page ad skin

VW Jetta GLI 2023 estreia visual atualizado no Brasil por R$ 216.990

Sedã esportivo recebeu atualização visual e novo câmbio DSG automatizado de dupla embreagem de 7 marchas

Volkswagen Jetta GLI 2023

Revelado mundialmente em agosto do ano passado, o novo Volkswagen Jetta GLI agora desembarca no Brasil com visual levemente renovado, trazendo ainda algumas novidades mecânicas importantes. Assim como antes, o sedã esportivo chega importado do México em versão única e agora com preço de R$ 216.990, com previsão de chegar às lojas em maio.

Começando pelo visual do novo Jetta GLI 2023, ele concentra as principais novidades na dianteira, que traz para-choque redesenhado com entradas de ar com acabamento tipo “favo de mel”, enquanto as tomadas de ar das extremidades ficam agora na posição vertical (nas versões básicas do Jetta vendido nos EUA esse local recebe os faróis de neblina). Os faróis seguem full-LED com projetores, enquanto a grade traz o novo logo da Volkswagen e um contorno inferior em preto brilhante, mantendo o logo GLI e o filete vermelho – este agora trazendo contornos cromados.

Volkswagen Jetta GLI 2023 (Brasil)

De perfil praticamente nada muda, com exceção das rodas de liga-leve de 18 polegadas com novo desenho e acabamento diamantado calçadas com pneus 225/45. A marca afirma ainda que o sedã esportivo traz ainda discos de freio ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira. Lá para trás, o Jetta GLI mudou apenas o para-choque traseiro, que ficou menos conversador que o antigo ao trazer difusor maior e com saídas de escape ovaladas (e também maiores). Apesar de relativamente sutil, o facelift recebido pelo Jetta GLI aumentou um pouco seu comprimento, que passou de 4.709 mm para 4.747 mm (38 mm a mais).

Volkswagen Jetta GLI 2023
Volkswagen Jetta GLI 2023
Volkswagen Jetta GLI 2023

Pulando para dentro, as novidades são discretas, mas ainda importantes. Agora o Jetta GLI conta com novos detalhes horizontais em vermelho no painel, mesma cor que aparece ainda nas costuras das portas, bancos e volante. Por falar no volante, agora ele traz o mesmo desenho do Nivus e conta agora com botões sensíveis ao toque (os mesmos dos elétricos ID.3, ID.4 e ID.Buzz) com nova disposição de comandos.

O Jetta GLI 2023 manteve o painel de instrumentos 100% digital com grafismos vermelhos, mas trocou o multimídia antigo pelo sistema VW Play com tela de 10,1 polegadas, cujo espelhamento do Apple CarPlay e Android Auto pode ser feito sem o uso de cabos. A central tem HD interno de 10GB para armazenamento de músicas e apps, podendo ainda receber novos aplicativos por download, trazendo ainda modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone. A iluminação ambiente disponível em 10 cores foi mantida.

Debaixo do capô, segue o competente 2.0 TSI dotado de turbocompressor e injeção direta, com comando de válvulas variável para admissão e escape, além de elevação variável da válvula de escape. A VW afirma que o propulsor recebeu nova calibração, com isso passa a render 231 cv (1 cv a mais) e 35,7 kgfm de torque. Novidade mesmo é a nova transmissão automatizada de dupla embreagem DSG, que agora tem 7 marchas (era de 6 velocidades). A expectativa é que, com isso, o sedã tenha melhores números de consumo.

Galeria: Volkswagen Jetta GLI 2023

Segundo a Volkswagen, agora o Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos, ante os 6,8s do modelo anterior, enquanto a velocidade máxima agora é de 249 km/h (era 250 km/h). No mais, o sedã manteve seus atrativos, como a suspensão traseira multilink com barra estabilizadora, bem como os amortecedores com ajuste esportivo e molas mais rígidas. O diferencial blocante também segue de série e ajudando o Jetta GLI a ter bom desempenho em curvas.

Na lista de equipamentos, o Jetta GLI traz pacote recheado e traz novidades como controle de velocidade adaptativo com sistema de frenagem de emergência e monitor de ponto cego. Soma ainda sistema de frenagem pós-colisão, detector de fadiga, 6 airbags, faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático de duas zonas e chave presencial para acesso e partida. O sedã traz ainda quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários