Após dois meses consecutivos com evolução nas vendas de veículos novos, o mercado do Reino Unido perdeu fôlego em março. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 243.479 unidades comercializadas representaram uma retração de 14,3% frente a 2021. Este foi o pior desempenho para o mês – tradicionalmente o mais forte do ano – desde 1998.

Em relação ao mesmo período de 2020, já durante a pandemia, o resultado foi 4,4% pior. O acumulado do 1º trimestre, de 417.560 unidades, é 1,9% inferior ao do ano passado. Considerando apenas o mês passado, os modelos 100% elétricos representaram mais de 16% do total – somados aos híbridos, a participação superou os 52%. Já aqueles movidos a diesel recuaram mais de 55%.

Tesla Model Y
tesla model 3 elétrico
Vauxhall Corsa 2021

Na disputa entre as montadoras, apenas 14 unidades separaram as duas primeiras colocadas. Ausente do topo desde fevereiro de 2021, a Ford (17.834) registrou quase um empate com a Kia (17.820), que cresceu quase 60% nos últimos doze meses e encerrou o 1º trimestre na liderança geral. A Toyota (16.112) completou o pódio e a Tesla (12.921) quase duplicou o resultado do ano passado.

POS.

MARCA

MAR.22

% MERCADO 2022

MAR.21

% MERCADO 2021

% VARIAÇÃO 2022/2021

FORD

17.834

7,3%

22.237

7,8%

-19,8%

KIA

17.820

7,3%

11.221

4,0%

58,8%

TOYOTA

16.112

6,6%

16.911

6,0%

-4,7%

AUDI

15.322

6,3%

19.105

6,7%

-19,8%

MERCEDES-BENZ

15.062

6,2%

21.313

7,5%

-29,3%

BMW

14.950

6,1%

21.003

7,4%

-28,8%

VOLKSWAGEN

14.620

6,0%

23.698

8,3%

-38,3%

TESLA*

12.921

5,3%

6.585

2,3%

96,2%

VAUXHALL

12.869

5,3%

15.868

5,6%

-18,9%

10º

HYUNDAI

10.999

4,5%

9.065

3,2%

21,3%

11º

NISSAN

10.194

4,2%

14.178

5,0%

-28,1%

12º

PEUGEOT

9.799

4,0%

10.824

3,8%

-9,5%

13º

MG

9.367

3,8%

3.956

1,4%

136,8%

14º

LAND ROVER

6.872

2,8%

15.086

5,3%

-54,4%

15º

VOLVO

6.322

2,6%

8.996

3,2%

-29,7%

16º

SKODA

5.447

2,2%

8.911

3,1%

-38,9%

17º

RENAULT

5.270

2,2%

5.787

2,0%

-8,9%

18º

MINI

5.110

2,1%

7.567

2,7%

-32,5%

19º

CITROËN

4.151

1,7%

6.027

2,1%

-31,1%

20º

FIAT

4.049

1,7%

2.376

0,8%

70,4%

...

...

 

...

...

...

...

 

TOTAL

243.479

...

283.964

...

-14,3%

 

ACUMULADO

417.560

...

425.525

...

-1,9%

Entre os modelos, um momento histórico: Model Y e Model 3, separados por apenas 7 unidades (6.464 x 6.457) garantiram à Tesla uma inédita dobradinha. Líder no ano, o Vauxhall Corsa (5.515) completou o pódio com retração superior a 30%. Com 5.401 unidades, o Nissan Qashqai garantiu seu 1º top 10 em 2022.

Nissan Qashqai e-Power
Hyundai Tucson 2022

Mostrando que a nova geração realmente agradou o consumidor europeu, o Hyundai Tucson (4.876) foi o 5º. Preferido em janeiro e vice no 1º trimestre, o Kia Sportage (4.563) foi o 7º. Com 3.910 unidades, o C-HR figurou pela 1ª vez entre os mais vendidos. Muito próximo do Toyota, o Ford Fiesta (3.890), veículo mais vendido por lá até 2020, voltou ao top 10 após sete meses de ausência.

POS.

MODELO

MAR.22

% MERCADO 2022

MAR.21

% MERCADO 2021

% VARIAÇÃO 2022/2021

TESLA MODEL Y

6.464

2,7%

-

-

-

TESLA MODEL 3

6.457

2,7%

6.585

2,3%

-1,9%

VAUXHALL CORSA

5.515

2,3%

7.927

2,8%

-30,4%

NISSAN QASHQAI

5.401

2,2%

6.583

2,3%

-18,0%

HYUNDAI TUCSON

4.876

2,0%

-

-

-

FORD PUMA

4.755

2,0%

4.886

1,7%

-2,7%

KIA SPORTAGE

4.563

1,9%

-

-

-

FORD KUGA

4.223

1,7%

-

-

-

TOYOTA C-HR

3.910

1,6%

-

-

-

10º

FORD FIESTA

3.890

1,6%

-

-

-

Observações:

- Resultados da Tesla* considerando apenas as vendas dos modelos Y e Model 3; e

- Números do Tesla Model Y, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Ford Kuga, Toyota C-HR e Ford Fiesta indisponíveis para março de 2021.

Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog

Envie seu flagra! flagra@motor1.com