A situação complicada vivida atualmente pela Rússia deverá obrigar a Renault a se desfazer da participação que possui no grupo AvtoVAZ, controlador da Lada. De acordo com a agência de notícias Reuters, a gigante francesa deverá transferir os 68% de participação que possui na empresa para o NAMI, instituto estatal focado no desenvolvimento de veículos e motores. O anúncio não deve demorar para ser oficializado.
A negociação será simbólica e deverá envolver a quantia ínfima de 1 rublo, cerca de R$ 0,07 ao câmbio atual. Com isso, a Lada voltará a se tornar totalmente russa depois de vários anos sob o controle da Renault. Apesar disso, o caminho fica livre para os franceses caso desejem retomar a participação. A própria Rússia diz que a recompra poderá ser realizada dentro de 5 ou 6 anos, mas neste caso pelo valor de mercado da época (ou seja, nada de centavos simbólicos).
A Renault iniciou aproximação com o grupo AvtoVAZ em 2008 com a compra de 25% de participação por US$ 1 bilhão. Nos anos seguintes adquiriu mais ações até assumir o controle de 68% em 2017. Desde então, implementou diversas atualizações na Lada e na linha de produtos.
A perua Largus, por exemplo, é um rebadge feito a partir da Dacia Logan MCV da primeira geração. Por sua vez, os modelos Vesta e X-Ray compartilham diversas peças com Logan e Sandero. Em 2021, a Lada abocanhou cerca de 20% de participação no mercado russo.
Resta saber como ficará a situação da Lada sem o suporte da Renault, especialmente no que diz respeito aos lançamentos planejados. Entre os principais, destaque para o projeto da nova geração do icônico Niva com base na plataforma do próximo Duster.
Além disso, pesa contra a marca a situação vivida pela indústria russa como um todo, diretamente afetada pelas consequência da guerra com a Ucrânia. Muitas fábricas estão paralisadas e toda a cadeia de fornecedores foi afetada.
Fonte: Reuters via Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados