Revelada ao mundo em novembro passado, a nova Ford Ranger 2023 ainda escondia algumas informações, como o desempenho dos motores. Para saciar um pouco a curiosidade, a Ford divulgou mais detalhes sobre a mecânica da picape, revelando que terá um 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv vindo da F-150, além do 2.0 diesel nas versões de 150 cv e 170 cv, e o 2.3 turbo a gasolina de 210 cv. Será produzida na Argentina no ano que vem, e logo em seguida, será lançada aqui no Brasil. 

O grande destaque da nova geração da Ford Ranger é obviamente o motor 3.0 V6 turbodiesel. É um propulsor bem conhecido nos EUA, já que equipa a F-150 (há anos o veículo mais vendido do país). De acordo com Pritika Maharaj, gerente do programa Ranger e Everest, os engenheiros da marca trataram este motor como se fosse um novo, mexendo em toda a calibração com diversos testes nos Estados Unidos e Austrália para chegar a uma boa quantidade de potência e torque – o executivo até aponta que a Ranger tem um desempenho que lembra uma picape maior.

São 250 cv a 3.250 rpm e um torque máximo de 61,2 kgfm entre 1.750 e 2.250 rpm, enviados para as quatro rodas por uma transmissão automática de 10 marchas (também vinda da F-150). Tanto a potência quanto o torque são os mesmos da sua irmã maior. A Ford ainda não divulga dados como aceleração, velocidade máxima ou consumo de combustível.

As versões mais acessíveis continuarão com o 2.0 diesel de quatro cilindros, nas variantes de um ou dois turbos. O motor com somente um turbo entrega 150 cv a 3.500 rpm e 35,7 kgfm entre 1.750 e 2.750 rpm com transmissão manual de 5 ou 6 marchas (dependendo da versão e do país) ou câmbio automático de 6 velocidades. Já a opção biturbo gera 170 cv a 3.500 rpm e 41,3 kgfm entre 1.750 e 2.500 rpm, esta sempre com uma transmissão automática de 10 marchas.

Alguns mercados, como Estados Unidos e Oriente Médio, terão a Ranger com o 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros abastecido com gasolina, de 302 cv a 5.900 rpm e 46 kgfm de torque a 3.350 rpm. Nestes casos, a transmissão será a automática de 10 marchas que equipava a Ranger Raptor.

Ford Ranger Wildtrak 2022 - Off-road
Ford Ranger Wildtrak 2022 - Lateral
Ford Ranger Wildtrak 2022 - Interior

As novidades vão além dos motores. A Ford Ranger 2023 adota um novo sistema de tração 4x4. As versões mais básicas terão um sistema com uma caixa de transferência eletrônica, com marcha reduzida. Já as configurações mais caras terão um sistema sob demanda que inclui um modo 4x4 automático. Ao invés do motorista ter que parar a picape e mudar para a marcha reduzida, o computador percebe as condições e vai alterando o quanto de força precisa mandar para cada eixo. Claro, ainda tem a marcha reduzida para quem quiser ter mais controle sobre como a picape irá atuar. Nos dois casos, terá um diferencial traseiro eletrônico, ativado pela central multimídia.

Outro novidade é o sistema de modo de condução com 6 opções: Normal, Eco, Reboque, Escorregadio, Lama e Areia. Cada um deles mexe na resposta do acelerador, nas trocas de marcha e na atuação dos controles de estabilidade e tração e dos freios ABS. O modo de reboque é uma novidade, otimizando as trocas de marcha para manter a força em uma subida ou entregar mais freio-motor em uma descida.

A nova Ford Ranger 2023 começará a ser vendida em alguns mercados como África, Ásia e Austrália ao longo deste ano. Nós teremos que esperar até o ano que vem, quando a picape iniciará sua produção na fábrica em General Pacheco (Argentina). Pode até ser que a fabricante apresente o modelo no final do ano, iniciando as vendas no começo de 2023, visto que já iniciou os testes da picapes pelo Brasil.

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