Em entrevista concedida recentemente na Argentina, o diretor de marketing da Citroën no país, Federico Frascaroli, deu pistas importantes sobre os próximos passos da empresa na América Latina. Questionado especificamente sobre planos industriais, o executivo elogiou a capacidade fabril da Stellantis e adiantou que modelos futuros poderão ser fabricados em quaisquer plantas do grupo na região.

A declaração foi dada como resposta à perguntas sobre o futuro da fábrica de El Palomar, na Argentina. A unidade até recentemente abrigava a produção do C4 Lounge e, com o fim do sedã, fabrica hoje - pelo lado da Citroën - apenas o multiuso Berlingo. A fala deixou no ar a possibilidade de a unidade receber a produção de derivados do projeto Smart Car, que já deu origem à nova geração do C3 e inclui ainda mais dois veículos inéditos.

Citroën C3 2023 (Brasil)
Citroën C3 2023 (Brasil)
Citroën C3 2023 (Brasil)

"Com a otimização das fábricas da Stellantis, a engenharia da Stellantis e a decisão de cada novo projeto que será feito pela Stellantis, a fabricação em qualquer uma das fábricas da região não está descartada. Serão três novos modelos Citroën que apresentaremos nos próximos três anos", disse Frascaroli, incluindo na conta o novo C3 já apresentado.

O C3, como já adiantado, será fabricado no Brasil, mais especificamente na fábrica de Porto Real (RJ). A produção abastecerá o mercado nacional e demais países da região, incluindo a própria Argentina. Para equilibrar a balança comercial e dar volume à fábrica de El Palomar, faz todo sentido que pelo menos um dos próximos lançamentos seja montado por lá. A planta também produz o hatchback 208, mas neste caso pela lado da Peugeot.

Citroën C3 2023 (Brasil)

A identidade das novidades ainda é mantida sob sigilo, mas todas as especulações apontam para um SUV compacto (rival de Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross) e um sedã (neste caso, concorrente de Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Volkswagen Virtus). A conferir.

Citroën C3 2023 (Brasil)
Envie seu flagra! flagra@motor1.com