Chery Tiggo 8 Plus e+ é SUV híbrido plug-in com autonomia elétrica de 100 km
SUV tem motor híbrido plug-in com potência de 326 cv e torque de carro esportivo
Em janeiro o Chery Tiggo 8 Pro foi apresentado como a versão de proposta mais luxuosa do grande SUV da marca chinesa, ocupando o topo da gama. Agora é lançado no mercado chinês o novo Tiggo 8 Plus e+, versão híbrida plug-in do utilitário que promete uma autonomia elétrica considerável de 100 quilômetros.
O novo Chery Tiggo 8 Plus e+ começa a ser comercializado na China pelo preço que varia entre 155.800 yuans e 171.800 yuans, o que numa conversão direta dá R$ 119.139 e R$ 131.374. O SUV eletrificado vem equipado com um motor quatro cilindros 1.5 turbo de 156 cv e 23,45 kgfm de torque que, combinado a outros dois propulsores elétricos, entrega a potência combinada de nada menos do que 326 cv, enquanto o torque total chega a generosos 57,61 kgfm. Chamada de DHT (Dedicated Hybrid Transmission) pela fabricante, a transmissão é automática.
Embora a arrancada surpreenda na aceleração de 0 a 100 km/h, com o tempo de 4,9 segundos (tempo muito bom para um utilitário que pesa 1.740 kg), o SUV chama a atenção pela autonomia usando somente o motor elétrico, que chega a 100 km pelo padrão NEDC – padrão de teste utilizado pelo mercado europeu. Segundo a marca, esse longo alcance é conseguido graças a uma bateria de lítio de 19,27 kWh, enquanto o consumo chega ao surpreendente número de 100 km/litro em “condições abrangentes".
Visualmente, o novo Tiggo 8 Plus e+ traz visual alinhado a nova linguagem de design da marca chinesa, que de destaca pelos faróis mais estreitos e grade frontal maior com acabamento trançado. No geral, o estilo da dianteira lembra bastante o nosso Caoa Chery Tiggo 7 Pro lançando no final do ano passado. Indo para a traseira, as lanternas têm desenho horizontal e arranjo interno próprio e lente clara, enquanto o nome Chery aparece por extenso na tampa. O para-choque traseiro tem duas saídas de escape retangulares.
Galeria: Chery Tiggo 8 Plus e+ (híbrido)
Na cabine, o destaque fica para a grande tela dupla (que lembra bastante o MBUX da Mercedes) com nada menos 24,6 polegadas, que agrega o painel de instrumentos 100% digital e a central multimídia. Logo abaixo próximo do console está outro display de 8 polegadas responsável por concentrar as funções do ar-condicionado, além da manopla de câmbio pequena com duas teclas próximas: EV (para o modo 100% elétrico) e HEV para ativar o sistema híbrido.
Existe a expectativa que o Tiggo 8 híbrido plug-in seja lançado futuramente no Brasil em uma inédita versão flex (o que deverá acontecer com o Tiggo 5X). Resta saber se o modelo justificaria o investimento dessa adaptação para beber também etanol, pois seu valor final certamente não seria nada barato – o que consequentemente reduziria seu volume de mercado.
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