Considerado o principal lançamento da Citroën no Brasil nos últimos anos, o C3 de nova geração está cada vez mais perto de chegar ao mercado. A marca já vem atiçando a curiosidade do público em torno do modelo há meses e cria agora uma websérie para divulgar mais informações a respeito do projeto. Neste primeiro episódio, são revelados detalhes do desenvolvimento e a importância do Brasil e da América do Sul na concepção do veículo.
A Citroën destaca aspectos como qualidade, tecnologia embarcada e conectividade. Além disso, reforça que o novo C3 foi projetado para a realidade das estradas do Brasil e contará com boa altura em relação ao solo (aproximadamente 180 milímetros). O espaço interno também é elogiado, embora detalhes não tenham sido revelados. Sabe-se que terá 3,98 metros de comprimento, entre-eixos de 2,54 m e porta-malas com capacidade para 315 litros.
Visualmente, a inspiração partiu de modelos maiores vendidos na Europa, incluindo os novos C3 Aircross e C4. Na dianteira, destaque para o esquema de iluminação dividido em dois andares e com LEDs integrados, a exemplo dos lançamentos mais recentes da marca. A carroceria no geral conta com colunas retas e teto alto com cores contrastantes com a carroceria. Na traseira, as lanternas têm elementos em alto relevo e LEDs em formato de C.
No portfólio da marca, o porte compacto deverá posicioná-lo como opção de acesso em relação ao C4 Cactus. Dessa forma, brigará com rivais como Hyundai HB20, Fiat Argo e Chevrolet Onix. A plataforma adotada será a conhecida arquitetura CMP do grupo Stellantis, de caráter modular e desenvolvida especialmente para veículos de porte compacto (como o Peugeot 208, por exemplo).
A fábrica de Porto Real (RJ) vem sendo preparada desde 2019 para receber a nova base e concentrará a produção do C3 para o Brasil e mercados vizinhos. A produção foi iniciada no mês passado após mais de R$ 220 milhões investidos em modernização. Além do C3, vale lembrar, o chamado projeto “C-Cubed” inclui outros dois veículos. Ambos são mantidos em segredo, mas todos os rumores apontam para um SUV e um sedã.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet