |
14,0% |
6º |
CITROËN C3 |
16.697 |
1,5% |
20.956 |
1,5% |
-20,3% |
7º |
FIAT 500 |
16.120 |
1,4% |
20.857 |
1,5% |
-22,7% |
8º |
FORD PUMA |
15.937 |
1,4% |
17.594 |
1,3% |
-9,4% |
9º |
TOYOTA YARIS |
15.910 |
1,4% |
22.914 |
1,7% |
-30,6% |
10º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
15.824 |
1,4% |
24.581 |
1,8% |
-35,6% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
15.806 |
1,4% |
15.002 |
1,1% |
5,4% |
12º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
14.527 |
1,3% |
24.117 |
1,7% |
-39,8% |
13º |
RENAULT CAPTUR |
13.673 |
1,2% |
20.284 |
1,5% |
-32,6% |
14º |
TOYOTA COROLLA |
13.661 |
1,2% |
15.118 |
1,1% |
-9,6% |
15º |
RENAULT CLIO |
13.441 |
1,2% |
21.324 |
1,5% |
-37,0% |
16º |
VW T-ROC |
13.396 |
1,2% |
21.617 |
1,6% |
-38,0% |
17º |
KIA SPORTAGE |
13.388 |
1,2% |
9.388 |
0,7% |
42,6% |
18º |
DACIA DUSTER |
13.286 |
1,2% |
15.565 |
1,1% |
-14,6% |
19º |
NISSAN QASHQAI |
13.089 |
1,2% |
18.781 |
1,4% |
-30,3% |
20º |
TOYOTA C-HR |
12.984 |
1,2% |
11.871 |
0,9% |
9,4% |
21º |
FORD KUGA |
12.957 |
1,1% |
14.665 |
1,1% |
-11,6% |
22º |
PEUGEOT 3008 |
12.472 |
1,1% |
16.222 |
1,2% |
-23,1% |
23º |
PEUGEOT 2008 |
12.387 |
1,1% |
20.645 |
1,5% |
-40,0% |
24º |
FIAT PANDA |
12.155 |
1,1% |
12.645 |
0,9% |
-3,9% |
25º |
AUDI A3 |
11.554 |
1,0% |
14.310 |
1,0% |
-19,3% |
26º |
MINI |
11.500 |
1,0% |
14.872 |
1,1% |
-22,7% |
27º |
TOYOTA YARIS CROSS |
11.376 |
1,0% |
- |
- |
- |
28º |
OPEL MOKKA |
11.119 |
1,0% |
- |
- |
- |
29º |
VOLVO XC40 |
10.750 |
1,0% |
15.557 |
1,1% |
-30,9% |
30º |
CUPRA FORMENTOR |
10.220 |
0,9% |
- |
- |
- |
31º |
MERCEDES CLASSE A |
10.099 |
0,9% |
18.499 |
1,3% |
-45,4% |
32º |
HYUNDAI KONA |
9.955 |
0,9% |
11.280 |
0,8% |
-11,7% |
33º |
VW T-CROSS |
9.576 |
0,8% |
12.742 |
0,9% |
-24,8% |
34º |
KIA NIRO |
9.229 |
0,8% |
- |
- |
- |
35º |
VW POLO |
9.072 |
0,8% |
15.041 |
1,1% |
-39,7% |
36º |
BMW SÉRIE 3 |
9.002 |
0,8% |
15.734 |
1,1% |
-42,8% |
37º |
SKODA FABIA |
8.617 |
0,8% |
9.461 |
0,7% |
-8,9% |
38º |
TOYOTA RAV4 |
8.585 |
0,8% |
11.373 |
0,8% |
-24,5% |
39º |
FORD FIESTA |
8.506 |
0,8% |
16.336 |
1,2% |
-47,9% |
40º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
8.364 |
0,7% |
- |
- |
- |
41º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND |
8.291 |
0,7% |
11.155 |
0,8% |
-25,7% |
42º |
BMW X1 |
7.880 |
0,7% |
11.088 |
0,8% |
-28,9% |
43º |
MERCEDES CLASSE C |
7.822 |
0,7% |
- |
- |
- |
44º |
RENAULT ARKANA |
7.706 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
MERCEDES GLC |
7.453 |
0,7% |
9.294 |
0,7% |
-19,8% |
46º |
FORD FOCUS |
7.422 |
0,7% |
11.185 |
0,8% |
-33,6% |
47º |
AUDI Q2 |
7.128 |
0,6% |
- |
- |
- |
48º |
KIA CEED |
7.029 |
0,6% |
- |
- |
- |
49º |
SEAT ARONA |
6.802 |
0,6% |
9.319 |
0,7% |
-27,0% |
50º |
AUDI A4 |
6.772 |
0,6% |
- |
- |
- |
Observações
Números de março/21 indisponíveis para os modelos Tesla Model Y, Toyota Yaris Cross, Opel Mokka, Cupra Formentor, Kia Niro, Citroën C3 Aircross, Mercedes Classe C, Renault Arkana, Audi Q2, Kia Ceed e Audi A4.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
Fonte: ACEA, Best Selling Cars Blog, JATO
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Dobradinha da Tesla é destaque nas vendas do Reino Unido em março