page ad skin

Nova VW Amarok 2023 será maior, mais capaz e terá multimídia da Ford

Com estreia confirmada para este ano, picape média promete não ser uma cópia da Ranger

2023 VW Amarok teaser

Com o nome de uma divindade lobo da mitologia inuíte, a Volkswagen Amarok existe desde 2010 e está a meses de mudar para a segunda geração. A picape média fará a transição de uma plataforma da VW para a mesma base da Ford Ranger. Com o lançamento se aproximando, a fabricante alemã aproveita para revelar mais um pouco sobre o veículo.

Assim, a nova Volkswagen Amarok 2023 será esticada em 96 milímetros, para que tenha 5,350 m de comprimento, enquanto o entre-eixos será alongado em 125 mm, fazendo que com que meça 3,220 m. Ficará 2 mm mais alta, com 1,880 m de altura, só que a carroceria agora terá 1,910 m de largura, 34 mm a menos. A VW diz que terá balanços mais curtos para melhorar o ângulo de entrada e saída, fazendo com que seja mais competente no off-road.

A capacidade de carga útil foi aumentada para 1.200 kg e a capacidade de reboque de 3.500 kg está agora disponível para todas as versões. Além da configuração com cabine dupla, a VW planeja oferecer também uma opção de cabine simples. Na Europa, os clientes poderão escolher entre a tração traseira ou dois sistemas de tração 4x4 (integral ou permanente).

Serão cinco versões: Base, Life, Style, Panamericana e Aventura, o que afasta de vez a picape dos nomes usados em outros carros da Volkswagen. A Amarok Panamericana terá uma pegada mais off-road, enquanto a Aventura, ironicamente, será voltada para o uso nas estradas asfaltadas.

As versões mais caras da Amarok terão até 30 funções de assistência ao motorista, juntamente com faróis de LED matrix e um sistema de som Harman Kardon. A central multimídia será baseada no sistema Sync4 da Ford, com telas de 10,1 ou 12 polegadas, juntamente com um painel de instrumentos digital para o motorista.

A nova Amarok compartilhará toda a estrturua com a Ranger, assim como o para-brisa, teto, espelhos laterais, maçanetas e vidros laterais. Porém, a Volkswagen insiste que a picape será bem diferente do modelo da Ford, inclusive no interior onde utilizará couro artificial nas versões Panamericana e Aventura.

A Ford cuidará da produção da Volkswagen Amarok 2023, iniciando a montagem no final do ano em sua fábrica em Pretória (África do Sul). Enquanto isso, por aqui ainda teremos a 1ª geração da picape, que Nova Amarok 2022: Volkswagen cancela projeto da picape na Argentina em General Pacheco e, até agora, não há planos de que a nova Amarok seja oferecida no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com