A linha de SUVs da Honda no Brasil receberá um belo reforço até o ano que vem. Além de chegada do novo HR-V, prometida para agosto, a marca japonesa confirma que trará outro HR-V ao país em 2023. Trata-se do carro desenvolvido para os Estados Unidos, maior do que o que será feito em Itirapina (SP) e com a plataforma do novo Civic. Apesar do foco nos EUA, foi criado para ser global e brigará com o Toyota Corolla Cross em todos os mercados.
Revelado no início de abril, este Honda HR-V norte-americano só tem o nome igual ao modelo global. É totalmente diferente nos outros quesitos. Para começar, utiliza a arquitetura do Civic, enquanto o HR-V que será nacional é feito com a base do Fit. Além disso, é maior, embora a Honda ainda não diga o quanto, pois não revela as medidas. O HR-V global tem 4,34 metros de comprimento e, segundo rumores, este novo utilitário teria algo em torno de 4,45 m, o mesmo porte do Corolla Cross. Pode ser até um pouco mais, considerando que o CR-V atual tem 4,60 m e tudo indica que será maior na próxima geração.
Além do porte diferente, o seu estilo é totalmente inédito até dentro da Honda. Traz alguns elementos em comum com o Civic, como o formato dos faróis e parte do para-choque, mas adota uma grade hexagonal nova. Na traseira estão as lanternas horizontais que lembram bastante o sedã, ao invés de usar um conjunto mais fino como no HR-V global, e sem a barra iluminada que atravessa a tampa do porta-malas.
Nas últimas imagens divulgadas, podemos ver um pouco do interior, que aparentemente será igual ao do Civic, apostando em um visual minimalista e uma central multimídia flutuante. Espere também pela adoção de um painel de instrumentos totalmente digital como no sedã. As fotos ainda destacam o espaço interno, com uma variação do sistema Magic Seat do Fit, permitindo rebater os bancos traseiros para criar um assoalho plano.
O status de carro global para este utilitário já era apontado pela mídia europeia. A Honda divulgou um plano para o Velho Continente e disse que teria um novo SUV médio híbrido na região, posicionado acima do HR-V global. Logo começaram a falar que seria o tão comentado “Civic Cross” que era comentado em alguns rumores. Obviamente, o carro terá um outro nome, visto que a Europa já tem um HR-V. Este novo batismo ainda não foi confirmado e, segundo o que ouvimos, ainda nem estaria definido.
Como a Honda ainda faz mistério sobre o carro, não há informações sobre a motorização ou outros equipamentos. Por ser baseado no Civic, espera-se que tenha os mesmos 2.0 aspirado de 160 cv e o 1.5 turbo de 183 cv, sempre com a transmissão automática do tipo CVT. Já a versão híbrida deve utilizar o 2.0 com uma potência combinada de 184 cv, ajudando a diferenciá-lo do HR-V global, que usa um 1.5 híbrido de 131 cv.
Este novo utilitário fará sua estreia nos Estados Unidos ainda este ano, mas a estreia em outros mercados como Brasil e Europa acontecerá apenas em 2023. Faria sentido ver o carro híbrido, de forma a ser uma alternativa para os clientes que querem um SUV no lugar do Civic, mas tudo indica que virá com o 1.5 turboflex que estará também sob o capô do HR-V, ajudando a manter um preço mais baixo, visto que virá importado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda