Os fãs de picapes finalmente podem comemorar. A Ford F-150, picape mais vendida do mundo e que domina o mercado norte-americano, enfim teve seu lançamento confirmado para o Brasil. A fabricante anunciou a vinda da caminhonete durante o Agrishow, maior feira agrícola do país, afirmando que a picape será lançada em 2023. Versões, preços e motores ainda não foram confirmados, mas espera-se que chegue na variante Lariat com o pacote FX4.
A Ford F-150 é uma promessa antiga para o país. Estava nos planos da fabricante antes da pandemia (e antes de anunciar o fim da produção no Brasil) e, mesmo nesta nova fase em que apenas importa os carros, ainda figurava como um dos lançamentos. Afinal, a Ram tem mostrado que há um espaço para uma picape deste tipo, com fila de espera pela 1500. Até Chevrolet e Toyota estão de olho no segmento, estudando trazer a Silverado e a Tundra.
Daniel Justo, CEO da Ford South América, disse que a F-150 já é líder nos mercados da região e o objetivo aqui no Brasil será liderar também. "É um segmento que se mantém muito estável, principalmente por conta da força do Agro no Brasil", explica o executivo.
Como o lançamento acontecerá apenas em 2023, a Ford não quer falar nenhum detalhe sobre como será a oferta da F-150 por aqui. A marca mostrou uma unidade durante o Agrishow, no caso uma versão Lariat com o pacote FX4, uma das configurações intermediárias da picape, o que pode ser uma indicação de que seguirá a mesma estratégia usada na Argentina. Isto ainda ajudaria a manter um preço um pouco mais baixo, visto que ela custa US$ 50.430, enquanto as demais versões passam de US$ 60 mil – a F-150 Limited, topo da linha, é vendida por US$ 76.595.
Opções de motorização é o que não faltam. Esta versão pode ser equipada com o 2.7 V6 turbo de 329 cv, 3.5 V6 turbo de 408 cv, 5.0 V8 de 405 cv ou o 3.5 V6 híbrido de 436 cv, sempre com a transmissão automática de 10 marchas. A aposta mais segura seria o 5.0 V8, por ser o mesmo motor do Mustang, o que significa que a Ford já fez a preparação para que aceite a gasolina brasileira (que tem um índice maior de etanol do que nos EUA). A picape até tinha um motor 3.0 V6 diesel, mas que já saiu da linha nos EUA.
Mesmo que seja a versão intermediaria, a F-150 Lariat pode vir bem equipada, com itens como faróis full-LED, seis airbags, sensor de ponto cego, câmera 360°, painel de instrumentos digital de 12”, central multimídia de 12”, banco dianteiros com ajuste elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, ar-condicionado automático digital de duas zonas, assistente de permanência em faixa e outros. O pacote FX4 adiciona diferencial traseiro blocante, assistente de descida, amortecedores dianteiros com novo ajuste e um visual mais aventureiro.
Obviamente, por ser maior e mais equipada do que a Ranger, e por vir importada dos EUA, a Ford F-150 custará bem mais do que a irmã menor. A Ranger alcança os R$ 316.890 na versão Limited, enquanto a picape grande deve custar mais de R$ 400 mil. Sua única rival no Brasil atualmente é a Ram 1500 Rebel, que custa R$ 460.990 e que, nesta versão, é vendida por US$ 53.865, um valor bem próximo da F-150 Lariat antes de adicionar os itens opcionais e o pacote FX4. Considerando a estratégia da Ford com os últimos lançamentos, espere por um valor bem próximo ao praticado pela 1500.
Fotos: Fábio Trindade
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford F-150 2025 perde o curioso teclado numérico das portas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford F-150 2025 reestilizada entra em pré-venda por R$ 519.990 e mantém V8
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nova Ford F-150 2025 aparece na Expointer antes do lançamento
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Nova Ford F-150 Raptor é lançada na Argentina e Brasil entra na lista