Se você é um entusiasta de motocicletas que mora na Alemanha, particularmente na região de Feldberg, as notícias não são nada boas. As autoridades fecharam temporariamente algumas estradas nesta área para os motociclistas, após várias queixas de barulho dos residentes. A restrição já entrou em vigor em abril de 2022 e espera-se que dure até outubro.

As autoridades locais estão considerando a restrição como uma espécie de teste, para ver se a proibição total de motocicletas em determinadas estradas é algo sustentável a longo prazo. Tudo o que sabemos é que as motocicletas serão proibidas em certas estradas da região "final de semana sim, final de semana não, de abril até outubro", como destacado em um artigo da Federação das Associações Européias de Motociclistas. Quais estradas exatamente, assim como se a proibição se estende a motocicletas elétricas e scooters,  ainda não está claro no momento.

As proibições de motocicletas implementadas a cada dois fins de semana servem como uma chamada "alívio de ruído" para os residentes da região, que realmente parecem ter se cansado do ruído produzido por motocicletas passando pela região. Esta decisão, naturalmente, não foi unânime, já que várias pessoas na região dependem dos motociclistas por conta de comércio e outras atividades, além de alguns residentes verem o motociclismo como uma atividade recreativa valiosa. Além disso, a Alemanha como um todo é um grande mercado de motocicletas, sendo sede da BMW e uma infinidade de outros fabricantes de equipamentos e componentes.

Dito isto, a comunidade de motociclistas na Alemanha, que pertence à Federação Alemã de Motociclistas (BVDM), vem tentando abrir um diálogo com as autoridades locais a respeito do assunto há mais de um ano, sem sucesso. Como tal, várias comunidades de motociclistas alemães expressarão sua insatisfação com a decisão através de um protesto agendado para 14 de maio de 2022, em Bad Homburg vor der Höhe.

É lamentável que as proibições de motocicletas devido ao barulho estejam começando a se multiplicar na Europa. A Alemanha não é o primeiro país a começar a implementar estas restrições. A França também vem experimentando há muito tempo formas de mitigar a poluição sonora das motocicletas em Paris (FRA). 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com