page ad skin

Honda anuncia linha 2023 para CB 500F e CB 500X; Veja preços e o que muda

Dupla de média cilindrada da marca ganha importantes mudanças de suspensão e freios.

Honda CB 500X 2023

A linha CB 500 da Honda, formada pela CB 500F e CB 500X por aqui, acaba de receber novidades. A marca anunciou a chegada da linha 2023 para dupla, que recebeu as mesmas alterações apresentadas internacionalmente em fevereiro. As novas Honda CB 500F 2023 e Honda CB 500X 2023 devem começar a chegar nas lojas brasileiras da marca a partir de maio.

De acordo com a marca, foram realizadas importantes alterações na parte ciclística da esportiva sem carenagens (CB 500F) e da aventureira (CB 500X). As mudanças buscaram refinar as características de dirigibilidade e segurança das motos, consideradas como porta de entrada para o catálogo de alta cilindrada da empresa no Brasil.

O que muda para Honda CB 500F e CB 500X 2023?

Honda CB 500X 2023

Assim como aconteceu no exterior, ambas as motos passam a contar com um novo garfo  telescópico dianteiro, agora invertido e com acabamento dourado. A peça é fornecida pela Showa e tem funções separadas (modelo SFF-BP) com 41 mm de diâmetro em cada bengala.

Assim como acontece na linha 650 da Honda, o garfo de funções separadas tem o trabalho de amortecimento hidráulico em uma bengala e o de mola na outra. De acordo com a Honda, esta mudança aprimora a reação da suspensão dianteira às imperfeições do solo, melhorando a dirigibilidade. Por conta do novo garfo, as motos receberam novas mesas de fixação, exclusivas para cada uma já que a CB 500X tem mais curso que a CB 500F.

Apesar de a suspensão traseira manter a configuração de amortecedor único com regulagem de pré-carga, ela foi recalibrada, uma vez que a balança traseira foi alterada, ficando 1,1 kg mais leve e recebeu uma travessa de reforço. A peça ficou mais resistente à torção, mas com maior maleabilidade lateral, novamente melhorando a maneabilidade.

Os freios também foram alterados. Tanto a CB 500F quanto a CB 500X 2023 substituíram o disco de freio único na frente com 310 mm por dois discos de 296 mm de diâmetro. Agora a dianteira das motos usa duas pinças de quatro pistões cada, sendo fixação radial na CB 500F e axial na CB 500X.

Para compensar o aumento aumento de peso do conjunto duplo de freios, as rodas foram alteradas para ficarem mais leves. Na esportiva, ambas as rodas ganharam novo desenho em Y, enquanto a aventureira manteve o desenho e mudou apenas o material o formato para acomodar os novos freios. A CB 500F permanece usando rodas de 17 polegadas nas duas pontas com pneu 120/70 na dianteira 160/60 na traseira. A CB 500X traz uma roda maior na frente, de 19 polegadas e com pneu 110/80, mas a roda e o pneu traseiro têm as mesmas medidas da esportiva. Na aventureira, os pneus são de uso misto.

As mudanças resultaram em alterações positivas na distribuição de peso entre roda dianteira e traseira. Na CB 500F, passou a ser de 49,7% na dianteira e 50,3% na traseira (antes era 46,8%/53,2%). A distância entreeixos permaneceu em 1.409 mm e o cáster e trail são de 25,5º e 102 mm respectivamente. Na CB 500X a distribuição de peso entre roda dianteira e traseira ficou em 48,7/51,3% (antes 48%/52%). A distância entreixos permaneceu de 1.443 mm, com cáster e trail de 27,5º e 108 mm. A CB 500F permanece trazendo uma altura de assento de 789 mm, número que chega a 834 mm na CB 500X. 

Ambas as motos receberam novos faróis de LED, pensados para uma distribuição mais homogênea do facho de luz. A dupla permanece trazendo de série também itens como iluminação completa por LEDs, freios ABS e painel de instrumentos digital com iluminação de alto contraste. A CB 500F recebeu ainda um novo para-lama dianteiro, enquanto a CB 500X teve o radiador redesenhado.

Apesar de o motor da dupla ainda ser o mesmo bicilíndrico paralelo de 471 cm³ arrefecido a líquido, a Honda diz ter recalibrado a central eletrônica com o intuito de melhorar a sensação de entrega de torque das motos. No entanto, ele permanece entregando 50,2 cv de potência a 8.500 rpm e 4,54 kgfm de torque a 7.000 rpm. O câmbio também não mudou e tem 6 velocidades.

Preços, cores e garantia

As Honda CB 500F e CB 500X 2023 têm garantia de três anos, sem limite de
quilometragem. Porém, as alterações demandaram um aumento relativamente grande nos preços. A nova CB 500F 2023 está saindo por R$ 39.100,00 sem frete (era R$ 33.320), disponível nas cores Vermelha, Prata Metálica e Cinza Fosca. Para a CB 500X 2023 o preço sugerido é de R$ 41.600,00 sem frete (era 35.850) e as cores são Vermelha, Prata Metálica e Verde Fosca.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários